Como fazer uma Rachadura

Por: gops  

Em: 07/03/2006 11:54

Olá a todos!!! Eu gostaria de perguntar como que posso fazer uma rachadura. Deixa eu explicar melhor o que eu quero!!! Tirei uma foto de uma rua e tb uma do asfalto para poder usar como textura o que eu quero fazer é uma animacao aonde somente rachadura mova-se. Para isso usando o MATTE SHADOWN(Será isso mesmo?) porem ainda naum sei como afzer a rachadura. Valeu a todos!!!!
Poxa cabei de ver: Estou para completar 3 Anos de Forum!!!! :00: :00: Poxa vida quanto tempo gente Tudo que eu se de 3ds max aprendi aqui, foi aqui que eu respondi todas minha duvidas sempre com a ajuda do André e de todos os colaboradores. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS VOCÊS!!!!! :D :D :D
cara faz uma mapa pretoe branco pra usar no displace, e cria a animação da rachadura nesse mapa.. depois é so aplicar na textura da rua.. pelo que eu entendí é isso.. ou estou errado hehe? :-P
"AndersonRocha" disse: cara faz uma mapa pretoe branco pra usar no displace, e cria a animação da rachadura nesse mapa.. depois é so aplicar na textura da rua.. pelo que eu entendí é isso.. ou estou errado hehe? :-P
Poxa, não entendi muito bem não
bom, displace é uma técnica para criar geometria baseando-se numa imagem em tons de cinza, aqui na 3d1 tem tutoriais sobre isso, de uma conferida. no displace, o pixel branco equivale ao máximo de elevação e o pixel preto nenhuma elevação. assim, utilizando valores intermediarios é possível conseguir uma variedade de efeitos como montanhas relevos e outras coisas , como a rachadura que vc quer. o andersonrocha te propos criar uma animação em preto e branco de uma rachadura, vc pode criá-la no flash ou em outro programa. com essa animação salva, vc aplica-a no max no canal displacement do material onde será a rachadura. assim a rachadura será criada em tempo real pelo max, seria interessante adicionar umas partículas tb pra dar um "tcham" a mais no efeito. abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
nossa o cara explicou perfeito hehe.. vlw!
tem muitos jeitos, um jeito é criar uma geometria e usar recursos de dinamicas como o fracture do reactor e uma boa textura, ou quem sbae tecnicas de camera map
n00b
Vympel,só por curiosidade,oq é camera map...assim,eu quis dizer,para esse lance de foto com 3d em que ajudaria,estou interessado pq eu faço algumas interações de foto com 3d...e não conheço camera map...vou pesquisar o q é...mas se vc puder falar pra q serve nesse caso... valeu
Tb émum tema que estou interessado , to atualmente procurando tutoriais e informações. Mias essa tecnica de camera map permite você projetar uma imagem em uma geometria 3D, com isso você pode obter pequenos movimentos de camera ou usar a imagem em um efeito 3D por exemplo ao quebrar uma aprede ou as rachaduras feitas no chão/neve.
n00b
Oi gente, tudo bem? Uma outra forma de fazer é animando o Boolean. O Boolean do Max é cheio de problemas mas tem ferramentas muito boas, numa situação como essa ele funciona perfeitamente. Você pode fazer uma linha em forma de rachadura e extrudir, pode animar os vértices dessa linha para fazer a rechadura aumentar e "correr". Depois, é só usar o Boolean Subtract da rua com a rachadura, ele vai respeitar a animação da linha e vai fazer a rachadura animada na rua, fica perfeito. Ainda poderia não animar a linha e animar o operador, ou seja, o objeto que forma a rachadura, poderia animar o movimento dele que o Boolean vai entender e respeitar. Sobre o Camera Map, é um recurso antigo do 3ds max, ele projeta uma imagem sobre os objetos de acordo com o ângulo da câmera, depois, se mover a câmera você percebe que tem objetos ali, mas se deixar na posição original, você não percebe os objetos e forma a imagem certinha. Teve até a abertura de uma novala antiga que usava este recurso, era a imagem de uma fazenda e quando a câmera se movia você percebia que era uma sala de fazenda em 3D, muito legal. Também tem a opção de atualizar o mapa com a posição da câmera, assim, a imagem sempre é projetada perpendicular a posição da câmera. O que é novo é o Camera Map Per Pixel que é um avanço do Camera Map. Com estes recursos você pode projetar o vídeo sobre um Plane por exemplo, para interagir com o 3D da cena, pode também usar para criar fundos, ai você renderiza o cenário e depois coloca dessa forma na cena, para economizar tempo de render, porque não precisa renderizar tudo junto. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 553

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.