Duvidas com mapeamento.

Por: Estrazulas  

Em: 21/09/2006 08:58

Valeu andré... Uma vez eu tentei animar um personagem com biped, usando os footsteps, mas eu não conseguia fazer os movimentos dos braços serem diferentes do da caminhada, eles sempre voltavam pra posição de caminhada. Vou me arriscar a usar bones e fazer eu mesmo um rig, eu já fiz parte dele, seguindo o tuto do site escultopintura, mas acho meio complicado, será que o que tu fez no site 3D1 é melhor pro meu monstro? Outra coisa, eu quero animar a cauda, o papo e a crista com o flex, para eles balançarem um pouco conforme ele se move. tem algum tuto, aqui, sobre isso? Desculpe tantas perguntas. abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? O Biped cria Keys nos braços, você precisa editar estes Keys e criar outros para animar de forma diferente. Os Keys para os braços são apenas para dar uma referência, porque eles não se movimentam legal mesmo, tem que editar para ficar legal. A edição só pode ser feita depois do Footsteps aplicados, ou então se estiver animando em Free Form. Sobre o meu tutorial de Bones, eu nem explico quase sobre Rig nele, eu mostro mesmo como criar a estrutura Bone. No Rig eu só uso alguns Bones e links para poder mostrar que se move, mas não entro em detalhes mais complexos sobre isso. Eu pretendo fazer um tutorial só sobre Rig, mas por enquanto não tem nenhum. Na seção de Grupos de Estudo e Colaborações tem dois tutoriais sobre Rig feitos pelo Feitosa e pelo Vympel, dá uma olhada lá. Sobre o Flex, é bem simples, só na cauda que é mais complicado, pois depende do Spline IK. No resto, é só fazer uma seleção e aplicar o Flex. Abraços
Valeu André... Mas vou te incomodar mais um pouco... Agora que o monstro esta pronto eu vou partir pro rig e skin, mas não lembro em que faze e ordem devo aplicar o rig e o skin? Na faze Editable poly? Na faze Meshsmoot? Ou na faze tudo colapsado? Em que ponto eu posso, ou devo, colapsar o editable poly com os mapas e o meshsmoot?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Fico feliz de ver que o seu dino está indo bem assim. Sobre a hora de aplicar o Rig e o Skin, certamente deve ser logo após o Editable Poly, sem aplicar nenhum modificador para subdividir o Mesh, pois se torna muito mais difícil riggar, envelopar, ajustar juntas e animar um personagem em High Poly. A última coisa que vai aplicar é o Mesh Smooth ou o Turbo Smooth. Primeiro faça o Rig da estrutura, para ter certeza que está funcionando corretamente. Depois envelopa com o Skin e ajusta as juntas, nem daria para ajustar as juntas se o Rig não estivesse feito, porque não teria como movimentar corretamente o personagem. Para ajustar legal o Skin depende do Rig já estar feito e bem configurado. No final você não vai collapsar nada, isso é para modelagem, para animar você vai deixar os Modifiers no Edit Stack. Vai animar em LowPoly com o Mesh Smooth desligado, só vai ligar o Mesh Smooth no render final. Se colapsar no final você estraga o personagem, perde tudo que fez. Abraços
Valeu André... Agora é mãos a obra! Quando tiver algum resultado eu posto aqui.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 516

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.