Oi Abílio, tudo bem?
O Unreal oferece vários tipos de mapas procedurais 2D e 3D, além de permitir que você mesmo crie os seus, importe do Substance Designer como HLSL ou SBSAR, as possibilidades são infinitas porque o Material Editor do Unreal é realmente muito poderoso, tanto que gastei 20 horas do meu curso só explicando os recursos dele.
É um assunto tão gigante que eu não sei nem por onde começar para conseguir te dar uma idéia do poder, porque você pode pegar informações do objeto na cena para usar na configuração do material, inclusive interseção com outros objetos, posição, distância e direção da câmera, altura na cena, Normal das faces e por ai vai.
Eu recortei algumas imagens de um dos vídeos do meu curso só para te dar uns exemplos visuais, mas tem vários que tratam destes recursos que citei acima.
Apenas para você entender o que estou falando, veja a primeira e a segunda imagem, elas mostram como criei um círculo procedural e deformei ele usando uma textura, igual faria no Substance Designer para criar pedras no solo por exemplo, deste jeito voce pode fazer muitas coisas proceduralmente, até efeitos animados.
Mas também tem Nodes específicos que criam um monte de tipos de mapas como você pediu, que são autônomos, um deles chama Noise, é só conectar no Base Color do material e modificar as configurações para ver, estou postando várias imagens para te mostrar algumas das configurações que pode fazer.
No final tem algumas imagens dos mapas do Vector Noise, que é um outro Node para criar mapas procedurais, mas ele não funciona sozinho igual o primeiro, precisa de outros Nodes para passar as informações, só que é 3D e muito mais poderoso.
Outro bom exemplo que pode ver, baixar e testar é o UI Material Lab, que a Epic disponibilizou estes dias atrás e divulguei nas notícias, ele é um projeto do Unreal com um monte de Nodes de Shapes, efeitos e animações criados com o Material Editor do Unreal.
Também aceita misturar Shapes com Boolean para criar novas, entre outras utilidades.
O projeto tem um mapa de demonstração que exibe o funcionamento das funções e você encontra elas para usar nos seus materiais dentro do Material Editor na categoria UI Material Lab.
Abração e tudo de bom.
André Vieira