Mesh sem smoth mas perfeito nesse exemplo

Por: Bisewski  

Em: 29/04/2006 23:18

Hello There... Esse parte da foto grande é uma pedaço de um carro que baixei da internet , modelado no max...o que me chamou a atenção é que não entendo como ele consegue um trabalho tão bem acabo como esse sem mesh smooth , ou outra coisa assim...veja aquele pedaço menor , fui eu quem fiz , veja que as arestas dão para ve-las , o objeto fica quadriculado . Aqui está o wireframe do desenho , os meus wireframes ainda são menores , mesmo assim fica bem visivel as arestas , e não suave como a peça grande... Eu olhei nos modificadores , não tem nada , a malha dele é mesh , eu usei mesh e pli , o material dele é o mesmo que no pedaço pequeno , as configurações do mesh são identicas...Será que ele fez com outro programa e converteu para max , ou ele usou algum modificador e depois converteu para alguma coisa que o modificador sumiu mas a característica ficou ?
Ele deve ter aplicado o meshsmooth e depois ter convertido a malha pra editable de novo.
Ou simplismente ele colocou um smooth sem ter dado subdivisão
Aceitar críticas constroi!!!
ele provavelmente usou alinhamento nas arestas q ficaram rigorosamente em linha.. Mesmo assim tenque selecionar os poligonos, e clicar la no "Auto Smooth" em polygon properties. Depois o material ajuda tmb.. valeu!
Se ele não aplicou o smooth e depois converteu em editable poly, acredito que ele esteja usando smoothing groups, que também suaviza levemente a malha do objeto. Fui!
Olá Amon-Ra , como funciona esse alinhamento de arestas ? Por que uma coisa é certa esse cara que modelou o carro ou é muito bom em organizar as arestas ou tem que ter alguns esquema de fazer isso automaticamente...Seria isso o alinhamento das arestas?
Oi Bisewski Para se obter superfícies suaves (smooth) o primeiro passo é agrupar entre sí as superfícies que possuirão a mesma suavização, estes grupos são chamados de grupos de suavização (smoothing groups). A criação destes grupos pode ser feita nos editores de polígonos ou malhas: Em Edit Poly como Propriedade de Polígono Em Edit Mesh e Edit Patch como Propriedade de Superfície Os grupos devem ser criados e agrupados de acordo com a maneira que cada um deles vá reagir com o(s) outro(s). Desta forma tribui-se um ou mais números a cada grupo de acordo como estão relacionados. Por exemplo se você tiver três grupos 1, 2 e 3, mas 2 suavizar com 1 e não suavizar com 3, e 3 suavizar com 1 mas não com 2 você terá : Grupo 1 Grupo 2 - 1 Grupo 3 - 1 Desta maneira você obtêm múltiplas relações de suavização. No caso do seu exemplo (o pequeno) se você separar os polígonos em 2 grupos você terá as 2 suavizações que você quer. Mais informação no Manual do Max: Viewing and Changing Smoothing Espero ter ajudado Phy
"Bisewski" disse: Olá Amon-Ra , como funciona esse alinhamento de arestas ? Por que uma coisa é certa esse cara que modelou o carro ou é muito bom em organizar as arestas ou tem que ter alguns esquema de fazer isso automaticamente...Seria isso o alinhamento das arestas?
Oi Bisewski, quis dizer as ferramentas de alinhamento que tem no topo do max.. como o align, align to view.. etc..
Procura no help to max por smoothing groups que vc vai ver o que o phy ta dizendo!. Aprender o smoothing groups e importante para modelação . Para um resultado legal mesmo, dependendo do que vc esta modelando, no seu caso um carro, só usando o turbo smooth ou mesh smooth vc pode ate obter um resultado bom, mas sua malha vai ficar muito "pesada". Já com o smoothing groups vc conseguirá um resultado como o da imagem sem precisar deixar sua malha "pesada". Ex de utilização do smoothing groups: Modelar uma Faca, espada. Vc normalmente percebe que na lamina desses objetos existe uma leve diferença de suavização entre o corpo e a parte da lamina.Para obter um acabamento mais realistico e legal eu utilizaria a tecnica do smooth group separando e ajustando os gupamentos de suavização entre a lamina e o corpo da espada. ... Após aplicaria Um turboSmoth e pediria pra suavizar por grupos.! Smooth groups tem a função de ajudar a estabelecer como um polygono deve reagir a suavição. ... Não sei se posso ajudar ou complicar....mas espero ajudar. Valeu!
Fiz uma imagem para exemplificar melhor o smoothing groups. Veja um cilindro padrão com um divisão na sua altura. Metade dele esta com o Smoothing groups e a outra metade sem. Nada de Turbosmooth. Apenas a config do Smoothing groups mesmo. veja a diferença na malha tanto no render como na viewport.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 404

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.