Relief Map e Normal Map?

Por: Dinho407  

Em: 29/12/2005 18:12

Estou a um bommm tempo sem mexer com o mundo 3D, desde a época do do 3d max 5, e voltando aos fóruns olhei muita novidade e muita diferença. Queria saber o que é esse tal de Relief Map e Normal Map que ando olhando muito...alguém poderia me dar um explicação básica?
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"
Ola amigo ! isso eh como se fosse um super bump ! sacou ?!
Dae Dinho407, tudo blz? Reliaf Map é parecido com Bump e Displace, entretanto, ele tem um aparencia muito mais real do que os mesmos, sem aumentar o numero de polígonos nem o tempo de renderização. Da uma procurada que teve um topico discutindo isso faz bem pouco tempo... Quando ao Normal Map, eu tambem não entendi muito bem o que é ainda... se alguem puder explicar :D Espero ter ajudado, Abraços, Alan Willian
Normal map , eh uma tecnica em que se captura as informacoes das normais de cada poligono de um objeto com um numero elevado de vertices , gerando um mapa de luz e sombra referente as normais do objeto(digamos assim), onde nesse mapa contem as informacoes das normais sendo assim aplicada num objeto com um menor numero de poligonos .ai qdo vc aplica o normal map ele gera em um objeto simples (pouco poligonos) as informacoes de luz e sombra de um complexo (muitos poligonos). olha a grosso modo acho que eh isso !
Humm! Valeu ai pessoal. Ficou um pouco mais claro agora para mim, vou procurar no forum masi explicacões
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"
Oi gente, tudo bem? O Dr-Who explicou perfeitamente o que é Normal Map. O Phy deu uma super explicação nesse outro tópico sobre Relief Map http://www.tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=12599 Como podem perceber pela explicação deles, é uma ilusão como o Bump, não gera o relevo de verdade. E para ficar bom, depende de um objeto 3D que gere esse mapa de Normals. O Displacement gera o relevo de verdade, portanto, o Displace é muito melhor do que Normal Map e Bump. Só que o Displace sub-divide os polígonos do objeto e pesa pacas na cena, bem por isso que ele é muito melhor e mais detalhado que Normal Map e Bump, já que ambos são ilusões. Agora, o Relief Map é uma técnica que permite fazer uma ilusão do Displacement sem aumentar o número de polígonos, mas respeitando as deformações que seriam geradas se fosse um Displacement. Com Relief Map a ilusão é tão perfeita que você percebe o relevo no objeto, igual acontece com Displacement, mas sem aumentar polígonos. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143146

Últimos membros registrados: avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 615

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.