problema com viewport do max - afetando tb o render

Por: zulmar jr  

Em: 29/08/2006 00:30

8:) http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=116827?&sid=42ad34cab1fb5d09f87d5a2853c48165 8:) pessoal alguem sabe pq o meu max de vez em qnto ele não deixa aparecer o restante da imagem na viewport? :? :( e agora nesta renderização aconteceu a mesma coisa! oq sera isso? se prestarem atenção na imagem acima a cena toda esta sendo mostrada... não mudei nada na câmera! e agora neste render q fiz colocando esta luminária ele esta como se CORTASSE, como uma guilhotina no objeto! :( :( estou muito chatiado com isso.... alguem pode me ajudar? obs.: vou colocar umas imagens de viewport para ficar mais claro o problema. por exemplo... esta cadeira esta sem aproximação! desta forma ela fica perfeita... dá para vê tudo. :!: Agora qndo dou um zoom nela ela é "CORTADA".... alguem pode me ajudar? alguem sabe pq esta acontecendo isso aqui no max? :( :( :( :(:( :seila:
DEUS é maior!
Oi zulmar jr O que deve estar ocorrendo é que você está com o Clipping Plane dentro da cena. O Clipping Plane (plano de corte) é um atributo da câmera e existe para permitir que se exclua uma parte da cena. Veja no manual do Max "Common Camera Parameters > Clipping Planes group" Obs: É importante que a câmera não esteja muito próxima dos primeiros objetos da cena. A distância da câmera ao primeiro objeto deve ser maior do que 3 unidades da cena caso contrário este será cortado. Afaste a câmera e feche o ângulo de abertura da lente para obter o mesmo enquadramento. Espero ter ajudado Phy
8:) obrigado pela aula! :( mas não esta ocorrendo isso neste caso! eu no inicio ate pensava q era isso... obs.: se vc der uma olhada na viewport que esta esta cadeira vc ira perceber q trata-se da : Perspective... não é câmera a da câmera! :00: :? - Esta acontecendo isso em todas as vistas: top, left, perspective, câmera etc... todas!
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? O Phy tem razão, com certeza absoluta é o Clipping. A vista Perspective é uma câmera, uma câmera invisível, porque se não fosse uma câmera, não teria perspectiva, a vista seria Isométrica, só as lentes da câmera que produzem o efeito de perspectiva. Mas na vista Perspective você não pode ajustar o Clipping, tem que criar uma câmera, eu odeio trabalhar com Clipping manual. Esse é apenas um dos trocentos problemas que acontecem por trabalhar com coisas em escala real no Max. Eu aposto a minha mãe que o seu modelo está em escala real. :) Porque é bem típico disso, ainda mais acontecendo na Perspective. O Max não fica bom para trabalhar quando a cena é muito menor ou muito maior do que o mundo padrão dele, é o que acontece quando trabalha em escala real, tudo fica muito pequeno para o tamanho padrão do mundo, um monte de coisas que nunca precisaria ajustar nos recursos do programa, terão que ser ajustadas para se adequarem a esta escala. Abraços
8:) Andre Vieira: - Então ja sei q o buraco e mais embaixo ou em cima :-P ... pq se um programa do porte do 3ds max tem a possiblidade de se trabalhar com escala no mundo real e tem um parâmetro q o usuário não tem acesso então fica complicado. - :lol: ja sei desta caracteristica q vc falou: - trabalhar com escala default do max! mas como a maioria das coisas q faço esta voltado para o uso de maquetes eletrônicas - escala do mundo real: metros ou centimetros. - dai fica complicado trabalhar com escala default! EXemplo: sei q vc ja falou q a escala do default do MAX é +/-13 vezes o tamanho do mundo real! mas veja bem... vc sabe q arquiteto é muito indeciso, vive trocando de tamanho as coisas, principalmente qndo olha a maquete pela primeira vez - quase sempre ele diz: - achei muito PESADO esta parede ou viga etc... tira ela de 50cm e coloca ela com 15cm! :seila: :00: - É por isso q trabalho com escala do mundo real pois ainda não achei uma maneira simples de fazer alterações de tamanho senão estiver trabalhando com este tipo de escala... obs.: antes qndo ia setar a iluminação no mental ray eu ESTICAVA toda a cena, mudava a escala para default do max... so depois iluminava e aplicava os materiais... mas depois da renderização o arquiteto quer q eu faça mudanças nas dimensões de alguns objetos - dai é um saco! O q fiz foi estudar bem o mental ray para seta-lo em qualquer escala :) dai acabaram os problemas com setagem de render... - Mas este