Faces trianguladas

Por: Rafael.Antunes  

Em: 03/09/2006 02:36

Ola.. Importei um modelo, e as faces vem tudo trianguladas, queria saber se nao tem um modificador ou uma feramenta, sei la, q tire essas faces trianguladas para faces quadradas... nessa foto acho que explica melhor http://img101.imageshack.us/img101/4544/designpodrejl4.jpg
Rafael R.P Selecione o objeto, vá em MODIFY e vc notará que este objeto é um Editable Mesh... Para tirar a TRIANGULAÇÃO das faces, converta ele pra Editable Poly... isso acabará com esses triângulos nas faces e reduzirá consideravelmente o número de faces do seu objeto, tornando-o assim muito mais leve... Para convertê-lo em Editable Poly, selecione o objeto e clique com o botão direito do mouse, vá em Convert to / Convert to Editable Poly... pronto, sumiram as faces trianguladas do seu do seu objeto. Para vc fazer uma comparação em relação ao número de faces antes e dps da conversão, selecione o objeto (antes de convertê-lo) clique com o botão direito e vá em PROPERTIES... e veja o número de faces do objeto, dps converta para Editable Poly e veja de novo o número de faces... as vezes isso pode não parecer muito, mas se este objeto for usado muitas vezes, com certeza no final a diferença será grande... imagine se isso fosse um prato por exemplo, e vc tivesse 50 pilhas de pratos com 50 pratos em cada pilha... faça as contas.. rss! Bom... é isso ai velho. Espero que tenha ajudado! Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi Rafael.RP O procedimento normal neste caso é selecionar o objeto (que deve ser um Editable Mesh), escolher o sub objeto EDGE (Aresta) clicando no botão EDGE em Modify > Selection e selecionar as arestas que você não quer que apareçam, em seguida clicar em Invísible em Surface Properties, isto fará com que as arestas selecionadas não sejam mostradas. Oi Juliano Azeredo Desculpe mas você está equivocado. O recurso de converter para Editable Poly altera por vezes a apresentação do modelo mas apenas quando se está usando o driver de Direct 3D. Na verdade o objeto em sí não é modificado, não é alterado o número real de faces ou arestas mas apenas o número de arestas visíveis. Para efeito de cálculo o objeto permanece o mesmo. Qualquer modelo poligonal é básicamente sempre constituido por triângulos, a apresentação como quadriláteros é apenas uma maneira do programa mostrar a peça. Espero ter esclarecido Phy
Phy Em relação ao numero de faces, creio q altera sim... pelo menos ao ir tanto em Properties ou Sumary Info, o número todal de faces em geral é reduzido drasticamente ao converter um Mesh em Poly... Não sei se existe alguma outra forma de obter esse tipo de informação em relação aos objetos... mas gostaria que vc fizesse um teste, pode ser? Lhe enviarei o objeto o qual usei como exemplo acima... ele é um arquivo .3DS, ou seja, ao importarmos para o Max ele vem como Mesh (1200 Vertices / 2428 Faces) dps ao convertê-lo para Editable Poly (1200 Vertices / 902 Faces) Me mande seu e-mail pro meu privado, que lhe envio o arq. Se eu estiver errado por favor me corrija, blz? Abraços Arq. Juliano Azeredo
Juliano Azeredo Eu ja convertia objetos para Editable Poly e numca diminuia uma ciquer face. nao sei como voçê fez isso. Phy Eu fasia isso... alias, em vez de clicar em Invísible eu convertia para Editable Poly e selecionava as edges e clicava em remove, ficava a mesma coisa. Não tem um jeito que remova todas as edges que estao na imgem q coloquei ali numa vez só? Em vez de selecionar todas as edges??? --- Juliano Azeredo, ja mandei meu email pro teu privado --- Valeu pela atenção
Rafael... acabei de te mandar um email com o arquivo que usei, blz? Faz o teste e dps posta o resultado aqui, oks? Se puder me manda o objeto q vc tah com esse problema pra mim testa tbm.. Abraços!!
Oi gente, tudo bem? Sobre a questão de alterar o número de faces entre Poly e Mesh, não altera de forma alguma. O Poly não é um Optimize, ele só mostra as faces de forma diferente, o que dá um valor exatamente com a metade do número de faces do Mesh, mas na verdade tem a mesma quantidade de faces do Mesh, só que está mostrando metade delas. Quem conhece bem o Max e modelagem desde antes do Max 4 sabe disso, quem começou depois do Max 4 e foi direto para Poly, não percebe isso. Tudo no 3ds max é feito com faces triangulares, não existe face quadrada e de nenhum outro número de lados, só existem faces triangulares, porque é a céluca das faces 3D, é a menor face que pode ser criada. Agora, quando está no sistema Poly, o programa faz uma ilusão escondendo as edges diagonais e trabalhando o posicionamento delas automaticamente, para o usuário não perceber que elas estão ali, só que é muito importante saber que elas existes, caso contrário, fica difícil de refinar modelos detalhados. Em vez de ver o número de faces selecionadas no próprio menu do Poly ou no Summary Info, use o utilitário Polygon Counter que está no botão More dentro do menu Utilities, ele vai mostrar o número certo de faces do objeto independente do sistema de modelagem usado. Agora, como o sistema Poly força a modificação das Edeges diagonais, dependendo das Edges que esconder no objeto quando estiver em Mesh, vai diminuir a quantidade de faces pela disposição diferente das Edges depois de convertido em Poly, mas será uma redução pequena e pode criar artefatos na superfície. Isso é fácil de testar num Box com 3x3 segmentos convertendo em Mesh, escondendo das Edges e convertendo novamente para Poly. Vai passar de 48 para 36 faces. Voltando para Mesh e selecionando as Edges será posível ver a distribuição diferente por ter transformado dois polígonos em apenas um. Sobre a questão de esconder as edges diagonais das faces coplanares, é bem simples, mas só tem no sistema Mesh, não tem no sistema Poly. Basta converter o objeto para Mesh e clicar no botão Auto Edge dentro do menu Surface Properties, mas a quantidade de faces será a mesma, apenas vai mostrar de forma diferente. Abraços
André Vlws o toque mesmo velho... mais uma q aprendi!! E que bom que vc está sempre atento não deixando a gente falar besteiras hauhauhau!!! Abraços!!
Oi Juliano Azeredo Meu email é [email protected] , mas acho que já deu para entender o que ocorre pela explicação do André. Oi Rafael.RP É melhor usar o recurso Invísible do Edit Mesh, o Remove do Edit Poly é uma função diferente e pode alterar a topologia do modelo. Oi André O recurso Auto Edge não funciona adequadamente em qualquer modelo, pode funcionar bem em modelos de arquitetura onde a maioria das faces são coplanares ou com ângulos de variação de superfície bem definidos; mas a margem de erro é grande principalmente em objetos orgânicos importados ou com topologia compléxa e é comum ter que ser revisado, por isto apesar de mais trabalhoso recomendei o uso do botão Invísible. Abração Phy
Juliano Azeredo Fiz o teste, e nao deu nada...mesma coisa. Mas valeu pela atenção Phy Valeu pela dica Andre Vieira Valeu pela dica também

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 372

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.