duvida de mesh ou poly

Por: MARCOS PAULO  

Em: 20/01/2006 21:43

como eu faço fazer um desenho como esse exemplo abaixo obs: eu sei mexer editable poly ou mesh...bla bla..vertex,poligon... eu so não sei como desenho as edges para elas fiquem igual algum map assim como no nosso caso abaixo q é o mapa mundi
Oi Marcos, tudo bem? Se você sabe usar o Editable Poly está fácil, porque basta usar as ferramentas dele para editar a malha como desejar. Qualquer coisa no Max é modelada com o Editable Poly, faz qualquer coisa com ele, de carros a pessoas. Você tem a foto, é só ir contornando. Mas dependendo para o que for, eu faria um material com mapa de opacidade, é bem mais prático. Abraços
bem.... meu tico e teco leram...mas continuaram perdidos....vou explicar mais detalhamente meus objetivos eu trabalho com animações de objetos 3d vetorizados...então com respeito a textura eu tenho q dar meus pulos. nesse exemplo acima vc pode notar q um globo esta renderizado com map e outro possui map desenhado nas edges a pgta é como eu faço isso???como eu faço o desenho nessa esfera??? (eu sei manipular os (vextex,polig,segments)....o que eu não sei e como eu uso uma referencia de fundo para eu manipular essa edges em uma esfera ou qquer outra forma 3d até aonde eu sei é 2D...eu uso splines para desenhar em cima de uma referencia(map,desenho) aplicada em um plane e depois eu extrudo essas splines obs: sou novo em foruns e reconheço q pode parecer confuso meus texto, entretanto esta sendo mto importante e concluo q é praticamente uma aula de diaria de portugues e tbem exercicio otimo de sintetizar ideias.....to gostando disso!!! abços t+
marcos paulo minha dica é o seguinte tente uma imagem do mapa mundi em alfa (preto ebranco) no canal displacement ou bump de maps no material dependendo da qualidade da sua imagem as elevaçóes nos terrenos são criadas automaticamente sem vc ter que modelar. espero ter lhe ajudado. abraço
stephan> mto obrigado pela dica......mas todavia entretanto a sua orientação não atende minhas exigencias, pois pra renderizar vetorialmente esse tipo de map (disp/bump) não aparece pois eles não alteram as edges :(:( eu sei q eles(disp/bump) renderizados com qquer render padrão produzem esse relevos apartir do bitmap!!! mas o q eu preciso e saber como desenhar nas egdes usando uma referencia(bitmap) em um objeto 3d mas alguem pra dar um dica??? :D abços t+
Oi Marcos, tudo bem? Eu não respondi mais detalhadamente porque você disse que conhecia o Poly!!!! É a coisa mais simples do mundo se conhece o Poly!!! Basta pegar o comando Cut no sub-object Polygon, ligar o Ignore Backfacing e ir clicando para contornar o mapa aplicado na esfera!!!! É trabalhoso, mas é fácil, não tem segredo. Para o mapa aparecer na esfera é só ligar o Show Map in Viewport. Abraços
Eae Marcos, blza? Não to com o Max nesta máquina, mas outra coisa q me ocorreu aqui q pode te ajudar eh o seguinte: Usa o constrain de edge para que os vertices deslizem pelas arestas. Vai ter um campo que eu nao lembro o nome exato agora, mas creio q eh constraisn, no sub-objeto de vertice. Por default ele vem como NONE, dae vc pode movimentar o vertice por qqer lugar do "universo 3D". Qndo tu habilita ali a função EDGE, os vertices soh se deslocam exatamente pelas arestas (edges) dae vc consegue posicionar os vertices nos contornos que vc quer, sem perder a forma exatamente arredondada do globo. No mais pra usar referencia, joga o mapa q tu quer no globo e modela direto na tela mesmo. Mas com o mapa alpha eh mais facil... hehe. Espero ter ajudado um pouco. Abraço e sucesso amigo, Ricardo Montes
mto obrigado andré e toggy abços t+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 578

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.