Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

cjoe   Portugal - Internacional
leandro nicolaci   São Paulo - AC
bender   Lajeado-RS - RS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Helio Lima   Taubaté - SP - SP
Fernando   São Paulo
Colli   Maringá - AC
biano   campinas

Dúvidas de como iniciar...

Por: ANAZ  

Em: 28/06/2023 20:13

Boa noite, colegas!

Eu estou iniciando aos poucos. Sou arquiteta de hospital (Trabalho trabalhoso!! rsrs).
Quando eu estava na faculdade, eu usava muito o Vray pirata (pobre estudante!). E lembro que o render demorava horas, eu achava que eu era burra.
Bom... Estou aos poucos aprendendo o Blender agora, utilizando o render Eeve e Cycles. E quero aprender Unreal para poder fazer maquete interativa para residências e apartamentos.
O que me deixou chateada é que os renderizadores top do mercado estão caros e passaram a ser de licença mensal. Muito caro, pois eu queria aprender o Vray ou Corona.
Existe alguma chance de tornar renderizador vitalicio um dia? Tipo, algum dia especial...
Mas como gostei muito de Cycles, eu estou aprendendo só com ele, por ser gratuito.
A verdade é que como estou trabalhando já e quero sair da pirataria em breve.
A minha intenção é ficar craque em Blender e Unreal. Tenho a licença de Twinmotion desde que ela era gratuita, mas meu notebook não ativa o Path Tracing e tô podendo usar Path Tracing no meu computador mesmo. Mas eu queria muito usar no Notebook pois eu levo ele para o trabalho.
Por favor, me indiquem programas de 3d que seja acessível. O Blender é muito detalhado e não consigo lembrar de tudo. Estou estudando pelo Udemy e são 300 aulas... caramba. rsrs
Ah, e quero modelar mobiliários no Blender, pois no hospital não temos modelos 3d e consigo baixar os frees pelo site free de 3d. Estou pensando em utilizar aquelas plataformas de modelos 3d pra baixar e que seja barato, vocês conhecem algum? Mesmo q seja 20 reais por mês só pra baixar blocos...

Bom, eu fiquei sabendo que na versão 4.0 do Blender em diante, terá o Eeve com raytracing em tempo real, já existe um addon dele, porém não consigo tutoriais para usar o Eeve. Não tem tutoriais para explicar tudo utilizando somente Eeve, só tem para Cycles.

A minha intenção é usar somente o gratuito e ficar muito craque por muitos anos... e enfim, acaba a pirataria!!

Eu fico babando no Youtube sobre as maquetes interativas no Unreal, eu acho incrível!!!

E fiquei sabendo do termo "INDIE" em alguns softwares 3d, mas muito caro!!! Mas enfim..rsrs
Agora tudo é pago mensal... rsrs
Oi Ana, tudo bem?
 
Eu entendo perfeitamente as suas dúvidas e reclamações, também concordo plenamente.
 
Antigamente, quando iniciei, os Softs gratuitos nem existiam, na verdade só existia um programa 3D para PC, o 3D Studio R3 para o sistema DOS.
Depois surgiram os programas gratuitos, mas eram muito inferiores aos programas comerciais, que custavam uma nota, porém, a licença era perpétua e normalmente a gente atualizava a cada 3 ou 4 anos, as vezes mais.
Além disso, a gente sabia o que estava comprando, pois as empresas faziam grandes lançamentos para mostrar as novidades e você atualizava para ter as novidades.
Dai a Adobe descobriu a mina de ouro para enganar os usuários e outros seguiram, como a Autodesk, a porcaria do sistema de assinatura.
Agora, você paga antes sem saber o que vai receber durante o ano e isso fez as atualizações piorarem muito em praticamente todos os programas que conheço que adotaram o Subscription como o 3ds max, Revit, Substance Designer e Painter, Photoshop e After Effects, apenas para citar alguns.
Ainda você é obrigado a atualizar todos os anos, que apesar de mais barato, na soma de 3 anos o usuário sai perdendo, então, ferraram com a gente duas vezes.
 
Por estas e outras que estou abandonando o 3ds max aos poucos e pretendo migrar a modelagem para o Blender, mesmo depois de quase 30 anos usando o 3ds max, porque não vou me submeter a vagabundos e ser escravo de uma empresa, sou capaz de aprender outro programa 3D igual aprendi o Max.
 
Então, acho que você faz bem de estudar modelagem no Blender, vai ter mais dificuldade do que fazer arquitetura no Max, mas é melhor do que se submeter a Autodesk, não só pelo preço do programa, mas porque não dão a mínima para os usuários, enquanto a equipe do Blender se preocupa com a base de usuários e só tem o Blender para cuidar, então, fazem o melhor possível.
 
