Zbrush

Por: free_surf  

Em: 26/05/2006 00:12

e ai pessoal..que al criarmos um grupo de estudo sobre ZBrush..onde poderemos trocar idéias, conhecimentos e também postar dúvidas sobre este magnifico software... fica aí a idéia..abraço a todos :)
Taí uma boa idéia que poderia ser posta em prática, afinal temos alguns usuários experientes do Z-brush aqui na 3d1... um deles é o Amon-ra. Acho que seria interessante isso aí... Abraços!
Boa ideia!..Entrei aqui no forum pra pedir ajuda sobre o zbrush!!..e vi esse topico. Quem puder me ajudar vai a duvida!. Modelei uma mulher no max e exportei como obj . Abri o Zbrush, importei como Tool . Crio uma textura e logo apos aplico Guvtiles para criar uvs . aumento a divisão para 5 e aciono o ProjectionMaster para começar a texturizar....enquanto estou nele texturizando fica maneiro, mas qund volto para o edit mode a textura fica muito ruim. As linhas ficam tortas e fica tudo desajeitado no modelo. e quando mando render no max a textura fica pior ainda...(nao é o problema do flip - ja fiz isso pra corrigir a direção do map). Ja procurei no forum do zbrushcentral, encontrei um topico e fiz um esquema para conseguir trabalhar a texturização de acordo com o numero ideal de pixels na area de trabalho -canvas. - Faço tudo como idicado, melhora um pouco, mas nao fica maneiro. Fica muito ruim ainda. è possivel fazer texturas realistas usando o zbrush + Guvtiles? como devo proceder?....valeu!
pois é pessoal..vamos lá ..repassar conhecimento é otimo.. eu so novatão no zbrush ..mas estou empolgado com esta ferramenta.. com certeza o melhor modelador organico ja feito.. alguem tem links de tutos em portugues..alem desses feitos pelo Amonra..que por sinal sao muito bons.. fico no aguardo..e abraço a todos!
Eu também tenho mesmo problema! Seguindo o tutorial do CG Faqs para aprender sobre o software, mas a malha quando é exportada para o canal alpha fica toda desarrumada, sem nenhum sentido. Resolvi então usá-lo para arte finalizar trabalhos, sem o Project Master mesmo, mas aí pesa um pouco na view devido a quantidade de polígonos. Acho que vai sobrar pra vc Amon-ra!!!!!
tutorial em portugues eu naum conheço naum, soh o do amon-ra, mas o forum oficial do zbrush eh a melhor comunidade d ZB com os melhores artistas, ateh o rick baker tah lah, tem muitos tutos bons e videos... site oficial www.pixologic.com forum www.zbrushcentral.com flw
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
A idéia é bem legal! Quem sabe no novo site sobre um espacinho pra isso né? Bem provavel que sim. Oi Juan, tudo bem? Vc importou o modelo.. jogou no canvas, certo? Dentro de texture, aumenta o tamanho da textura.. tipo 1024X1024.. E dá um New, pra criar a textura em Branco. Clica no "Projection Master".. e deixa selecionado APENAS a opção "Colors". Na hora de pintar, se é textura normal, recomendo tar acionado apenas o botão "Rgb" no topo.. E pronto.. Pode dar problema, se vc tem uma curvatura grande.. E pinta de frente.. pode ficar cerrilhado nessa parte, por questao de faces mesmo.. No resto deve funcionar bem. O truque é sempre pintar áreas do modelo que são perpendicular a visão. Pode dar problema tmb se vc selecionou Material ali no projection master.. a priori use somente "colors".. Com guvtiles ou nao, deve funcionar bem assim Olá Edson. Desarrumada como? Se é uma conexão do Zbrush com Max.. tenque sempre dar "FlipV" na textura.. Ou seja, usando um modelo do Zbrush no 3DS Max. .tenque por "-1" lá dentro de textura pra ele dar um flip vertical.. Ou clicar no botao "FlipV" no zbrush antes de salvar a textura.. vai ficar estranho ali na hora no Zbrush, mas vai ficar legal no 3DS.. Se vc quis dizer que fica desarrumado no sentido que ficam vários "quadradinhos" perdidos.. e nao um Unwrap da vida. Se for polymesh3D (vc importou de um programa), ou vc clicou no botao "make Polymesh3D" dentro de tools e jogou denovo no canvas. Vão aparecer opcoes de "U,V" dentro de Texture no menu Tool, como o Guvtiles como já mencionado. É tutorial tá malz.. Mas os do Zbrush são muito bons.. Clica no "Help" no topo.. "List All ZScript Tutorials".. e vai aparecer 2 páginas de Video tutoriais no próprio programa.. Dá pra vc mesmo gravar essas "video-seções" ou entrar no ZbrushCentral, como já comentado tmb, e baixar *.Zsc com gravações de outras pessoas modelando.. dá pra aprender bastante por observação tmb.. valeu, abraços!
fala Amom, fiz tudo isso mas se continuar serrilhado do jeito que esta, não vai servir pra pintar nele . Fazer retas então , nem pensar. Agora pintando com imagens no PM o resulrtado é legal. Por ex, se for texturizar uma face, no z brush é show!. No meu caso , eu estva querendo pintar uma roupa de mergulho - aquela que fica colada no corpo. Eu queria fazer umas linhas na roupa - Nas laterias e na frente. Mas ate agora nao ficou legal!, fica td serrilhado!. Vou ter q fazer no photoshop mesmo.???tradicionalmente!!... Valeu peka resposta!. Edson - Agora o lance da imagem ficar bagunçada quando vc joga do zbrush pro max e porque antes de exportar a textura vc nao deu um Flip V (Como disse Amom-ra)....depois de fazer isso , vai ficar legal!..valeu!
Bom! O que me refiro é sobre esse tuto: http://www.cgfaqs.com/readFAQ.php?faqid=107 Sempre que exporto o mapa displacement, que vai ali pro canal alpha, o mapa está totalmente distorcido e nada a ver com o que tinha feito no Projection Master.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 323

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.