Oi gente, tudo bem?
Veja se vocês concordam comigo, eu não concordo que o Maxwell não seja um render para nós, pobres mortais, só porque temos máquinas mais fracas.
Imagine uma empresa que tem 50 máquinas e leva dois dias para renderizar uma animação.
Se fosse fazer no Maxwell a mesma animação e renderizar nas mesmas 50 máquinas, levaria mais de uma semana, então, não vale a pena em nenhuma situação com esse tempo de render.
Sò vale a pena para quem não manja nada de render e não quer aprender, só quer configurar os materiais e deixar renderizando, sem ter que ajustar e testar render.
Então, a pessoa troca o tempo pelo comodismo. Porque perder algumas horas configurando um renderizador decente faz você ganhar dias de render na animação.
Profissionalmente tempo é dinheiro, sendo assim, o Maxwell não serve em nenhuma situação com esse tempo que ele leva para renderizar.
Pode ser muito bonito, pode ser muito real, mas com este tempo não serve, já que qualquer artista experiente em qualquer outro render consegue fazer cenas reais num tempo muito mais baixo, mas muito mais baixo mesmo.
O Mental Ray também é fisicamente real e não leva esse tempo, ainda te dá a liberdade de trabalhar dentro dos limites físicos ou extrapolar e ajustar artisticamente só se baseando no visual.
Agora, falando da área de vídeo, que é onde eu atuo, ele não serve para nada e nunca vai servir, mesmo que baixe muito o tempo de render.
Em vídeo precisamos de liberdade para fazer composição, porque não tem como fazer muita coisa sem composição, e economiza muito tempo de render compondo.
No Maxwell tudo é setado por ele, você não tem controle de nada, tudo que é muito automático não é bom, porque também é muito limitado.
Então, se eu não quiser Depth Of Filed no render para colocar depois no Combustion, não dá certo, porque não dá para desligar o Dof no Maxwell, se eu quiser fazer um objeto separado interagindo com o GI da cena, não dá, porque ele não aceita composição.
Se eu quiser fazer o Motion Blur no Combustion de um objeto só, também não dá, porque o Motion Blur está ligado por padrão.
Então, fica difícil trabalhar com um render assim.
E sobre os problemas dele, realmente aconteceram e foram muitos, tanto que até o CEO da NextLimit foi no fórum pedir desculpas e acalmar os usuários, quem lê a Três D1 ficou sabendo disso, porque eles venderam o render antecipado como plugin do Max e entregaram uma versão Stand Alone cheia de bugs.
Muitos clientes estavam pedindo o dinheiro de volta e chegou até a rolar um boato na internet que a NextLimit iria vender o core do Maxwell para outra empresa continuar, o que foi desmentido pelo CEO da NextLimit neste mesmo comunicado de desculpas.
O Maxwell ainda está muito longe de ser um render viável e sem problemas, porque é muito novo, é o mais novo de todos.
Mesmo renderizadores mais antigos como o V-Ray e o Brasil Render tem problemas, imagine um render novo como esse, leva anos de desenvolvimento para ficar bom. É normal que tenha muitos bugs.
O que não é Normal é fazer igual fez a Cebas, vendeu o render antecipado, entregou um cheio de problemas e queimou o render no mercado, hoje você quase nem ouve falar de Final Render mais.
Se a Next Limit não ficar esperta, vai acontecer o mesmo com o MaxWell, porque eles estão seguindo a mesma linha que a Cebas seguiu.
Abraços