Problemas com LinkedXform

Por: Fabio M R  

Em: 05/02/2006 22:28

e ai galera firmeza ? ja faz um tempo que tento resolver um problema toda vez que tento usar o linkedXform... é o seguinte, nao gosto muito de animar o rosto de um personagem usando Morph targets pois acho que não fico livre pra fazer os movimentos, então estou tentando usar o LinkedXform mas da um erro assim ... eu uso o meshselect pra selecionar uma parte do rosto que quero que um determinado helper seje o controlador ... dai linko esse helper no controler da cabeça por exemplo ... mas qdo mecho o controler da cabeça ... os vertices do linkedXform não percorrem o mesmo percurso do resto da hierarquia, eles se movimentam como se estivem fazendo duas vezes o movimento que faço no helper "pai"... fica tudo distorcido a malha... o edit stack ficou da seguinte maneira: - TurboSmooth - Skin Morph - Skin - Mesh select ( com todos os vertices selecionados para o skin reconhecer tudo) - LinkedXform - Mesh select (com os vertices que serao modificados pelo helper) - Editable Poly ja aconteceu esse erro com vcs ? que sera que eu to fazendo errado se alguem puder me ajudar agradeço desde ja forte abraço a todos Fabio www.fabiomr.com
[color=cyan]Oi Fábio, tudo bem? Eu nunca fiz dessa forma, então, não tenho muita base para opinar. Mas porque você não faz da forma comum, criando uma estrutura Bone para o resto, rigando normalmente e deformando com o Skin, sem precisar de Link X From. Depois você cria controladores para mover os Bones da face e boa, vai controlar tudo perfeitamente e ter liberdade. Eu também não gosto de fazer rosto com Morph, acho super limitado e restritivo, apesar de muito mais fácil. Abraços[/color:cf14219708]
e ai André blz ? fazendo desse jeito com bones tb fica legal eu acho, mas por exemplo se vc quisér que uma determinada regiao de vertices seje controlada por mais que um controlador, dai usando bones não tem jeito ... por exemplo se colocar um bone pra controlar o canto da boca, e um outro que mexe a boca inteira... daria pra ser afetado ou por um ou pelo outro .... ja com linkedXform daria pra fazer com os dois helpers... ficou bom com o LinkedXform, o unico problema que deu foi esse de não conseguir linkar o helper com o resto da estrutura... acho que o ideal seria usar algumas partes com bones( pra abrir a boca por exemplo) ... e os LinkedXform pra outras coisas como pra controlar os labios, etc eu vi um esquema assim nesse video: http://www.animationmentor.com/index.cfm no primeiro video que carrega sozinho nessa pg ... tem uma hora no video que aparece o cara controlando o canto da boca de um personagem, da impressao de nao ser bones isso ... é no maya, mas acho que deve dar pra fazer no 3dsmax tb, da uma olhada la ... valeu pelas dicas abraços
Oi Fábio, tudo bem? Se não está conseguindo linkar o controlador na estrutura, é porque é redundante ou ele recebe links que impedem ele, links geralmente com Wire ou Expression. Mas você poderia usar dois controladores com Bones, só que é chato na animação, tem que ficar trocando o controlador ativo no menu Motion. Esse lance de lábios e tal, você pode fazer até com Lines se quiser, pode fazer uma Line ou qualquer outro objeto funcionar como Bone, dá na mesma, o Spline IK é ótimo para um lábio, e continua tudo sendo Bone. E eu vi o vídeo, se está falando daquele rosto que move os lábios e bochechas com doi controladores feitos com Shape, dá facilmente com Bones, e pelo que vi lá, um conjunto controla a bochecha e outro o canto da boca. Com Bones e Skin faz igualzinho, aquelas Shapes controlam o Bone, como um Dummy, e a influência dos Envelopes, entra uma um pouco dentro da outra, igual faz num punho. Abraços
fala André blz ? eu consegui fazer com bones e usando dois controladores, mas tive q fazer uns par de lance no rig pra funcionar, nao sei se é o certo o jeito que fiz ... só vou saber na hora de animar, usando o spline IK seria uma boa ideia mesmo pra boca... qdo estiver pronto esse personagem vou fazer uma demo dos controles dele e vou postar aqui valeu pelos toques forte abraço Fabio
Oi Fábio, tudo bem? Não tem certo e errado em Rigging, tem funciona e não funciona. :) Se funcionou, parabéns, é isso ai!!! Quando puder fazer o Demo, tanto eu como os leitores vamos curtir muito ver. E testa uma hora o Spline IK, ele é muito legal para coisas assim. Abração
fala andré blz ? postei a demo no forum: http://www.tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=13539 valeu pela força forte abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 556

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.