RGB para CMYK - Forma certa e r?pida?

Por: juan  

Em: 01/06/2006 13:27

fala pessoal!. Beleza?!! To com uma duvida e espero que alguem me ajude. Tenho no coreldraw um documento todo em RGB . Quero levar o arquivo para ser empresso numa grafica digital formato a3. Sei que o certo e levar a imagem em formato cmyk. O documento tem muitos detalhes de cores, objetos, etc Caso eu queira fazer a mudança de rgb para cmyk eu terei que fazer individualmente - objeto por objeto e mudar a tabela de rgb para cmyk ou existe um meio mais facil?....podeira exportar o doc como jpg e depois mudar para cmyk?...isso fica bom?....como devo proceder? qual e o caminho mais rapido e correto de fazer essa trancisão de cores? rgb-cmyk ? - valeu ! por favor se vcs sabem me ajudem!!!!Valeu! obrigado desde ja!
o propio corel tem uma ferramenta de conversão...basta selecionar a imagem..clicar na aba superior Bitmap -> Converter em Bitmap ... dae voce escolhe a config que voce quer.. também devera cuidar a configuracao da saida de cores pro monitor e pra impressora.. que se encontra na aba superior Ferramentas -> Gerenciador de Cores isso na versão 12..nas mais antigas não sei se é os mesmos passos.. espero ter ajudado.. abraço
o propio corel tem uma ferramenta de conversão...basta selecionar a imagem..clicar na aba superior Bitmap -> Converter em Bitmap ... dae voce escolhe a config que voce quer.. também devera cuidar a configuracao da saida de cores pro monitor e pra impressora.. que se encontra na aba superior Ferramentas -> Gerenciador de Cores isso na versão 12..nas mais antigas não sei se é os mesmos passos.. espero ter ajudado.. abraço
[quote:3f9f00a428]O documento tem muitos detalhes de cores, objetos, etc[/quote:3f9f00a428] o problema está aí, por exemplo: se vc coloca um vermelho na paleta RGB (R=255), qdo converter ele ñ vai virar vermelho 'total', digamos, na paleta CMYK. E por aí vão todas as cores. Se for uma logo de um cliente que tenha um verde, qdo converter vc vai achar mto escuro. Um azul, então, pode ficar simplesmente irreconhecível. Então, no seu caso, é melhor mudar as cores uma a uma para não ter surpresas. Trabalhe com uma tabela de cores CMYK ao lado, ela é sua melhor referência. E se for fazer sabendo q a saída é pra impressão, trabalhe com CMYK, economiza mto tempo.
Se vc vai mandar para uma gráfica digita pode mandar em RGB mesmo, agora se for para impressão offset não tem jeito tem que ser CMYK.
Cara a tabela na escala CMYK impressa por uma off-set é a unica certeza de como as cores ficarão e ainda pode variar de gráfica pra gráfica, depende muito da carga de tinta, fotolitos, etc... Exporta esse seu documento no tamanho final (cm ou mm) q vc quer e com no mínimo 264 PPI (ideal 300PPI), exporta como RGB, abra o Photoshop converta para CMYK. (NÃO CONVERTA NO COREL) O photoshop é o único programa confiavel para ver as cores de uma imagem bitmap. No photoshop vc terá a noção de como sairá sua impressão, há cores em RGB que não se consegue reproduzir na impressão, nem off-set, nem digital, nem jato de tinta... nem com reza braba, se alguém falar o contrário é mentira ou não tem conhcimento. Inté...
fala !! O que realmente eu gostaria de saber e se existe uma ferramenta ou macete no corel, que pudesse fazer a troca de cores dos OBJETOS (NÃO SÃO BITMAPS) de rgb para cmyk. Ex: Eu poderia selecionar tds os objetos em rgb e ir em algum lugar do programa e fazer a troca. Eu consigo fazer isso de um a um, clico duas vezes no retangulo de cor na barra inferior e entro no seletor de cores e faço a troca de rgb para cmyk......mas será que vou ter fazer isso de um a um?....caramba!!!..tem q ter um jeito mais rapido!!!!...pratico!!!. é uma função simples.....valeu!..obrigado a tds!!!!
Cara eu sei q o q vc tem são vetores, porisso usou o corel, agora o lance é o seguinte, trabalhei com o corel desde o corel 4, e pelo q sei vc terá q selecionar cada objeto e mudar pra CMYK. Faz tempo q não uso o corel, não sei se os mais recentes fazem isso de mudar tudo ao mesmo tempo pra CMYK ou pantone ou oq é q seja. Se vc tivesse usado o Illustrator ou o Indesign se não teria esse tipo de problema. Para impressão off-set não importa se é vetor ou se é bitmap, desde q o bitmap esteva com uma resolução mínima pra impressão não serrilhar. A maneira mais rápida e menos trabalhosa pra se resolver isso é o q eu te disse antes. Ou tem uma maneira de deixar o desenho em vetor e mudar pra CMYK, o lance é o seguinte: exporta o seu desenho com a extensão ".ai" q é do illustrator, abre o illustrator e muda o spot colors, acredito q dará certo. Caso vc não tenha, ou não conhece o illustrator, se quiser manda o arquivo pra mim em corel mesmo q converto pra vc. Pelo contrário boa sorte! inte...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 335

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.