problema do MAX q corta a imagem na perspective ainda não resolvi! :( OLHA ESTA: - Um colega de outro forum de maquete eletrônica: Daniel Batista / Canoas RS disse: [i:c1eb8760cc]Voltando ao problema do perspective que corta... Eu acho que é um problema recorrente no Max... Eu pessoalmente, não curto modelar, ou mexer nos objetos com perspective... Uso somente o User... dai não tem erro... se preciso visualizar alguma coisa internamente, prefiro isolar o objeto e trabalhar com user, do que ficar usando perspective... Espero ter ajudado... t + [/i:c1eb8760cc] 8:) andei fazendo uns testes aqui e.... com o USER não esta cortando nem a PAW! :D :) :shock: :P :wink: valeu a dica! o User ainda deixa a vista Isométrica sempre?... oq não acontece com a vista perspective. Acho q vou começar a trabalhar so com o USER, tenho q me adaptar! a grande vantagem da vista perspectiva era: - se o objeto esta selecionado qndo vc navega usando o Arc Rotate (aquelas setinhas de pan de giro) o objeto fica no centro da tela. Agora se vc esta usando a vista USER isso não aontece! :seila: a maneira q achei para resolver este problema qndo estou usando o Arc Rotate + vista USER foi ficar com o dedo na tecla "z" enquanto giro a visualização do USER. :wink: :? será q tem uma forma melhor de deixar o objeto no centro da TELA sem usar a tecla "Z" qndo estiver usando o User? :? :ideia: vc tem alguma dica de como resolver este problema na vista perspective?
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? O Max não foi feito para trabalhar em escala real e nem com projetos sobre medida, ele foi feito para animação artística em vídeo, porque se fosse para projetos técnicos, tudo estaria configurado por padrão para trabalhar nessa escala. Então, tem que dar um desconto quando está falando de projetos nele. Mas tudo que você disse tem solulção fácil no programa, é só uma questão de usar as ferramentas e os processos adequados. A única coisa que não tem solução é essa questão dos arquitetos não saberem o que estão fazendo e ficarem mudando toda hora. Foi um dos motivos que eu desisti de trabalhar com maquete. Eu acho que no mínimo o arquiteto deveria saber desenhar e deveria fazer uma perspectiva a grafite para ver como ficou o projeto, se ele não tem condições e competência de perceber essas coisas na planta baixa do projeto. Porque um arquiteto (engenheiro) competente, percebe essas coisas diretamente na planta baixa, o cara vê o projeto inteiro em 3D na cabeça enquanto desenha. Aquiteto que trabalha por tentativa e erro tem que estudar muito ainda. Eu entendo perfeitamente o seu problema de modificar as coisas quando o arquiteto é tosco. Realmente é um problema grave, porque as vezes é mais difícil modificar do que fazer de novo. Eu acho que tem que cobrar pelas modificações, caso contrário, eles folgam em você. Neste caso é muito importante que você trabalhe em escala real mesmo, porque assim poderá usar o File Link Manager e fazer as modificações com precisão no AutoCAD preservando tudo que fez no Max. Vai poder modificar rapidamente, com precisão e sem ter que refazer as coisas. Se aumentar a escala quando chegar no Max, nunca vai encaixar as modificações, ai complica demais. É melhor sofrer os problemas de trabalhar em escala real no Max, porque tudo tem solução quanto a estes problemas, a questão é o trabalho, porque terá que modificar muitos parâmetros que não seriam necessários, por exemplo, o Bias do RayTrace, porque com o valor padrão, aparece defeitos nas sombras de coisas em escala real, pois são menores do que a tolerância do RayTrace. Sabendo de todos estes problemas e sabendo onde ajustar, tudo bem, não tem erro de trabalhar em escala real. O problema é quando a pessoa é iniciante e não conhece o Max, ai fica impossível, porque nem entenderá que o problema é com a escala. Como este não é o seu caso, basta lembrar das coisas que precisa ajustar e boa. Quanto a questão do Perspective, não é comum que a pessoa trabalhe na vista Perspective, pois ela é apenas para visualização, certamente é muito melhor trabalhar em vistas Isometricas, como a User por exemplo, acho que todo mundo trabalha assim, é horrível trabalhar na Perspective. O Max só cria essa vista até você colocar uma câmera na cena, igual acontece com as luzes de serviço. Você também não pode modificar os parâmetros das luzes de serviço, mas elas só estão lá para a cena não