Como fazer cenas reais misturadas com 3d?

Por: laffranchi  

Em: 10/07/2006 03:41

Pessoal, sou novo com modelagem 3d, mas mecho bastante com edição de vídeo (After effects) e gostaria de saber como fazer um cena real que contenha elementos 3d. Espero que alguém me de uma ajuda! Valeu!
dá uma olhada nesse tuto: http://www.tresd1.com.br/tutsd1/3dsmax/Avancados/Matteshadow/matteshadow.htm Acredito que seja isso que vc quer!
Olha só, o matteshadow é um esquema muito bom , mas na minha opinião pra render still. Em se tratando de animação eu prefiro renderiza a sombra e a reflexão separados e juntar depois no after com modo de mistura (essa é a minha preferência, isso quer dizer que seja a melhor maneira). Outra coisa importante para misturar cenas gravadas com cenas 3d é saber "trackear".
Aproveitando esse topico, pois tenho umas duvidas tb... tiagodmed como renderizar sombra e reflexo separados??? E outra pergunta, com Mental Ray, usando o GI, da pra usar o matteshadow... Já tentei e não funcionou... Deve ter algum macete... Se alguem souber, manda resposta ai...
Bom pra quem trabalha com o combustion isso seria uma barbada, ms como eu trabalho com o after... hehehe. Olha eu costumo fazer um esquema assim: Vamo supor que a minha cena seja interna, e vamos supor que o meu prazo seja realmente apertado, mas o cliente quer um trabalho com uma qualidade bacana (bom eles sempre querem isso, e nem sempre estão dispostos a pagar por isso, :-P , enfim... :lol: ). Ok, ai resolvo fazer um render com tudo que tenho direito, blz (blz nada o tempo de render acaba indo parar lá no céu). Então eu acabo optando por fazer esse esquema para otimizar o tempo do render mas quando eu tenho prazo ai eu faço o render inteiro. Bom sem mais enrolação. Eu renderizo somente o cenário (no caso, câmera parada, ai vc só precisa renderizar 1 vz por cena) e depois eu renderizo o personagem em separado e sem o cenário apenas com um chão branco para que a luz possa rebater, mas ele fica oculto para a câmera. Depois renderizo o chão com o personagem oculto para a câmera, ficando assim apenas a sombra e o rebatimento de luz do personagem no chão. Tendo essas sequências prontas é só jogar no after e compor com modo de mistura. As vz é preciso renderizar mascaras, digamos que o personagem tenha que sair de traz de um outro objeto. ai então é só renderizar o objeto todo em preto e o fundo todo em branco. Depois no after é só criar uma comp separada e usar um estencil luma, assim ele vaza o personagem onde vai ter o objeto na frente. Na prática ficaria assim: http://www.tiagomedeiros.com/temp/animacao_central_n.avi Essa cena foi renderizada com o v-ray, o cenário por não ter movimento eu renderizei em low, demorou 13min, o personagem renderizei em medium animation 60-40 levou 6min e a sombra 3min, a animação era de 5s ou 150 quadros tempo total aproximado 23h, incluindo o cenário que para esses 5s foram 2. Já se eu tivesse renderizado o cenário e o personagem tudo junto :00: , tava levando 55min por quadro, 137h.
"tiagodmed" disse: Já se eu tivesse renderizado o cenário e o personagem tudo junto :00: , tava levando 55min por quadro, 137h.
Pow, em que maquina? :00: Aqui a gente consegue uma média de 25min com cenas grandes em p4 3.2.
Adorei esta explicação de composição no after. Muito show!
[quote:a74e3836d9]dá uma olhada nesse tuto: http://www.tresd1.com.br/tutsd1/3dsmax/Avancados/Matteshadow/matteshadow.htm Acredito que seja isso que vc quer![/quote:a74e3836d9] é quase isso, mas eu queria que fosse um vídeo no background e não uma foto! será que dá?? Valeu!
"laffranchi"][quote:930852e8cf]dá uma olhada nesse tuto: http://www.tresd1.com.br/tutsd1/3dsmax/Avancados/Matteshadow/matteshadow.htm Acredito que seja isso que vc quer![/quote:930852e8cf disse: é quase isso, mas eu queria que fosse um vídeo no background e não uma foto! será que dá?? Valeu!
Funciona da mesma maneira, em vez de carregar um bitmap (jpg, tga, bmp, gif), vc carrega um video (avi, mpg, mov ou qualquer outro formato, desde que voce tenha o codec de video instalado em seu computador). ;)
Agora funcionou! Valeu galera vcs são mesmo feras no assunto!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 419

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.