Rig da cauda?

Por: Estrazulas  

Em: 07/09/2006 00:26

Desculpem, mas tenho outra duvida: Como faço o rig da cauda?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Olá Estrazulas, tudo bem? Existem várias formas de você rigar esta cauda. Irei te passar duas sugestões: - Você realiza o RIG com o mesmo processo do corpo, onde a cauda irá dobrar, você adiciona um IK Chain e associa ele a um Dummy ou a um Spline. Dependendo você poderá alterar a hierarquia dos bones da cauda mesclando-os com Spline. Assim você terá uma nova hierárquia envolvendo um Bone linkado em uma Spline que será linkada no Bone anterior que por sua vez estará linkado em outra Spline que estará linkada com o Bone anterior e assim por diante. - Você pode criar um Spline IK do início ao fim da cauda para se ter um movimento semelhante com o de um corpo de uma cobra. Nos Tutoriais que vem com o 3Ds MAX tem um exemplo dessa técnica, que está em: 3Ds MAX 8 Tutorials --> Specialized --> Bones & IK --> Rigging --> Basic Rigging --> Use Spline IK Qualquer dúvida, estamos aí... Espero ter ajudado!
Sergio Feitosa
Oi Estrazulas, tudo bem? O melhor para criar a cauda é com o Spline IK Solver mesmo. Ele foi feito justamente para isso. E o legal é que você pode aplicar um Flex na Spline que controla o IK, assim, a cauda nem precisa ser animada, o Flex faz o cálculo automaticamente dos movimentos secundários baseado no movimento do personagem. Montando junto com um Rig e usando expressões para controlar melhor, fica 100% e não precisa nem encostar na cauda durante a animação. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 371

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.