Oi Ana, tudo bem?
Vender blocos 3D de coisas especiais como objetos de hospital pode ser uma ótima idéia, justamente porque quase não tem, então, todos que precisarem vão encontrar os seus se colocar nos principais sites de modelos 3D.
Também tem o
Sketchfab que te falei, ele tem objetos gratuitos, mas muitos são para vender, ainda tem sites como o
Gumroad e
Cubebrush que vendem modelos 3D e outros Assets.
Os sites maiores como Turbosquid e CGTrader tem sistemas para converter automaticamente o arquivo para vários formatos, entretanto, a grande maioria que trabalha com arquitetura usa o 3ds max e Corona ou V-Ray, então, para poder atingir estas pessoas vai precisar salvar o modelo no formato do 3ds max com materiais de um destes dois renderizadores.
Eles não gostam de importar em FBX ou 3DS e ter que texturizar de novo, querem em V-Ray ou Corona para poder aplicar direto na cena, atualmente dão preferência para o Corona.
Sobre maquete interativa no Unreal, depende como configurar a iluminação da cena e em qual formato exportar, se for exportar para celular não pode usar Ray Tracing, Lumen e nada que celular não suporte, se for exportar para Windows poderá escolher fazer uma cena leve que rode em qualquer lugar, que é mais difícil, ou se for rodar em PC bom pode fazer a iluminação com o Lumen e não ter muita dificuldade.
O tamanho do arquivo depende da resolução das texturas que usar, da resolução dos Lightmaps e da densidade de polígonos dos objetos, se otimizar bem fica leve.
Em muitos casos, mesmo em ambientes com altíssima qualidade, o arquivo Zipado da maquete interativa fica menor do que um vídeo em alta resolução e com baixa compressão para manter a qualidade.
Abração e tudo de bom.
André Vieira