O Max ajuda nisto -visualização 3D ?

Por: modena3d  

Em: 20/03/2006 14:46

Olá Pessoal , porfavor... gostária de saber se é possivel fazer um sisteminha bem primitivo mas com um resultado satifatório no max... para fazer aqueles lances de Óculos para visualização 3D ...mais daquelas "simples" é claro... e não aqueles supers modernos...de hoje !!! :seila: Resumindo, no render do max quais seria a forma correta para o render.... para dar o efeito de saltando com aqueles óculos de lentes coloridas, uma vermelha e a outra verde, se eu não me engano... :00:
Cara, eu nunca ouvi falar desse recurso... :00: q massa, se tiver jeito, me avisa aê q eu fikei curioso... vlw abraço
Oi mode Para isto basta fazer o seguinte: 1- Estabeleça uma escala para uso no Max: Preferívelmente Centímetros 2- Crie o objeto (ou grupo de objetos) que você quer ver em Estereoscopia 3- Crie uma Camera Target chame de Camera D, esta vai ser correspondente à vista direita, procure faze-la com uma lente normal (50 mm) ajuste a vista da câmera à seu critério, e o target no centro do objeto ou grupo de objetos. 4- Duplique a mesma câmera e chame de Camera E, esta vai ser correspondente à vista esquerda, afaste para a esquerda esta câmera um valor correspondente à distância entre pupílas (6,5 cm é a média da maioria das pessoas) 5- Renda as duas câmeras separadamente, você vai obter duas imagens correspondentes à vista esquerda e direita. O procedimento até aquí é o mesmo para qualquer tipo de Estereoscopia. A Estereoscopia que usa lentes Verde-Vermelho ou Azul-Vermelho chama-se Estereoscopia Anaglífica. Se quiser pesquisar na Internet procure por Anaglyph que é o nome em inglês. Para gerar a imagem final Anaglífica há duas opções: A primeira Carregue as imagens rendidas em um editor gráfico (Photoshop ou Painter) e ajuste as cores de cada uma das imagens conforme as cores das lentes que você está usando. O ajuste de côres deve ser feito de maneira que a imagem seja vista apenas pela lente à que se destina. Por exemplo se você está usando lente Verde na vista esquerda e vermelha na direita a imagem da vista esquerda deve ser ajustada na cor vermelha e a da direita na cor verde, ou seja o inverso. Após o ajuste de cor junte as duas imagens criando uma terceira. Para isto você pode usar o recurso Multiply do Photoshop. A segunda Se você não tiver prática ou encontrar dificuldade com a edição de cor. Baixe o utilitário Z-Anaglyph aquí: http://z-graphix.com/anaglyph/zanag_en.htm É gratúito (Freeware) Ele fará a combinação das duas imagens facilmente. Espero ter ajudado Phy
Oi mode Apenas complementando: Existe um plugin para o Max para gerar as câmeras e render vários tipos de estereoscopia pelo video post é o XIDMARY (Lê-se Cross Eyed Mary (Maria Vêsga)) de autoria do Harald A. Blab http://www.habware.at/duck6.htm Roda em qualquer versão do Max da 6 em diante. É um bom gerador de câmeras mas a composição Anaglífica deixa a desejar quanto ao ajuste de cor. Também para composição das imagens existem outros programas além do Z-Anaglyph: 'Anaglyph Maker' http://www.stereoeye.jp/software/index_e.html Espero ter ajudado Phy
Phy sem palavras , incrível seu conhecimento nisto...eu irei tentar fazer algo e recorrerei a sua ajuda...demais cara, vlw Sobre as lentes para ser bem primitivas dá para se fazer com que material?.... gostária de saber se aqueles óculos que vem como brinde em revista ou cinemas...hhehehe...dária o mesmo efeito, enfim dária certo ??? é tipo um plástico colorido não é, mas que material é este ?????
tb gostei muito mesmo da explicação, parabéns phy. abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi mode [quote:c4ab0c36f6]Sobre as lentes para ser bem primitivas dá para se fazer com que material?.... gostária de saber se aqueles óculos que vem como brinde em revista ou cinemas...hhehehe...dária o mesmo efeito, enfim dária certo [/quote:c4ab0c36f6] Bom.. Sua pergunta admite dois tipos de resposta :lol: : 1- À Americana: O técnicamente correto é usar filtro cinematográfico também chamado de "gelatina" são à base de poliester e tem filtragem muito precisa. http://www.roscobrasil.com.br/filtros_gelatinas.htm São vendidos em rolo ou folhas, mas são um pouco caros porque são importados 2- À Brasileira: Vermelho, Azul ou Verde são cores fáceis de encontrar em muitos plásticos. Celofane colorido desses encontrados em floricultura, plástico de encapar caderno, ou qualquer material transparente que tenha a cor certa vai funcionar, você pode duplicar as folhas se o material for muito claro. Espero ter ajudado Phy ------------------------------------------------------------------------------------ Oi aabb2003 Valeu ! Abraço Phy
Totalmente...Phy, mais uma vez parabéns cara...show de bola Eu imaginei que celofane talvéz daria...já que vc confirmou...vlw eu não entendi uma coisa, duplicar as folhas vc quer dizer colocar uma camada sobre a outra folha de mesma cor ? quanto as tonálidades das cores terá que ser alguma específica??
Oi mode [quote:3884e02c31]duplicar as folhas vc quer dizer colocar uma camada sobre a outra folha de mesma cor ? [/quote:3884e02c31] É, porque geralmente o celofane é muito fino e mesmo se for escuro pode filtrar pouco quando colocado próximo ao olho. [quote:3884e02c31]quanto as tonálidades das cores terá que ser alguma específica??[/quote:3884e02c31] O objetivo é filtrar apenas uma cor em cada filtro, portanto quanto mais próxima da cor absoluta for a cor do filtro melhor, ou seja o Vermelho (ou o Azul, ou o Verde) deve ser o mais puro possível sem mistura de outros pigmentos. Se por exemplo você estiver usando um filtro azul mas que tenha um certo tom de vermelho (puxando para o Violeta) a visualização vai ser prejudicada. Usando materiáis alternativos somente testando mesmo é que vai dar para saber se o filtro funciona bem ou não. Espero ter ajudado Phy
Compreendido Phy Obrigadão...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 668

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.