Dá pra aprender 3D sozinho ?

Por: Cyrofl  

Em: 13/03/2006 20:58

Cari, Gostaria de saber a opinião de vocês se é ou não possível aprender 3D através de livros (e-books) e tutoriais, sozinho, sem cursos (já que são extremamente caros, de 2500 a 7000 reais, onde mesmo em 10 vezes daria 700 por mês pra 5 meses de curso). Quem aprendeu sozinho, gostaria que falassem como começarem, se possível. Outra coisa ... acham que uma faculdade de Desenho Industrial (proj. de produto) ou Escultura (belas artes) ajudaria de fato na modelagem 3D ou não seria necessário ??? Agradeço imensamente qualquer ajuda, porque andei lendo tópicos para iniciantes, mas sobre esse assunto só encontrei um e que não era totalmente igual, e gostaria da opinião de vocês. Grato, desde já, Obrigado.
Olá amigo, tudo que aprendi sobre 3D foi sozinho, consegui uma xerox (isso mesmo, uma xerox) do livro de Paulo Malheiros sobre 3D Studio R4 (em DOS !! ) e li, reli, treli... Depois passei para o MAX, com certa dificuldade, e até hoje tudo que aprendi foi lendo helps, foruns, tutoriais, etc.. Infelizmente moro em uma terra que é muitíssima limitada em termos de CG, ...Salvador... pra quem gosta de carnaval e comer acarajé na beira do mar é ótima, mas em se tratando de ensino de CG é praticamente uma província. Apesar de ter aprendido praticamente tudo sozinho sinto falta de um curso sério pra aprender mais... te digo, se tivesse tempo e dinheiro faria um curso em Sampa. Quem sabe um dia eu crie o primeiro centro de CG aqui nesta terra, he,he,he... Resumindo, procure por si mesmo aprender e se desenvolver neste maravilhoso campo, mas não despreze os cursos, existem centros sérios que podem te orientar em sua empreitada... Falei demais...
eu aprendi tudo sosinho... cursinhos never... se na net tem tudo..
Concerteza! eu tb aprendo tudo olhando os tutos na net, mais tem q se dedicar e fz tudo com carinho ehim? haiehiauheiae :-P abraço
Tenhos alguns amigos que fizeram um curso de cinco dias que ganhava um certificado da discret... Pagaram 600 reais por isso...aprenderam muito pouco... quer dizer, no final das contas, pagaram 600 reais pelo certificado...que conta bastante no curriculo. Eu que estudo aqui na internet, aprendi bem mais que eles, é mais dificil aprender sozinho, mesmo ja conhecendo alguns programas do ramo grafico... ...aprender sozinho requer mais dedicaçao.
olha só a 4 anos atras eu nem sabia ligar um computador e nem tinha visto uma na minha frente!!! hj posso dizer que sei muito sobre computadores eu aprendi tudo sozinho!!! com o 3d foi a mesma coisa!!! o que eu sei num é muito mas já da pro gasto aprendi tudo sozinho lendo os tutos aki do site e da net e o help do max!! fiz todos os tutos aki do site!! então pra mim não é necessario fazer um curso sobre o programa 3dsmax por exemplo!! mas vc tem que fazer um curso da area que vai utilizar, fazer um de escultura se for trabalhar com modelagem organica um de desenho tecnico um de tecnico em edficação!! pois se não fizer vai ter uma puta de uma ferramenta na mão e não sabera utiliza -la e vai desperdiçar tempo pra montar suas ideias!!!o max é uma ferramenta só!! ah um curso que acho indispensavel é de fotografia!!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Eu até tentei ir num curso de 3ds um tempo atrás mas era tarde ja tinha aprendido mais q o curso ensina aqui na 3d1.. por essa razão que é a minha casa de aprendizagem.. Max é minha base de 3d... Acho que aprender sozinho é muito normal nesse ramo.. valeu!
Cari, Não imaginei que haveriam tantas respostas, fico feliz pela minha primeira mensagem no fórum já ter ajudas, sinto que entrei em um fórum realmente interessante, o os tutoriais do site estão bem completos, comecei a estudá-los já. Concordo com o que foi dito acima, por isso pretendo fazer uma faculdade, mas ás vezes fico na dúvida pelo tempo e (MUITO) dinheiro gasto (mesmo sendo algo que se gosta muito, nem smepre podemos fazer tudo que gostamos). Fotografia tem no currículo de Desenho Industrial em toda faculdade, acho isso bom também. Pretendo trabalhar mais com apresentação de projetos 3D de produtos industriais mesmo, o resto seria diversão. Já vi trabalhos de alguns de vocês aqui, e uns me espanto pela perfeiçao, e sempre tive medo que os "macetes" fossem guardados em escolas que elitizam o ensino de 3D no Brasil, por serem poucas (falta concorrência). Inclusive, Amon-Ra (muito muito bom seu nick inclusive), você que é de Blumenau, como acha que anda o 3D no Sul ??? (desculpe sair um pouco do foco inicial) , qualquer coisa crio outro tópico) Interessante citar que aprendeu mais na 3d! ao que o curso poderia oferecer, me animou saber isso. Abraços !!
Cara se em salvador é ruim de CG imagina em Garanhuns - PE
Aceitar críticas constroi!!!
Aqui no sul até têm que manja... o PiledoNet é aqui de Blumenau, conheci ele pessoalmente um tempo atrás.. Têm bastante agencia de publicidade por aqui usando 3D tmb.. 3D na minha opiniao é algo que promete muito.. Qualquer área que tenha qualquer tipo de projeto poder mostrar uma foto do que ainda nem foi feito é indiscutível.. Sem contar, que não sei a opiniao de voces.. mas 3D é muito legal.. As vezes abro o Zbrush e vou brincando quando vejo ja deu altas horas e eu to lá ainda.. Sei lá eu me divirto... Aprende sozinho algo que agente gosta (eu vejo como hobbie tmb) é moleza! Boa sorte!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 553

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.