Eleições, Rede Globo

Por: ricardo_phd  

Em: 02/10/2006 09:49

Olá! Estava acompanhando as eleções pela rede Globo, no Domingo, toda vez que aparecia os resultado da apuração de votos para presidente, mostrava um gráfico em 3D na frente do jornalista. Será alguem sabe como aquilo foi construído? Que software foi utilizado? André, você que trabalha em uma emissora de televisão, você não poderia dar uma dica?
só um comentario nao sei que software foi utilizado nao, mas pelo que vi la acho que seria perfeitamente possível fazer no 3dsmax, o ruim seria a interatividade né, teria que fazer as animações com muita rapidez pra dar tempo, mas acho que podem ter feito uma espécie de engine previamente com os elementos grafico e só iam alimentando com os resultadose a engine reagia automaticamente, em opengl ou directx acho, mas posso estar errado, também sou leigo em produção de tv. abraço
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
O interessante q acho tb é o movimentar da camera não influencia na amarração do gráfico na mesa... esse realismo q me chamou mais atenção... na formula 1 eles ainda pecam nisso... qdo a camera movimenta o objeto 3d com aqueles letreiros tem leves movimentos tb, acho q talvez pq a transmissão não ser deles eles não tem total dominio dos movimentos da camera.
Oi gente, tudo bem? Aqui na TV todo mundo está pagando um pau também, porque ficou lindo. Não é qualquer TV que tem a moral de fazer aquilo não. Não pela animação 3D, isso qualquer iniciante faz, seja no Max ou em qualquer outro soft 3D. A questão é justamente a integração do 3D com o real ao vivo em realtime, isso não é qualquer um que faz, porque tem que ter muita grana para investir em equipamento. Tendo a animação 3D, para colocar ao vivo na tela interagindo com o vídeo depende de equipamentos poderosos e bem caros. Eu acho que eles usaram o Frost para fazer isso. A animação dos gráficos foi feita no Max com certeza, porque a Globo trabalha com o Max. Mas para colocar ao vivo ali na mesa dos apresentadores, eu creio que usaram o Frost, que é o mesmo programa que usam nas transmissões da F1. Se for um vídeo gravado, se for gravar os apresentadores e depois poder editar para colocar o gráfico, dá para fazer até em casa com a mesma qualidade e com movimentos de câmera numa boa. O lance é colocar ao vivo em tempo real. Abraços
:lol: :lol: o mais legal é q acho q todo mundo q mexe com 3d, ficou reparando mais da barrinha crescendo do q nos resultados rsrsrs... eu fiquei esperando alguns resultados só pra ver as animações... uma coisa q eu acho legal tb é q nas transmissões de futebol, em q eles colocam o simbolo dos times no gramado, e os jogadores ficam por cima...aquilo eu acho o máximo!!!!
Oi Murcegão, tudo bem? Aquele do futebol é bem mais fácil, porque é só uma projeção e normalmente a câmera não se move, dá para fazer com um GC (Gerador de Caracteres) moderno. Agora, aqueles gráficos em tempo real interagindo com gravação ao vivo, sinceramente, estou babando até agora aqui. Só estou esperando meu chefe entrar aqui e falar que quer igual. Vou falar que só precisa investir alguns milhares de dólares no equipamento de tracker em realtime. Abraços
Para mim, o mais impressionante foi a animação que ficava exatamente encima da mesa, nem tanto os gráficos que surgiam dela! Pareciam realmente estar ali, um laguinho digital junto ao Bonner! Hehehe! Palmas para eles!!!
André Realmente isto é complicado de produzir e custa muito, pesquisei pela internet. Leiam este artigo, Talvez seja isto http://people.csail.mit.edu/wojciech/3DTV/3DTV.pdf#search=%22real%20time%20transmission%20animation%20TV%22 Eu achei isto irado!
Olhe as referências Bibliográfica, tem alguns artigos interessante para lê.
É eu to pensando na parte mais "lógica" de se criar algo assim.. Uma câmera parada.. não tem teria mistério.. Só ter a imagem do campo vazio.. e depois ter a mesma imagem com jogadores no campo.. Com isso fazer a lógica de separar os jogadores do campo é moleza.. e assim colocaria o logo só sobre o campo.. e os jogadores andariam sobre ele.. Me parace "fácil".. A Eva Byte falando no fantástico com a glória maria frente-a-frente.. é gravado e inserido ali.. "fácil" tmb... O "tira-teima" uma câmera fixa em uma posição é que é a "camera tira-teima".. é jogado um plano 3D sobre o gramado no Ângulo da camera.. E deu.. ja se tem todas as distâncias.. depois pegar na cena a distancia entre os jogadores é somar 2+2.. E sabe-se se tá impedido ou não.. Agora oq realmente me assusta.. heheheh.. É o círculo da distância da barreira.. Não tô lembrado agora se a câmera se move.. acho que não.. Só que to lembrado que o círculo surge rápido.. Tem uma falta.. o Cara coloca a bola no lugar.. questão de segundos o circulo amarelo tá formado.. é show.. de ficar de cara mesmo.. :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 569

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.