Oi Netroger, tudo bem?
512 MR de RAM é muito pouco, é o mínimo aceitável, então, para trabalhar pra valer fica difícil mesmo.
Com 1 GB pode ser que não desse este problema no render, mesmo aumentando a memória virtual, eu acho que com 512 vai ser difícil.
A primeira coisa a fazer é retirar a refração, deixa só com reflexo, isso vai diminuir muito o processamento e o uso de memória.
Se mesmo assim ficar ruim, o jeito é fazer gambiarra.
Pega uma foto de uma garrafa Pet, recorta no PhotoShop para criar o Alpha e aplica em Planes.
Se for uma imagem e não uma animação, vai ficar perfeito, vai ficar mais real que a sua modelada, e vai ficar muito mais leve.
Em animação não vai ficar bom!!!
Nas Viewports, a melhor opção é fazer tudo com Instance, depois agrupa tudo, seleciona, clica com o botão direito e escolhe Properties, nessa janela habilita a opção Display As Box.
Assim, só as garrafas serão exibidas como Box, deixando as viewports leves. Poderia usar X-Ref também, mas o Bounding Box resolve da mesma forma neste caso.
Agora, o lance do V-Ray Mesh, para quem manja de V-Ray, é demais, eu vi uma cena do Hawf com toda a vegetação em 3D, e era uma burduada de árvores para renderizar num micro comum, desacreditei.
Abraços