Oque é Normal Map ?

Por: modena3d  

Em: 29/09/2005 22:10

Oque é Normal Map ????? em que parte é aplicado a imagem disso...no max?
normal map é um mapa tipo bump ou displamacent só que bem mais robusto hehehe!! ele é aplicado nos canais bump e displamacent... ele é bastante usado em games onde vc tem que ter modelos lowpoly conseguindo um efeito de saliencia muito bom mesmo com poucos poligonos... faz um teste modela um cubo e faz um chanfors neles editando os policgonos depois vai em render for texture e pede pra salvar o normal maps do box ele vai dar uma mapeada automatica no box... ai vc faz outro box e usa o normal map do outro box nele se vc mapear certinho ira ver que os chanfros do box a ficara certinho no box B
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
roger muito obrigado...e por incrível que pareça eu sabia ...rsrsrs....é que pelo o nome...eu não me lembrava..acredita..hehe...eu uso este efeito no 3dgs... mais muito obrigado mesmo!!!
Oi Mode, tudo bem? O Normal Map foi criado para poder adicionar mais detalhes em modelos de games que precisam econimizar polígonos. Foi uma forma de simular o Displacement neste tipo de aplicação. Já que em vídeo você usa o Displacement que oferece muito mais detalhes, só que consome um puta tempo de cálculo e pesa pacas no render. Com o Normal Map você vai ter que ter o modelo em alta resolução e uma cópia em baixa resolução, ai você grava esse Normal Map no modelo em alta resolução e aplica no modelo em baixa resolução, no render ele vai parecer que tem muito mais detalhes do que o original em baixa resolução, mas não tem a riqueza de detalhes que o modelo em alta resolução. Para usar precisa de alguns procedimentos, mas muito é automatizado pela Render To Texture. Você precisa aplicar o mapa Normal Bump Map no Bump ou no Displacement, precisa aplicar o modificador Projection que vai receber o mapa de projeção das Normals e tem que renderizar no Render to Texture, indicando para criar um Normal Bum Map e onde está o Projection Object. Abraços
Obrigado André(admisnistr)... muito valiosa a explicação que recebi de vocês... vlw mesmo!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 615

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.