Depth of field

Por: lotah  

Em: 29/05/2006 09:55

Ai gurizada! Estou fazendo uns testes com o Depth of field, mas todos os objetos estão ficando com esse borrado forte e preto, como se fora uma aura... A imagem que quero fazer é bem mais complexa, mas mesmo nesta simples, está dando problemas. Estou usando Ligth Tracer, pode ser isso? Agradeceria uma ajuda! Valeu
Oi lotah Poste o preset usado ! Preferivelmente também descritiva de iluminação e sombras ! É dificil avaliar apenas pelo efeito na imagem, pode estar ocorrendo das sombras estárem sujeitas ao efeito volumétrico. Dica : Depth of field é um procedimento que consome memória e tempo de render. É preferível savar separadamente o Depht Map da cena e aplicar Blur usando este mapa como máscara em qualquer Editor ou Compositor de Imagens. É uma técnica que funciona para Still e Animação. Espero ter ajudado Phy
"Phy" disse: Oi lotah Poste o preset usado ! Preferivelmente também descritiva de iluminação e sombras ! É dificil avaliar apenas pelo efeito na imagem, pode estar ocorrendo das sombras estárem sujeitas ao efeito volumétrico. Dica : Depth of field é um procedimento que consome memória e tempo de render. É preferível savar separadamente o Depht Map da cena e aplicar Blur usando este mapa como máscara em qualquer Editor ou Compositor de Imagens. É uma técnica que funciona para Still e Animação. Espero ter ajudado Phy
Oi Phy...obrigado pela resposta. Não se são essas as setagens que você quer ver, mas ai vai: Estou usando uma omini com area shadow e uma skyligth. Pode esplicar melhor como eu posso usar o Depth separado? Seria de grande ajuda. Obrigado :joiad:
Oi lotah É um problema do efeito Depth of Field, ele não identifica bem o infinito ??? , para resolver o problema, existem algumas soluções: 1-Traga o Target da camera mais próximo da camera e não no centro da cena (dedução minha), anteceda a cena. Isto fará com que o nó focal seja antecipado minimizando o efeito com o background Ou 2-Ao invés de usar uma imagem no background, crie um plano 100% luminante com a imagem do background (céu) aplicada e coloque atrás da cena. Ou 3- Remova o efeito Depth of Field e use o Depth of Field na câmera habilitando Multi?Pass Effect, será mais demorado mas um cálculo mais preciso Se eu tivesse que optar ficaria com a solução 2. Outras considerações: Seu problema não tem nada a ver com o Light Tracer mas: No preset do Light tracer a relação entre o filtro e o Rays/Sample não está boa, para baixos números de samples use valores mais altos de filtro (5 a 10) [quote:64b0cee240]Pode esplicar melhor como eu posso usar o Depth separado? Seria de grande ajuda.[/quote:64b0cee240] O mapa de profundidade pode ser rendido separadamente pelo módulo Render Scene > Render Elements > Add > Z Depth, ajuste os Z Element Parameters que são os parâmetros para a profundidade. Você pode render tantos Z Depth maps quantos desejar com parâmetros variados, desta forma obtendo mapas com vários parâmetros de profundidade. Que podem ser usados como máscara para Blur em programas externos. Basta adicionar e nomear Z Dpth 1, Z Dpth 2, e assim por diante Espero ter ajudado Phy
Ae Phy! Obrigado pela resposta, aprendo muito lendo as tuas mensagens, valeu! Não sei se é isso, pois ainda ficou ruim. Fiz a três opções, veja: 1° 2° Na 3° não mudou nada, acho que configurei errado, pois a imagem ficou tal como sem o efeito. Existe outro forma de fazer esse efeito da desfocagem? ou só com ele? Obrigado! []'s ps.: Ainda não testei renderizar separado, mas vou fazê-lo. pps.: Existe uma relação "matemática" pra calcular a relação de filtro com o ray/bias? ppps.: perguntei demais? :seila:
Oi lotah No primeiro você quase conseguiu, o defeito sumiu dos dois boxes de trás e ficou apenas no box da frente, acho que se você mover o target um pouco mais para próximo da câmera o defeito deve desaparecer, mude os valores de horizontal e vertical perda de foco para 5 que ficará mais natural. No segundo acho que se você aproximar o plano de fundo um pouco mais do limite do plano do piso também deve dar bom resultado. Procure alinha-lo com a câmera selecionando o plano e a viewport da câmera e usando o comando Align to View (uma das opções dos comandos Align) e depois move-lo pelo Local em Z. Na terceira (usando o efeito Multi/Pass para Depth Field) se não rolou foi uma questão de preset, neste caso os parâmetros tem que ser ajustados nos parametros de Depht of Field da Câmera. Aí tome cuidado para não escolher o Depth of Field errado existem 2, o para o scanline e o para o Mental Ray Além das opções de render como efeito ou como multi/pass não há outras no Max, apenas o truque de render o mapa de profundidade separadamente. Uma consideração importante é que é sempre bom quando trabalhando com efeitos ópticos usar uma escala definida, pois isto simplifica muito o raciocínio e os ajustes de parâmetros, bem como a reprodução mais realista do efeito das vária lentes. Ex:No mundo real grandes angulares tem maior profundidade de campo que as lentes normais e muito maior que as teleobjetivas. Então uma foto de uma sala com grande angular terá menos "bluriness" nas áreas aquém do campo que o mesmo enquadramento com uma lente normal. Quanto à sua dúvida se existe uma relaçào matemática entre o filtro e Rays/Sample (não Rays/Bias): Certamente é possível estabelecer uma relação mas esta será válida apenas para um tamanho de imagem, uma vêz que o filtro atua por àrea em pixels, um parâmetro estabelecido para uma imagem menor pode não funcionar bem em uma imagem maior. Então o melhor é testar em cada imagem rendida até se adquirir um certo "feeling" com a prética Espero ter ajudado Phy
Ajudou muito... Valeu! []'s

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 317

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.