Prism photon (mental ray)

Por: Marco Tomaselli  

Em: 04/09/2006 01:31

Falai galera,blz? alguem conseguiu usar o prism photon, aquele pluguin para decomposição de luz no caustics?? Eu peguei um shader mental ray,no surface um glass(lume) em photon coloquei esse pluguin prism ...mas o caustics fica normal...com a cor normal dele... fiz alguma besteira? valeu
No meu caso, eu sequer consegui fazer aparecer o shader na lista Material/Map Browser. O shader não aparece em lugar nenhum. Eu coloquei o DLL e o MI onde é dito pra colocar. Já reiniciei o MAX várias vezes, já troquei de lugar os DLLs e MIs e NADA. ----- Acabei de conseguir. Tem que criar um material Mental Ray, e o shader só aparece para ser colocado na seção Photon (normalmente onde colocamos o Photon Basic ou Dieletric Material). Fiz uma teapot, coloquei uma MRspot só com photons (sem luz) e ficou psicodélico :-P
Oi gente, tudo bem? O Prism Photon é bem legal né? Eu já deveria ter colocado junto com os outros Shaders, mas preferi colocar depois para chamar mais atenção, porque é um Shader bem legal. Não tem segredo para usar não, é só fazer um material gerar caustics refratário, como qualquer vidro, mas em vez de usar um Photon Basic ou um Dielectric, você usa o Prim Photon, nas configurações dele você pode definir o grau de abrerrações cromáticas que a decomposição da luz vai criar. Abraços
cheguei hoje no trampo...fiz a mesma coisa ,e de cara funcionou... alguma coisa na minha cena devia estar errada.... achei bem legal mesmo esse shader.... abraços
Oi Marco, tudo bem? Fica bem legal fazendo o vidro com um Shader que gere essas aberrações cromáticas também, como o Diffraction ou o L-Gem, o problema é que estes Shaders são muito pesados para renderizar. Abraços
Eu sinceramente adorei os shaders mais ateh agora nao consegui instalar nenhum, tentei no max 7 e nada, baixei a demo do max 8 e nada tambem, copiei certinho para pasta auto-load como o tutor no site, apezar de aparecer na ista de materiais os shaders aparecem pretos e nao peritem serem aplicados a nenhum objeto. alguem tem alguma dica ?
Oi Anderson, tudo bem? É bem tranquilo para instalar e encontrar no programa. Agora, para usar depende muito do Shader e depende de saber compor os materiais no Mental Ray. Para instalar você só precisa colocar o MI no Include e o DLL no Shader. O Shader vai aparecer no Material Map/Browser, mas como acontece nos mapas do Max, os Shaders só aparecem nos Slots que eles podem ser aplicados. Então, se você clicar no Diffuse do material, por exemplo, só aparecem os Shaders que podem ser aplicados no Diffuse, não aparece um Shader de Photons ou de lentes, porque eles não podem ser aplicados no Diffuse, entende? O Prism Photon só aparece no slot Photon do menu Mental Ray Connection ou no slot Photon do material Mental Ray. Se você quiser ver todos os Shaders do Material/Map Browser sem essa limitação de onde será aplicado, basta abrir o Material/Map Browser pelo botão Get Material no Material Editor, assim, nenhum Slot foi definido e o Max vai mostrar todos os Shaders disponíveis. Os Shaders funcionam no Max 7 e 8 sem problemas, para os Shaders aparecerem é preciso habilitar o Enable Mental Ray Extensions dentro da janela Preferences > Mental Ray. Leia a primeira matéria sobre Mental Ray na seção Artigos da Três D1, lá eu explico como habilitar o Mental Ray e explico os primeiros passos para trabalhar com os Photons. Abraços
Olá pessoal, Fiz um teste com o shader Prism Photon, com uma cena que foi fornecida por um usuário no fórum do Maxwell Render, com dois prismas. Minha intenção era tentar reproduzir a cena original do Maxwell, mas com o Mental Ray. Aqui está a imagem: Usei uma Skylight com um HDRI para iluminar a cena, além de uma MRspot dentro da caixa fina emissora da luz.
Oi Fabiocd, tudo bem? Muito legal o seu teste, o Shader Prism Photon é muito legal. Tem vários Shaders legais lá na seção de Shaders do site. Estes reflexos coloridos nos seus prismas são dos photons ou você usou um Shader para criar aberrações cromáticas no vidro? Se não usou, dá uma olhada lá na seção Shaders, tem o L-Gem e o Diffractor que faz este tipo de efeito na superfície do vidro, mas é pesado para renderizar. Sobre o Box que emite a luz, para ficar 100%, aplique um material auto-iluminado naquele Box, pega o Shader Glow da Lume e aplica no Self-Illumination do material, habilita o Self-Illumination para trabalhar com cor e aumenta o valor do brilho no Shader Glow para 10, por exemplo. Renderiza com o Final Gather habilitado e veja como fica. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 364

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.