Outra opção que você pode usar é o SketchUp, tem versão gratuita e é mais prático para modelar a alvenaria, mas para modelar móveis e decorações precisa ser no Blender.
 
O Blender é grande porque abrange muitas áreas como animação de personagens, por exemplo, mas você não precisa disso, então, é só focar na área de modelagem e mapeamento que você pega o jeito rapidinho.
 
O mesmo vale para o Unreal, ele é gigante, mas você não precisa aprender nem 10% dele para criar maquete interativa e nem 3% para renderizar animação de arquitetura em Real-Time.
 
Eu divulgei bastante o Eevee aqui na 3D1 quando lançaram, mas depois ninguém mais falou dele, não apareceram mais animações, tutoriais e tal, então, imagino que teve problemas e estão reformulando, tanto que vão lançar uma nova versão com Ray Tracing como você disse.
 
É prático poder renderizar no mesmo programa onde modela, mas como disse, pode ser melhor fazer a alvenaria no SketchUp, então, vai acabar passando por vários programas e sem dúvida o melhor lugar para renderizar é o Unreal, além de poder produzir maquete interativa, que os Softs 3D comuns não conseguem.
 
Eu posso te ajudar em tudo que precisar para importar seus projetos no Unreal e renderizar, é super fácil essa parte.
 
Acredito que com o Blender e Unreal você terá uma Pipeline completa para produzir visualização de arquitetura de alto nível em qualquer mídia, imagens em alta resolução, animações e maquetes interativas, até aplicações interativas 3D para o hospital onde trabalha se quiser, por exemplo, um Digital Twin do hospital para acompanharem tudo que acontece como se fosse um Game. rsrsrs

OBS: Conheço várias pessoas que usam o Blender e Unreal para arquitetura com ótimos resultados.

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira  
Concordo com o André, se eu não estivesse tão acostumado ao max e fosse começar do zero com certeza que iria de Blender e Unreal.
Obrigada, Andre e Fernando!

Seria bem interessante alguém montar um curso completo de Blender com Eeve.

Eu testei aqui o addon SSRT Raytracing e tá maravilhoso. Bem rápido de renderizar.

Será q o pessoal do Blender vão implementar esse addon nas próximas versões? Aí poderia ser padrão.

O mais dificil é configurar o mapeamento UV e materiais.

Alguém poderia tomar a iniciativa de criar o curso de Blender utilizando Eeve.
Oi Ana, tudo bem?
 
Como a sua pergunta envolve um monte de coisas eu peguei para responder o essencial ontem porque já falo muito por natureza e iria acabar escrevendo um livro se comentasse tudo.
 
O V-Ray e o Corona realmente produzem imagens lindas, sem dúvida estão entre os melhores Renders, mas a era deles está acabando, o Cycles também.
Eu acompanho 3D há muito tempo e percebo para onde as coisas estão caminhando, veja os programas que divulgo quase diariamente nas notícias do site para gerar imagens através de inteligência artificial.
Muita gente não acredita que vão substituir a renderização convencional porque ainda estão no início, mas é só projetar para daqui 5 ou 10 anos que fica fácil perceber.
 
A computação gráfica está passando por uma transição neste momento e só depois que chegar do outro lado vamos saber exatamente quem ficou para trás e quem sobreviveu, mas a renderização como conhecemos e usamos por 30 anos vai acabar, no Unreal já acabou, pois você vê tudo com qualidade final na Viewport se tiver placa de vídeo RTX.
 
Ai entra a pergunta sobre rodar as coisas no seu Notebook, o Unreal é perfeitamente escalável, pois permite criar Games para celulares como Fortnite e séries de TV como O Mandaloriano, porque ele oferece todos os tipos de renderização que existem.
 
Portanto, você pode configurar o projeto com Bake ou com o Lumen por Software que vai rodar no seu Notebook igual o Eevee, dai se quiser fazer imagens com altíssima qualidade nos reflexos e tal, você pode trocar para Ray Tracing ou Path Tracing no seu PC.
O melhor de tudo é que não precisa mudar luzes e materiais para trocar entre os Renders, tudo funciona exatamente igual em todos eles e o resultado também é o mesmo.
Essa versatilidade só o Unreal oferece.
 
Você faz bem de mirar em maquete interativa, pois este é o futuro, a inteligência artificial vai demorar bastante ainda para conseguir fazer maquete interativa sozinha, animações também ainda vai levar mais tempo, mas imagens será em poucos anos.
 
Se tudo correr bem, na semana que vem eu pretendo postar um tutorial mostrando o básico para fazer maquete interativa no Unreal.
 
Sobre programas gratuitos, o site do SketchUp Free é este: https://www.sketchup.com/pt-BR/plans-and-pricing/sketchup-free

Sobre modelos 3D para download, eu não conheço muito as fontes para Blender, mas certamente vai encontrar muito mais modelos de arquitetura para o 3ds max do que todos os outros Softs 3D somados, o jeito é abrir no Max e exportar em FBX ou glFT para usar no Blender.
 
