Oi Hylian, tudo bem?
De fato essas imagens são linda, eu tenho um trabalho meu divulgado na Cgtalk:
http://forums.cgsociety.org/showthread.php?t=183658
lógico que não tá no nível dos que você postou por que esses caras são lendas!
De fato não há muito truque não, vou tentar passar por cima como eu faria.. Não sei se todos seguem a mesma linha...
Desenhei no papel a silueta do rosto.. apenas o traço em volta.. nada de olhos, nariz etc.. apenas linhas guias de onde seria os olhos, boca, etc.. para manter e não me perder na proporção, já que o trabalho efetivo é feito no photoshop..
Existem várias técnicas pra pintura em si.. Para trabalhar com luzes e sombras.. o melhor meio é criar um layer acima dar um pingo de tinta na cor que você queira.. caso for preto eu uso o efeito de layer Multiply.. e Então puxar com a ferramenta Dedo... Dá pra criar qualquer efeito de luz e sombra realístico só com essa técnica.
é bom primeiramente fazer as linhas de fora.. eu uso o efeito de camada Screen nas linhas de contorno do desenho.. pra ficar sobre os demais e pinto abaixo das linhas.. Boca eu normalmente faço a metade e espelho.. por q fica mais certinha se o modelo tiver de frente.. e se não tiver é só distorcer com Ctrl+T (segurando Ctrl na hora de mudar o tamanho pra criar perspectiva)...
Enfim.. dificil explicar assim.. lance é paciência.. e dominar 800% do Photoshop ou o programa de imagem que você vai usar.. outra dica é fazer muito grande as imagens.. se a imagem final for 800X600.. fazer no mínimo 2400X1800.. ou ainda maior..
Outra dica é o Tablet (mesa digitalizadora)... eu não uso.. mas te garanto que se vocÊ comprar uma vai melhorar 300% as pinturas..
e é isso, valeu!