Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

andersonflat   Bauru/SP - SP
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
Rodrigo   Brasil - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

le0jarjar   Curitiba - AC
Bruno Souza   Brasília - DF
Samuel   Brasil/MG - MG
mrc2ok3   Ribeirão Preto - SP

unreal 5 procedural maps

Por: Abilio  

Em: 11/05/2023 20:12

Oi Abílio, tudo bem?
 
O Unreal está modificando diversas coisas desde a versão 5.0 para incluir o Nanite, a área mais afetada foi o Displacement e muita gente reclama até hoje, pedindo a volta do sistema antigo pelo menos para os Meshes comuns.

Até o Unreal 4.27 tinha o Displacement e o Tessellation no material, agora não tem mais, você pode aplicar Displacement num objeto usando o Modeling Tools e converter em Nanite ou diretamente nas configurações do Nanite no objeto nas versões mais recentes.
Porém, isso não reproduz as utilidades do Displacement nos materiais porque falta o Tessellation, que faz a subdivisão da malha conforme a distância da câmera.

Entretanto, quem conhece os Blueprints percebeu que eles colocaram o sistema dentro do Geometry Script, que é similar aos Geometry Nodes do Blender, só que bem mais simples porque ainda está no início.
Com o Geometry Script você consegue aplicar Displacement com Tessellation conforme a distância da câmera igual antigamente, mas ficou bem mais difícil para quem não conhece Blueprints.
 
Sobre o Nanite com Displacement, seja pelo sistema dele ou pelo Modeling Tools precisa adicionar uma textura de Displacement, então, tem que fazer o Bake do mapa procedural para textura, não vai conseguir entrar com o mapa procedural direto.
Porém, se for um material procedural Substance, ele mesmo faz o Bake do mapa para textura, então, neste caso funcionaria normalmente.
 
O Pixel Depth Offset é como se fosse um Displacement, no sentido que move os vértices da malha conforme o tom de cinza da textura aplicada, sendo preto = 0 e branco = 1, mas ele não subdivide a malha, pois não tem Tessellation.
É usado geralmente para animar os Meshes através do material.
Você deve ter ouvido falar dele com o Nanite porque até a versão passada o Nanite não aceitava o Pixel Depth Offset, assim como vários outros recursos dos materiais, mas passou a aceitar o Pixel Depth Offset na última versão.
Por estas e outras que eu sugiro para não usar Nanite se está estudando o Unreal, porque se tiver problemas não vai saber se é porque fez algo errado ou porque o Nanite não aceita aquele recurso, o Nanite ainda é bem limitado.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711014.

Total de membros registrados: 138489

Últimos membros registrados: ManhoodPlusGummiesErgebnis, Corrinsbeierai, detoxmin, mathzurra05, jenafe, Young03Uzziah, FELIPERODRI@, isaque.220798.

Usuário(s) on-line na última hora: 641, sendo 3 membro(s) e 638 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: ManhoodPlusGummiesErgebnis, detoxmin, Corrinsbeierai.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.