Subtraindo s?lidos

Por: netroger  

Em: 08/12/2005 15:40

Olá colegas :D Modelo muito pouco em 3DS. Costumo modelar no CAD e exportar. Porém preciso fazer uma subtração de um sólido do outro no 3DS. Me permitam ilustrar: primeiro http://i34.photobucket.com/albums/d141/netroger/subpre.jpg segundo http://i34.photobucket.com/albums/d141/netroger/subin.jpg terceiro http://i34.photobucket.com/albums/d141/netroger/subpos.jpg Deve ser bem simples. Alguém se habilita? Obrigado mais uma vez.
Olá! Simples! Vamos chamar os objetos de caixa e cilindro.... na parte inferior esquerda (linha rosa ou branca) digite: $caixa - $cilindro
usa o boolean.... ta no compound objects se ñ me engano...
A ta, tinha esquecido do boolean :lol: :lol: :lol: acostumei tanto fazendo subtração e união assim :-P, mas é a mesma coisa ;)
hehehe..granela só no script..hahahaah mano o problema do boolean é que ela vai te zoar a malha e vc vai ter que arrumar alguns vertices pra ficar com uma malha legal!!! nesse caso eu faria uma spline de um retangulo e um cilindro..ajuso os dois..converto o retangulo pra editable spline e atacho o cilindro..qdo extrudo a spline ela já vem com o furo!!!1 meu jeito de fazer..não me zoem!!!1hahahahaah abraços
Granella, Vinicius e Régis: obrigado. Granella: nunca tinha solicitado comandos por essa linha digitável no 3ds. No cad só uso assim. Como posso obter uma lista dessas funções "digitaveis" no 3ds? (Acho que se ganha muito tempo trabalhando assim) Valeu.
Olha, vamos separar as coisas....eu sou projetista e sei como é muito mais rapido trabalhar no AutoCAD atraves de comandos.(não sei pra que icones no CAD :D :D ). Agora em um soft de 3D a coisa muda. Você deve estar pensando que atraves desta "linhas digitaveis" poderá entrar com algum comando como se estivesse no command line do AutoCAD, mas não ou melhor todos os "comandos" do 3dsmax são acessiveis via script atraves destas linhas chamada Mini Listener ou por algum arquivo que contenha tais linhas de codigo. Ate certo ponto se ganha tempo sim com alguns comandos rapidos, tais como este de fazer operações booleanas, um posicionamento, remoção de material entre outras. So que o que é uma facilidade em um, no outro é inviavel. Bom respondendo sua pergunta podera ter uma lista de alguns comandos digitando: max ? ou lendo a ajuda do MAXScript "MAXScript Reference" ;) regisrock: Cara ate que não é fazendo propaganda de MS não, juro que esquecido do compound object boolean, as vezes se acostuma tanto de seguir um caminho que esquece de outros, mas o seu jeito é o mais indicado, penso pra quem mexe com arquitetura fazer furos com shapes e dar um extrude sem duvida é a opção mais rapida e sem problemas na malha...
É isso aí. Vou dar uma olhada. Valeu.
E ai Regisrock, blz irmão? Kra, acredito que a forma mais adequada de fazer bolean é da forma que você explicou, com splines e extruder, pois a malha não fica com falhas. Mais existem plugins próprios para facilitar a vida que eu acredito que você já saiba... Mais em relação ao que você falou sobre o seu sistema de fazer um furo em uma placa é realmente valido pois acredito que seja a forma que o pessoal mais usa, eu por exemplo faço assim. ;) Abraços :D
Realmente, a maneira do Regisrock eh a mais usada e a mais aconselhavel tb. Abraço a todos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 526

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.