Entretanto, não vai ser fácil encontrar coisas próprias para hospitais, por isso é muito importante aprender a modelar.
 
Um site com bons objetos é o PolyHaven, fica neste link: https://polyhaven.com/models

Em alguns casos você pode usar fotogrametria para escanear através de fotos com o celular mesmo, existem Apps gratuitas como a RealityScan, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=spPIqK3NVwc

Sobre não ter cursos de Blender com Eevee, não deve ser por acaso, ele ainda está muito no início e não deve atender bem em todas as situações, tenho certeza que vão surgir muitos tutoriais na internet e cursos quando ele estiver 100%.
 
Você disse que testou o SSRT, pela sigla significa que é feito por Screen Space Ray Tracing, se for isso mesmo é ruim, porque só leva em conta o que está aparecendo na tela, não leva em conta o que está atrás da câmera, por exemplo.
Teste com um espelho para ter certeza, provavelmente tudo que estiver atrás da câmera ficará preto ou com baixíssima qualidade.
Todos os efeitos por Screen Space possuem essa limitação.
 
Sobre mapeamento e materiais, pode ter certeza que mapeamento é fácil, só precisa pegar o jeito e vai conseguir mapear qualquer objeto em menos de 5 minutos.
 
Agora, configurar materiais com realismo é mais difícil, depende de conhecer várias coisas e principalmente de prática e experiência.
A dica que posso te dar é para focar no Roughness, esse é o parâmetro mais importante e o que realmente define o aspecto do material.
 
O Unreal oferece um monte de materiais prontos criados pela Quixel e pela equipe do Twinmotion, além disso, você consegue aplicar os materiais automaticamente nos objetos que importar usando o Dataprep, pode exportar em glFT do Blender que dá certo.
Se quiser eu te mostro como fazer.
Desta forma, com o Lumen habilitado na Viewport, você consegue ver tudo com qualidade e dai só precisa decorar, o Unreal é outro mundo, é como dar um salto de 10 anos na modernidade se está acostumada com os Softs 3D convencionais como Blender e 3ds max.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira  
Boas Anaz de Blender eu não percebo muito mas tem um canal do youtube muito bom do Daniel Franco

(6) Daniel Franco - YouTube

E Para Unreal, tem o Curso da 3d1 que é sem duvida alguma o melhor conteúdo no mercado relacionado com o Unreal.
Para a informação que o André passa nele está de graça esse curso.

Boa tarde!

Muito legal esta informação!!!

Por meio de minhas pesquisas, eu descobri que do Twinmotion dá para mandar pro Unreal sem perder as texturas, através do Datasmish. Muito bacana!!

O Unreal roda liso no meu notebook e acho isso ótimo. 

Melhor aprender tudo no Unreal né.

Ah uma coisa, a licença do meu Sketchup vai expirar em setembro e descobri que no PconPlanner tem modelagem com paredes e portas etc. E descobri que consigo importar pro Twinmotion, e depois pro Unreal. Ficou muito legal.

Eu poderia modelar no Blender ou PconPlanner. É limitado, mas dá pro gasto.

Tenho uma licença original de DibacCad vitalicia onde faço minhas plantas de arquitetura (na época de 2013 paguei 99 dólares, hoje está 120 dólares). (O LibreCAD e o Free CAD eu achei muito dificil e nao tem tutoriais completos...)

Eu descobri o macete de fazer tudo no Pconplanner e exportar a planta 2d para Cad através de um dwg/vetor.

Mas a coisa mais impressionante que descobri é o programa Live Home3d que faço minhas plantas em quantos pavimentos quiser e consigo exportar pro PconPlanner e depois exporto pro CAD. É trabalhoso, mas o Live Home 3d na época de 2020 foi 20 reais. E é vitalicio e com atualizações grátis. Ele exporta qualquer formato.

Infelizmente esses programas baratos tem limitações. Por isso que os programas completos ficam muito caros.

E os gratuitos são mais dificeis do que os pagos, certo? Com uma curva de aprendizado maior.

O Pcon Planner tem um render parecido com Vray mas ainda não vi gente fazendo bons renders com ele. Ainda não.... Mas vou aprender. Eu tentarei conseguir boas renderizações. 

Uma pergunta: O Unreal tem uma curva de aprendizado maior? Em quanto tempo até terminar as aulas?

Bom, eu tenho um Archline LT 2022 original vitalicio(comprei ano passado) e também consigo fazer tudo nele até exportar o 3d pra renderização. Estou pensando em largar o Sketchup e ficar só no Archline pra sempre. Ele me atende em tudo.

