Duvidas com mapeamento.

Por: Estrazulas  

Em: 21/09/2006 08:58

Valeu gente... Oi Andre, eu já mapeei com UVW map e o Texporter, eu sei que funciona bem mas como eu pinto a textura(de lagarto) de modo que não fique emendas nas partes do modelo onde muda o mapa? No Unwrap UVW, da para editar e unir as partes, já vi isso em tutoriais, mas uando o Texporter os mapas ficam separados e não da para editar. dá para usar o unwrap para cada parte mapeada, edita-las separadamente e depois unil-as? abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
OI Estrazulas, tudo bem? Ai é uma questão da sua habilidade e conhecimento de PhotoShop. Lá você poderá ajustar para não aparecer emendas. Mesmo que use o UnWrap, a malha será aberta, mas raramente ficará todas as partes juntas, porque não fica bom. E mesmo que junte todas as partes, ainda ficará uma abertura de fora a fora no corpo, que é onde a malha se encontra com o outro lado, então, tem que pintar com cuidado para ficar legal nessas áreas. Abraços
Eu achei que a solução era mesmo na pintura, mas poderia ter outras soluções, por isso perguntei. Então... Mãos a obra, vou começar a pintar no Photoshop... seja o que Deus quizer... hehehe...
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi, deem uma olhada nas imagens abaixo: Ainda estou pintando e ajustando a textura aos mapas, depois farei os bumps e talvez algum reflexo. Está muito dificil ajustar as escamas do corpo com as do pescoço, sempre aparece a divisão dos dois IDs, mas eu chego lá, é só uma questão de paciência. Postem criticas... Lembren-se não, deve ficar realista, para combinar com o filme. Abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Que legal que você está conseguindo, está indo muito bem. Mas essa textura que você quis usar também é de complicar a vida na junção! :) Faça com mapa procedural Cellular, fica idêntico e é procedural, não vai mostrar a emenda. Abraços
Valeu Andre, nunca usei mapa procedural, vou dar uma olhada nos tutos do site para fazer uns testes. Valeu
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
OI André, dei uma olhada no tuto que tu fez pro site, muito legal e pratico... só não entendi uma coisa... Por exemplo o rosto do meu monstro tem duas testuras, a vermelha e as escamas, como reproduzir isso com procedural, não basta aplicar o Cellular pela ID das faces pois as junções das duas texturas vão aconpanhar as faces e ficara com cantos quadriculados... Como eu faço isso? Valeui
Oi Estrazulas, tudo bem? Você não precisa aplicar por ID, pode criar um material Blend com as duas texturas criadas proceduralmente, depois só vai precisar de uma imagem para servir como mapa de mesclagem, será uma imagem em preto e branco que vai definir onde estará cada um dos dois materiais. Assim, a pintura é bem mais fácil, porque só precisa pintar este mapa de Blend adequadamente, os materiais serão com mapas procedurais, que não precisam de mapeamento. Com este mapa de Blend você vai mesclar as duas texturas onde quiser, e pode fazer uma transição suave entre elas, basta borrar um pouco o mapa de Blend no PhotoShop. Testa para você ver, além de ser mais fácil, você vai conseguir um resultado melhor. Abraços
Valeu André... mas pra mim usar procedural maps eu terei que treinar muito em objetos mais simples. Não vai dar tempo pra terminar o monstro, a textura fai ficar com algumas emendas mesmo, o Diretor do video adorou o novo monstro. Agora só falta texturizar as mãos, as garras dos pés e mãos e a crista... depois tenho que fazer os mapas de bump... e só então fazer o rig, o skin, e animar. Tudo isso até o final do ano... será que consigo? Valeu a ajuda...
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Eu fico muito feliz de saber que está dando certo e que o diretor do projeto está gostando, é isso que importa!! Eu acho que você fez muito bem dessa forma, é o seu primeiro projeto deste tipo. Mas no próximo, vale a pena estudar esse lance de usar mapas de Blend e mapas procedurais, porque vai ser bem mais fácil e vai ficar melhor ainda. Quanto ao prazo que você tem para riggar e envelopar o personagem, tenho certeza que você consegue sim, é só se empenhar que vai dar certo. Os Bones e o envelopamento não é difícil, o mais difícil é o Rig, dependendo do que for fazer, eu sugiro que use o Biped, porque quem nunca "riggou" um personagem, costuma encontrar bastante dificuldades na primeira vez, é normal ter que parar e fazer outr do zero, porque de errado. Se usar Biped, os movimentos não serão tão naturais, terá várias limitações, mas será muito mais fácil para animar na primeira animação de personagens. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 520

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.