Olha só hardcore, essa questão de software é algo muito relativo, muitas vz já me perguntaram qual é o melhor programa, e o que eu sempre respondo é: Aquele que tu sabe trabalhar.
Existem programas que te dão uma comodidade maior e algumas coisas do gênero. Mas vamos falar assim, vc deve encarar um software gráfico como um desenhista encara o lápis e o papel, ou seja se vc não souber o que fazer com eles não importa se o teu papel foi produzido pelas freiras virgens do atacama no primavera de 1612 e o grafite do teu lápis foi extraido de um meteorito ( :lol: :lol: :lol: ).
Acho que agora vc compreende o que quero dizer, então voltando ao 3d, o que posso dizer é que vc não vai migrar de software como o Vympel disse apenas por um renderizador, que é o que vai lhe dar o resultado final da tua imagem. Outra coisa não sei se vc sabe mas a pixa assim como tem um renderizador próprio tb tem um saoftware 3d próprio e esse sim é o segredo.
O maya é um dos melhores programas 3d do mercado, e tb um dos mais caros, ou seja tem que ter bala na agulha pra poder pagar 15000 dolares pelo maya unlimited (que é a versão completa), até pq se não for essa versão vc usa o max que da na mesma.
Quanto a renderizador o maya e o max vem com o melhor renderizador do mercado que é o mental, duvido muito que essa primeira versão comercial do renderman possa ser comparada com ele por que deve ter muito bug, por que uma coisa é mais do que certa, a pixar jamais vai largar no mercado todos os seus "triunfos".
Resumindo creio que nenhuma produtora ou estúdio que trabalhe com 3d, ao menos aqui no brasil, vai querer gastar uma porrada de dinheiro a mais pra comprar um renderizador novo tendo o mental já embutido no programa. ;)