Oi Zulmar, tudo bem?
O Max não foi feito para trabalhar em escala real e nem com projetos sobre medida, ele foi feito para animação artística em vídeo, porque se fosse para projetos técnicos, tudo estaria configurado por padrão para trabalhar nessa escala. Então, tem que dar um desconto quando está falando de projetos nele.
Mas tudo que você disse tem solulção fácil no programa, é só uma questão de usar as ferramentas e os processos adequados.
A única coisa que não tem solução é essa questão dos arquitetos não saberem o que estão fazendo e ficarem mudando toda hora. Foi um dos motivos que eu desisti de trabalhar com maquete.
Eu acho que no mínimo o arquiteto deveria saber desenhar e deveria fazer uma perspectiva a grafite para ver como ficou o projeto, se ele não tem condições e competência de perceber essas coisas na planta baixa do projeto.
Porque um arquiteto (engenheiro) competente, percebe essas coisas diretamente na planta baixa, o cara vê o projeto inteiro em 3D na cabeça enquanto desenha.
Aquiteto que trabalha por tentativa e erro tem que estudar muito ainda.
Eu entendo perfeitamente o seu problema de modificar as coisas quando o arquiteto é tosco. Realmente é um problema grave, porque as vezes é mais difícil modificar do que fazer de novo. Eu acho que tem que cobrar pelas modificações, caso contrário, eles folgam em você.
Neste caso é muito importante que você trabalhe em escala real mesmo, porque assim poderá usar o File Link Manager e fazer as modificações com precisão no AutoCAD preservando tudo que fez no Max.
Vai poder modificar rapidamente, com precisão e sem ter que refazer as coisas.
Se aumentar a escala quando chegar no Max, nunca vai encaixar as modificações, ai complica demais.
É melhor sofrer os problemas de trabalhar em escala real no Max, porque tudo tem solução quanto a estes problemas, a questão é o trabalho, porque terá que modificar muitos parâmetros que não seriam necessários, por exemplo, o Bias do RayTrace, porque com o valor padrão, aparece defeitos nas sombras de coisas em escala real, pois são menores do que a tolerância do RayTrace.
Sabendo de todos estes problemas e sabendo onde ajustar, tudo bem, não tem erro de trabalhar em escala real.
O problema é quando a pessoa é iniciante e não conhece o Max, ai fica impossível, porque nem entenderá que o problema é com a escala. Como este não é o seu caso, basta lembrar das coisas que precisa ajustar e boa.
Quanto a questão do Perspective, não é comum que a pessoa trabalhe na vista Perspective, pois ela é apenas para visualização, certamente é muito melhor trabalhar em vistas Isometricas, como a User por exemplo, acho que todo mundo trabalha assim, é horrível trabalhar na Perspective.
O Max só cria essa vista até você colocar uma câmera na cena, igual acontece com as luzes de serviço. Você também não pode modificar os parâmetros das luzes de serviço, mas elas só estão lá para a cena não ficar toda preta até você criar as suas luzes, o mesmo acontece com a Perspective.
Para ver a cena tem que criar uma câmera e renderizar por ela, nunca vai renderizar pelo Perspective, então, tudo bem.
Claro que terá que ajustar o Clipping da câmera, para não cortar os objetos, mas assim tudo fica legal.
Certamente os objetos não são cortados na vista User, como eu disse na outra mensagem, isso só acontece em vistas de perspectiva, como a vista da câmera e a vista Perspective.
Porque só quando tem lente que corta, ele corta porque o objeto já entrou dentro da lente, de tão próxima que a câmera está, por isso que o Phy falou para não deixar objetos mais próximos do que 3 unidades, porque entra dentro da câmera e aparece este defeito.
Sobre rotacionar o objeto, é muito simples, basta segurar o Arc Rotate e escolher a última opção, Sub_Object se não me engano.
Assim, basta selecionar um objeto antes de usar o ArcRotate, o eixo de rotação será o objeto, o mesmo vale para Sub_Objects, se estiver com um vértice selecionado, a vista vai girar em torno deste vértice e as coisas não vão sumir da tela quando rotacionar.
OBS: Se não tiver nada selecionado, o eixo é o centro do "mundo" do programa, então, se as coisas estiverem bem no centro (0,0,0), mesmo sem nada selecionado, a rotação será em torno dos objetos.
Ufa, acho que é mais ou menos isso.
Abração