Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
kybio   Porto Alegre - AC
RSFX   São Paulo
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

Leo Maciel   Salvador - BA
Alexsander Mendes   rio de janeiro - RJ
tiago fortes   Florianopolis - SC
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP

Dúvidas de como iniciar...

Por: ANAZ  

Em: 28/06/2023 20:13

Bom dia, André.

Que legal que fez tutorial!!! Ainda não iniciei no Unreal pois estou aprendendo o Blender com os professores Gustavo Rosa e Daniel Franco na Udemy... Realmente tem poucos materiais de 3d de hospital... Mas vou fazer pra treinar sabe. E estou pensando em vender blocos 3d também, pra ganhar renda extra.
Você conhece algum marketplace que venda blocos 3d? Eu pensei no Blender Market, você conhece mais algum?

Seria bacana vender blocos 3d, eu acho isso maravilhoso. Se ganhar em dólar, melhor ainda. rsrs

Muito obrigada por proporcionar tutoriais de Unreal, eu até favoritei aqui.

Uma coisa: precisa de 3d max? Para que eu possa vender os blocos em vários formatos... como obj, 3ds, dwg, skp, blend, etc.

Obrigada!!
Ah esqueci de perguntar... lembrei...

Quando eu finalizo no Unreal para executar a maquete interativa, e eu compartilhar com o cliente, o cliente precisa ter um PC forte??? ou pode baixar no celular e executar?

Fiquei na duvida pq o Unreal é muita informação ne... mas no final, o arquivo fica leve ou n?
Oi Ana, tudo bem?
 
Vender blocos 3D de coisas especiais como objetos de hospital pode ser uma ótima idéia, justamente porque quase não tem, então, todos que precisarem vão encontrar os seus se colocar nos principais sites de modelos 3D.
 
Existem vários, acho que os mais famosos são o Turbosquid, CGTrader e 3DSky, são muito conhecidos.
 
Também tem o Sketchfab que te falei, ele tem objetos gratuitos, mas muitos são para vender, ainda tem sites como o Gumroad e Cubebrush que vendem modelos 3D e outros Assets.
 
Se for vender para o Unreal tem o Marketplace próprio dele: https://www.unrealengine.com/marketplace/

Os sites maiores como Turbosquid e CGTrader tem sistemas para converter automaticamente o arquivo para vários formatos, entretanto, a grande maioria que trabalha com arquitetura usa o 3ds max e Corona ou V-Ray, então, para poder atingir estas pessoas vai precisar salvar o modelo no formato do 3ds max com materiais de um destes dois renderizadores.
Eles não gostam de importar em FBX ou 3DS e ter que texturizar de novo, querem em V-Ray ou Corona para poder aplicar direto na cena, atualmente dão preferência para o Corona.
 
Sobre maquete interativa no Unreal, depende como configurar a iluminação da cena e em qual formato exportar, se for exportar para celular não pode usar Ray Tracing, Lumen e nada que celular não suporte, se for exportar para Windows poderá escolher fazer uma cena leve que rode em qualquer lugar, que é mais difícil, ou se for rodar em PC bom pode fazer a iluminação com o Lumen e não ter muita dificuldade.
 
Se quiser testar um exemplo feito para rodar em qualquer PC, tem este chalé que ensino no curso: https://mega.nz/file/8vAiQRCL#WSQNe0ZPxM3KM1-U4G1f33-vvLDrjsljX2D6rVbCp8Q

Também tem essa sala que ensino no curso: https://mega.nz/file/Ej5wlAjb#RdXCbnl1dJi2F9waJPhTrXFMsSH2q5gZe91y1ZKffbY

Note que perdemos um pouco de qualidade em certos efeitos para rodar em qualquer lugar, vai perceber mais nitidamente na cortina da sala.

Não sei se baixou a maquete interativa do restaurante e por isso que está perguntando, mas se não baixou pode testar a diferença de um ambiente com o Lumen neste link: https://mega.nz/file/4mYBwDIa#De0ZD0vIQkv-7QRUpafHxO7WNI5uO5HZp6gGG0fg2B0

O tamanho do arquivo depende da resolução das texturas que usar, da resolução dos Lightmaps e da densidade de polígonos dos objetos, se otimizar bem fica leve.
Em muitos casos, mesmo em ambientes com altíssima qualidade, o arquivo Zipado da maquete interativa fica menor do que um vídeo em alta resolução e com baixa compressão para manter a qualidade.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 
 
 
Oi Anaz, tudo bem?
 
Enviei uma mensagem privada para você, mas creio que não viu.
 
Foi para indicar o D5 Render, que é gratuito, super fácil de usar e foi desenvolvido pensando em projetos de arquitetura.
Ele tem Live Link com diversos programas, então, pode modelar no SketchUp ou Blender vendo o resultado com Ray Tracing no D5.
Não vai rodar no seu Notebook, mas acho que vai gostar dele, pois tem atraído a atenção de muitos arquitetos.
 
Você pode baixar o D5 e os Plug-ins para os Softs 3D neste link: https://www.d5render.com/download

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 

Oi Boa tarde.

Eu não recebi notificação da sua mensagem nem no meu e-mail. Só recebi essa aqui do tópico no meu e-mail.

Muito bacana esse D5! Vou testar!

Acho que não roda no meu notebook, mas no meu computador deve rodar.

Muito bacana, muito obrigada!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135508

Últimos membros registrados: Jeska12, orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato.

Usuário(s) on-line na última hora: 558, sendo 1 membro(s) e 557 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jeska12.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.