Ano novo, dúvida "nova": matte/shadow com skyligh

Por: TioPhill  

Em: 30/12/2005 15:11

Olá, estou pedindo uma ajuda. Ano novo, época de paz confraternização... eheh. è o seguinte. eu não consigo usar matte-shadow com luz skylight no mental ray. nesse material, aquelas sombras difusas da skylight não aparecem. já tentei vários tipos de coisas, fallof no modo lightning com um shader transparent no slot da cor branca... gostaria de saber se tem algum jeito que não o uso do script e-light. Ou, se não souberem de um jeito, pelo menos de uma explicação teórica de pq não funcione. Deve haver, não deve ser um bug do programa. Obrigado, e feliz ano novo!!!!
o mental ray não gera Soft shadows da skylight sem usar o Final Gather (GI) pelo que me lembro
www.greenlamp3d.com
Olha....hoje mesmo....eu tava mechendo com isso.....e tem como sim viu...por ex. pegue sua cena coloque o plane branco....e teste..fico com a sombra? entao blz.... agora q se sabe q a sombra ta funcionando...é só aplicar o matte/shadow no plane...e já era... se quiser reflexo tb...dai eu pegaria o shader mental ray...em surface um relfect(base) e em shadow um material to shader com o matte/shadow. se eu estiver enganado me corrijam. ahhh e o 1º de tudo,como disse o Malucow: "o mental ray não gera Soft shadows da skylight sem usar o Final Gather (GI) pelo que me lembro" fazendo isso num vai ter erro. abraços
Oi Tio Phill, tudo bem? Veja só, a SkyLight é uma luz secundária, ela é pior do que as Omnis eram nas primeiras versões do 3ds max. No Max 1 a Omni nem gerava sombra, porque era uma luz secundária, da mesma forma que a SkyLight é hoje. Nunca deve usar apenas uma SkyLight na cena, porque ela é uma luz auxiliar, sempre vai precisar de uma luz normal. A SkyLight não vai gerar sombra no Matte/Shadow!!! Teste com qualquer outra luz que vai gerar sombra normalmente. Quanto ao funcionamento da SkyLight no Mental Ray, obviamente só funciona com o Final Gather ligado. Sem Final Gather a SkyLight não tem ação alguma sobre a cena. Abraços
Fala André,blz? eu re-editei minha mensagem...pq eu tava errado,a skylight num gera sombra mesmo no matte/shadow, é q ela junto reforçava a sombra q eu pensei q tava desabilitada....e me enganou...infelizmente a skylight nao gera sombra com matte/shadow....e eu seeem quere dexei a sombra de uma luz perdida na cena com a sombra muito parecida com a skylight...tanto q não fui só eu q achei....mas era da omni mesmo...Tio Phill ,foi mal o conselho errado ai heheh.... abraços
Valeu gente. pelo visto, vou ter que usar o script e-light mesmo, aquele que cira um domo de luz. Tentei várias coisas para conseguir o mesmo efeito, até composições de materiais com ink' paint, mas nada deu muito certo. :-P Mas fazer o quê? Obrigado gente!
Oi Marco, tudo bem? Eu ia te perguntar mesmo como você havia feito, porque eu nunca consegui gerar sombra com a Sky Light sobre um Matte/Shadow. Eu vi numa outra postagem você falando de aplicar o Reflect (base) no Surface e o Matte/Shadow no slot Shadow usando um Material To Shader. Mas não dá certo, o que acontece é que o Reflect reflete a cor do ambiente, dando a impressão que o piso é transparente, mas não é. A melhor forma de compor a sombra da SkyLight numa situação como essa é usando o Render Elements e o Combustion. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 512

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.