Final Gather (mental ray)

Por: AndersonLS  

Em: 01/08/2006 17:32

OLa pessoal ! Seguinte, eu crio uma cena, ligo GI, Gather faco setagens e blz, entao para evitar perda d tempo nos testes eu ligo o (Use File) gravo um mapa d FG, entao cada vez q eu der um reder ele reaproveita os calculos correto ?, lmebrado q eh um simples frame ! Mais vamo supor que eu queira reaproveirar os calculos para uma animacao ? é usando o mesmo recurso ? ou precisa habilitar algo mais ? valeu !
Olha, eu não sei responder a tua pergunta, mas fiquei bem interessado nisso q tu disseste do Use File... Tem algum material onde explique isso melhor? Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"Anderson Luiz da Silva" disse: OLa pessoal ! Seguinte, eu crio uma cena, ligo GI, Gather faco setagens e blz, entao para evitar perda d tempo nos testes eu ligo o (Use File) gravo um mapa d FG, entao cada vez q eu der um reder ele reaproveita os calculos correto ?, lmebrado q eh um simples frame ! Mais vamo supor que eu queira reaproveirar os calculos para uma animacao ? é usando o mesmo recurso ? ou precisa habilitar algo mais ? valeu !
ai vc teria um probleminha né!! por exemplo se vc tiver uma passeio pela cena os objetos sairao de posição e dara erro no calculo!! voce pode tentar de poucos frames por vez
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Se vc fez a cena perfeita com GI e FG em um frame,e quer dar um role nesse ambiente,em uma animação...é só salvar o calculo do GI e FG...q ficará perfeito,mas isso se os objetos ficarem no mesmo lugar...se eles mexerem de posição acontecerá oq já falaram...vai ficar errado... abraço
Pois eh, o erro q ocorre eh o seguinte: o bjeto anda porem a sombra fica no mesmo lugar. Se o FG salvase o calculo de uma maneira q podese ser aproveitado em um Walktrougt seria uma maravilha para economizar tempo de render =(. Mesmo com maquina BI processada e tudo mais fica dificil animar e ter um resultado satisfatorio. Se alguem souber algo à respeito, compartilhe ! abracos !
pelo q eu sei,isso num é erro não... se o objeto move,vc tem q calcular cada frame,é só não salvar o calculo...
Po rapaziada só to vendo vc's discutir o assunto ai, sem querer interromper algum de vc's me explica o que é um mapa de FG, como que faço para diminuir o tempo deste jeito e se tem outras formas.
Felicitações. Almeida Alcantara.
Oi gente, tudo bem? Se os objetos não se movem e só a câmera passeia pelo ambiente, você pode usar o Photon Map para fazer isso, porque ele não é View Dependent, vai calcular a cena toda. Mas o Final Gather é View Dependent, não tem como ele calcular a cena toda, terá que calcular a cada Frame. Mas no caso de usar só Photon Map, não fica legal, então, se for para fazer isso, é muito mais fácil, muito mais rápido e fica muito melhor se fizer um Bake de texturas. Porque os efeitos de GI, Caustics e tudo mais serão mesclados com as texturas, então, vai renderizar super rápido. Mas nada pode se mover, apena a câmera. O render será no tempo do Scanline ou menos, se mesclar as sombras também, e terá qualidade de render profissional. Se é uma animação de verdade, onde tudo se move, ou mesmo que seja apenas um objeto, tem que renderizar direito, porque a posição do objeto muda completamente a interação da iluminação na cena. E tem que renderizar com qualidade, porque a imagem que parece estar boa, vai dar flicker de GI na animação depois. Animação 3D de verdade com efeitos modernos de iluminação depende de muito poder de processamento, um PC é pouco por melhor que seja. Só muitos PCs em rede vão permitir diminuir o tempo de render nestes casos. Abraços
Olá André Eu jah conhecia esse sistema onde o calculo é guardado sem q os objetos se movam, porém vi isso no Vray, existe algum tutor com walk trought no mental ray ? existe algum tutor onde ensine a fazer esse sistema de mesclagem para agilizar o render ? obrigado! e parabens pelo exelente site !
Oi Anderson, tudo bem? No Mental Ray isso só é possível usando apenas o Photon Map, que apesar de ser melhor do que o Photon Map do V-Ray, ainda vai deixar os cantos dos objetos um pouco escuros. É possível fazer, mas a qualidade será inferior a obtida no V-Ray. Porque o V-Ray usa um outro sistema de suavização do mapa de Photon chamado Irradiance Map, ele permite guardar várias partes da cena renderizando em cima do mesmo mapa. O Final Gather, que é o sistema de suavização de Photons do Mental Ray é muito mais preciso e refinado, mas não aceita esse incremento sobre o mesmo mapa, então, ele sempre terá que ser recalculado. Agora, o lance do bake de texturas é bem simples, só precisa criar um mapa de textura para cada parte da cena, por exemplo, se tem duas paredes de tijolos, terá que fazer duas cópias do mapa, uma para cada parede, porque os efeitos que cada uma vai receber será diferente. Depois tem que configurar o Render To Texture que está no menu Rendering. Nele é necessário definir os efeitos que deseja mesclar e onde salvar. Você encontra uma referência completa sobre a janela do Render To Texture no Help do Max. Mas eu já vi um tutorial sobre isso no site Evermotion. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 324

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.