ficar toda preta até você criar as suas luzes, o mesmo acontece com a Perspective. Para ver a cena tem que criar uma câmera e renderizar por ela, nunca vai renderizar pelo Perspective, então, tudo bem. Claro que terá que ajustar o Clipping da câmera, para não cortar os objetos, mas assim tudo fica legal. Certamente os objetos não são cortados na vista User, como eu disse na outra mensagem, isso só acontece em vistas de perspectiva, como a vista da câmera e a vista Perspective. Porque só quando tem lente que corta, ele corta porque o objeto já entrou dentro da lente, de tão próxima que a câmera está, por isso que o Phy falou para não deixar objetos mais próximos do que 3 unidades, porque entra dentro da câmera e aparece este defeito. Sobre rotacionar o objeto, é muito simples, basta segurar o Arc Rotate e escolher a última opção, Sub_Object se não me engano. Assim, basta selecionar um objeto antes de usar o ArcRotate, o eixo de rotação será o objeto, o mesmo vale para Sub_Objects, se estiver com um vértice selecionado, a vista vai girar em torno deste vértice e as coisas não vão sumir da tela quando rotacionar. OBS: Se não tiver nada selecionado, o eixo é o centro do "mundo" do programa, então, se as coisas estiverem bem no centro (0,0,0), mesmo sem nada selecionado, a rotação será em torno dos objetos. Ufa, acho que é mais ou menos isso. Abração
"Andre Vieira" disse: ... não seriam necessários, por exemplo, o Bias do RayTrace, porque com o valor padrão, aparece defeitos nas sombras de coisas em escala real, pois são menores do que a tolerância do RayTrace. Sabendo .... Abração
8:) OBRIGADÃO pelas explicações, sou muito grato a vc! ja que o muito do pouco que sei do mental ray devo em grande parte a suas explicações... sejam no forum ou nas matérias das revistas. 1)_O local q tenho q alterar o Bias é aqui? 2)_Tenho q trocar de todas as luzes individualmente? 3)_Qual o valor q devo colocar, se estiver trabalhando em metros? obs.: tai uma boa sujestão de tutorial ou materia para o site! [i:c4f56866c7]- Mudanças de configuração do 3DS MAX para se trabalhar em escala real![/i:c4f56866c7] ... pois sei q muita gente como eu, é forçado, praticamente, a trabalhar em escala real. obs.: segue mais um UP da cena:
DEUS é maior!
Olá, Zulmar Jr! Olha, deixo a resposta para alguém mais experiente como o André! Vc poderia trabalhar com as medidas padrão do Max e usar uma medida equivalente a metros! Exemplo, pega 100,00 (inches? não sei direito o nome da medida default do Max), usa como se representasse 1 metro em escala real! Daí, vc já saberia que um objeto com: 120,00 = 1 metro e 20 centímetros 150,00 = 1 metro e meio Pode ser também: 1000,00 = 1 metro 1500,00 = 1 metro e meio Já fiz muito isso!
Oi Zulmar, tudo bem? É exatamente esse Bias que eu estava falando, mas veja bem, tem que testar. Eu não sei se com o Mental Ray daria o problema que dava no render padrão quando eu trabalhava com maquete, o RayTrace do Max recebeu melhorias nos últimos anos também, não sei se ainda ocorre aquele problema de distanciamento da sombra, porque já faz um bom tempo que não trabalho com maquete e não uso escala real, só raramente em simulações físicas. Mas se não acontece exatamente este problema, tem vários outros em várias outras áreas do programa que devem acontecer ainda. Mas certamente muitas coisas foram melhoradas nos últimos anos, pois cada dia o Max e o AutoCAD ficam mais integrados, acho que estão caminhando para isso. Lembra da matéria "Do CAD para o Max" que tinha na seção Matérias antiga? Nem coloquei nessa versão do site porque agora vai numa boa em DWG com perfeição. Eu preciso brincar um pouco de fazer maquete para me atualizar nessas coisas, é que faz quase dois anos que não tenho mais tempo para nada, nem para ir no banheiro direito. :) Não sei como minha noiva não me deu cartão vermelho até agora. :) Por fim, eu fico realmente emocionado e agradecido pelas suas palavras, fico feliz de saber que ajudei de alguma forma, mas pode ter certeza que o que você sabe foi fruto do seu empenho. Abração
Eu estou tendo o mesmo problema em relação ao câmera perspective cortar os objetos. Resolvi experimentar a User, mas em cenas internas é impossível!!! Ela não consegue "atravessar" a parade mesmo dando zoom. O que eu faço? Value

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 374

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.