Como melhorar essa animação?

Por: epora  

Em: 24/08/2006 15:04

Olá pessoal, tudo bem?? Estou postando aqui uma animação simples com movimento só de câmera, feita com o v-ray seguindo os passos já comentados no site. Na verdade não dá pra visualizar bem o que vou falar, mas acho que dá pra ter uma idéia: Existe uma planta ao fundo, perto da piscina, ela fica variando bastante nos pigmentos dos pixels fica meio que "piscando". Infelizmente o site que hospedei a imagem deu uma baixada na qualidade do vídeo, por isso não está tão gritante, mas no vídeo original isso está me incomodando. Alguem sabe como eliminar isso?? Outra coisa: queria poder "Animar" o noise que coloquei na textura da água, isso seria possivel? ou teria que aplicar o noise na água mesmo, e assim perderia o mapa do GI já calculado, pois haveria movimentação de elementos na animação?? link do vídeo: http://s91.photobucket.com/albums/k292/epura/?action=view&current=animao.flv&refPage=&imgAnch=imgAnch1
Oi Epora, tudo bem? Esse batimento é chamado de Flicker e acontece quando as configurações de renderização estão com baixa qualidade. O render não calcula tudo minuciosamente, caso contrário, levaria muito tempo, então, de acordo com a qualidade definida, ele calcula uma área e estima a área ao redor. Quanto menor é a qualidade, maior é a área que ele estima e maior é a taxa de erros. Dessa forma, a solução de iluminação muda a cada frame, formando os flickers quando o vídeo está sendo exibido. Tem que renderizar com muito mais qualidade de GI. Se está usando incremento, tem que renderizar muitos incrementos ali na planta, porque ela é muito detalhada. Sobre criar outros tipos de animação junto, vai causar erros, a não ser que renderize o vídeo de verdade, calculando todos os frames, porque incremento só serve quando apenas a câmera é animada, mais nada. Abraços
Olá André, tudo bem?? Estou postando a configuração do render, achava que em medium-animation era suficienta, mas parece que não!! Desculpa, não entendi o termo "incremento", poderia me explicar o que seria isso no render? Obrigado pelos esclarecimentos!
Dei uma olhada melhor e vi o que é "Incremeto", só não sei ainda como ele funciona direito. Me corrija se estiver errado: Multiframe Incremental- faz com que seja criados outros mapas de GIs se houver necessidade (foi isso que li), mas fiz um teste aqui com uma aminação sem nada se mover, nem mesmo a câmera!! E mesmo assim ele calcula o GI em todos os frames. Então ele sempre gera outro GI, mesmo que não seja necessário? Tbm não entendi com funciona o Add to current map e o Incremental to curret map. Existe uma maneira de eu salvar o GI da minha animação e o v-ray reconhecer que no frame 132 por exemplo, a animação vai precisar de outro mapa de GI diferente, calcular o mesmo e depois ultiliza-lo no restante dos frames?? É pedir muito do v-ray ou isso é possivel??
Bom , vamos lá: USe o Builtin Presets HIGH ....(comece sempre nesse preset e ajuste pra mais ou pra menos se for necessario). Nao use pra cenas externas Lightmap no secondary bounces, use Quasi-monte carlo. Sobre o Irradiance map : 1- Só funciona pra cenas que nao tenham NENHUM movimento a nao ser de camera. 2-Multi incremental, add to current map e etc, tudo isso se refere a o Irradiance map, ele é ESTATICO senao vai dar Ficlker. Quando vc Adiciona ou incrementa dados ao irradiance map, ele passa a ter mas detalhe nao movimento. No caso da sua cena vc pode nao usar o Irradiance map e deixar o Vray calcular o GI de cada frame, ou usar o irradiance map, mas tirando o calculo do GI a agua da piscina e as plantas que se movientam. Faz isso selecionando os objetos , clica com 8:) o botao direito do mouse e vai em Vray properties e desliga o GENERATE e o RECEIVE. Isso vai optimizar muito tempo de render da sua cena, mas vê se vai precisar de mais algum ajuste ok ? Boa sorte .
Quando vcs falam em "incrementar" quer dizer em deixar os valores mais altos com por exemplo: mudar o Builtin Presets do Medium para o High, é só isso? Ou é um comando específico do programa? Obrigado pelas dicas!!
Isso ai, aumentar o numero de fotons da cena, usar mais qualidade no antialazing, maior numero e qualidade de bounces e etc.... Tudo depende de cada cena, vc pode aumentar tudo dai o render vai ficar muito, mais muito lento. Entao vc tem que optimizar a cena, diminuir a qualidade de tudo sem comprometer o render final. É meio "chatinho" mesmo, tem que ficar testando até conseguir achar um ponto de equilibrio entre : qualidade e tempo de render. Eu já consegui mudar, sem perda visual, uma cena de 40 minutos por frame pra 6 minutos. Se eu tivesse mais tempo, quem sabe poderia diminuir ainda mais. Veja aqui mesmo no forum, tem muitas materias sobre configuracao do vray, tem até em portugues. A gnomon tem 2 dvds de treinamentos sobre vray, exteriores e interiores, muito bom os dois dvds por sinal. Boa sorte ai !!!! :D
MEU DEUS E SANTA MARIA Achei q vc tinha gravado na sua casa...meu bom...muito bom...me ensina!!!! hehehehe
Oi gente, tudo bem? Eu gostei muito da idéia do thunndro para resolver o problema da animação da piscina. Retirar ela da iluminação global é uma alternativa interessante, porque permitiria que alguns objetos tivessem uma leve animação num passeio virtual com os mapas de GI pré-calculados. Mas imagino que geraria o problema de diferença de luminosidade, em teoria estes objetos deveriam ficar bem escuros em relação ao resto da cena, que gera e recebe GI. Mas se estes objetos tiverem um material com auto-iluminação, eu acho que a simulação seria perfeita, porque nos mapas de GI pré-calculados guardaria um "fake" de GI destes objetos e no render final eles não apareceriam tão escuros. É um teste muito interessante para fazer. Sobre a questão de incremental que o epora perguntou. Incrementar o Irradiance map significa fazer vários renders da cena com o Irradiance mapa na opção Multi incremental, add to current map. Assim o render vai guardando as informações dessas partes. Dá uma olhada no tutorial sobre passeio arquitetônico no V-Ray, o link está na barra de destaque na página inicial do fórum. Lá explica em detalhes como fazer isso. Abraços
Andre, a ideia era : Tirar os objetos animados da cena e excluir do GI e ilumuniar cada um separadamente, sem essas novas luzes fazerem parte do GI. Pra nao ficar falso, é só seguir a iluminaçào desse render que nao deu certo dele. Eu já fiz isso uma vez, funcionou bem, com um Pneu de carro...só ele mexia na cena, o resto tava estatico. É chato pq vc tem que iluminar na mao, mas já tendo referencia de como ficaria com GI é bemmm mais facil.. VLw :ideia:

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 373

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.