Só preciso de boas renderizações e aprender um pouco de fotografia em 3d...

Mas também não adianta aprender muito programa diferente e se perder.... Mesmo os gratuitos!

A minha ideia é tentar ficar só em Archline e Unreal e Blender e só.

Oi boa tarde ANAZ,se esta sem grana é o Blender e unreal que por enquanto são free ,se tem grana é obvio que o 3dstudio max ,Corona  ainda são a melhor opção no presente para imagens realistas ,pro futuro aconselharia ir aprendendo unreal (desde que tenha uma rtx ,se não vai se decepcionar)decida e siga em frente,segura na mão  de Deus e vai amiga ou amigo .(evite perder tempo acumulando programas,todos vão exigir compromisso e disciplina,não tem almoço gratis)abraço.
Oi lacanu! Bom dia!

Verdade, melhor ficar no Blender e Unreal!

Grata!

Porque as empresas de softwares todo ano falam que o software é completo, aí no próximo ano falam que tem atualização nova? Propaganda enganosa, ne??

O pessoal do Blender foi bem sincero em afirmar que ainda não está 100% completo, mas que tem atualizações novas todo mês, muito legal da parte deles.
Oi Ana, tudo bem?
 
Você pode importar o projeto completo do Twinmotion no Unreal com tudo, é só baixar o Plug-in Twinmotion Content For Unreal, está neste link: https://www.unrealengine.com/marketplace/en-US/product/twinmotion-content-for-unreal-engine-plugin-beta

Se você consegue modelar a alvenaria facilmente nestes programas que conhece, é tudo que precisa para poder levar para o Unreal.
Agora, os móveis vai depender de passar pelo Blender antes, porém, todos os móveis, pessoas e materiais que existem para o Twinmotion também existem para o Unreal, você encontra eles no Marketplace neste link: https://www.unrealengine.com/marketplace/en-US/assets?count=20&keywords=twinmotion&sortBy=relevancy&sortDir=DESC&start=0

Ainda pode importar direto no Unreal todos os objetos que existem no Sketchfab: https://sketchfab.com/features/free-3d-models

Sem falar na Megascans, que também é de graça para o Unreal.
 
Só que coisas de hospital vai ser difícil encontrar, por isso que precisa aprender a modelar no Blender.
 
Não é verdade que os programas gratuitos são mais difíceis que os pagos, depende muito de cada situação, o Houdini é muito mais difícil que o Blender, o CryEngine é mais difícil do que o Unreal e tem menos recursos.
 
O 3ds max só é fácil para arquitetura, se for animar personagens com alta qualidade é mais difícil do que nos outros Softs 3D.
 
Acho que na parte de Render você deve ficar com o Unreal, porque é fácil, rápido e o melhor que existe no mercado atualmente, oferecendo todos os tipos de renderização que existem para você fazer da forma mais eficiente possível em cada situação.
 
Modelagem é com o 3ds max ou Blender, deixando a alvenaria para os Softs de CAD.
 
Uma boa ajuda na texturização é o Substance Painter, mas ele é pago, como opção tem o Quixel Mixer, porém, ele está meio abandonado.
 
Sobre a curva de aprendizado do Unreal, depende o que deseja fazer, maquete interativa precisa estudar bastante coisa para produzir projetos decentes, mas renderizar imagens e animações é coisa de criança.
 
De tudo que existe em 3D, o mais fácil disparadamente é iluminar e renderizar com realismo, porque é receita de bolo pelo menos há 15 anos, desde que os renderizadores se tornaram fisicamente corretos, isso vale para qualquer programa, quem sabe renderizar em qualquer renderizador fisicamente correto, também sabe renderizar em todos os outros, porque é exatamente igual em todos, já que só existe uma física da luz.
 
Por isso eu sugiro que veja 3 tutoriais antigo que fiz e estão no Yotube, eu usei o Mental Ray no 3ds max, mas não importa, porque explico sobre fotografia e serve para qualquer Render e até para fotografias reais, é o mínimo que a pessoa precisa saber para renderizar em qualquer Render.
 
Se quiser estudar Render no Unreal, tenho este tutorial que é ideal para iniciar: https://www.youtube.com/watch?v=nqRxIKjPjOQ

Pode baixar o projeto para testar no seu PC e qualquer dúvida que tiver é só falar.
Eu iniciei no 3ds max e exportei para o Unreal, enquanto você vai importar de outro Soft, mas o resto é tudo a mesma coisa.
 
OBS: Na sexta-feira vou postar um novo tutorial ensinando a fazer maquete interativa no Unreal, tenho certeza que se seguir ele vai conseguir fazer sua primeira maquete interativa.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707751.

Total de membros registrados: 135341

Últimos membros registrados: Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo.

Usuário(s) on-line na última hora: 370, sendo nenhum membro e 370 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.