Eleições, Rede Globo

Por: ricardo_phd  

Em: 02/10/2006 09:49

Mais um na lista dos deslumbrados!!! Esse link postado já dá uma idéia, e era o que eu tinha em mente pra explicar isso!!! Bom, acho que o maior segredo nisso tudo ta na câmera, que é uma câmera especial que na sua base possui um codificador, que transforma os seus movimentos em coordenadas pra se usar em ambiente 3d, só que com restrições de movimentos especificas, pra ficar dentro da área possível. Tendo essas coordenadas, pode se usar em qualquer software que possua um ambiente 3d, sendo possível o uso de vídeos ou objetos 3d, mas em Real Time, como nos jogos, um exemplo disso são os cenários que eles usam, se observar o do fantástico, nem sombra ele tem, apenas as dos próprios apresentadores. Baseado nisso, eles podem fazer a separação como o Amon-Ra colocou, mas em movimento, bastando mapear a área previamente dentro da restrição da câmera! Sendo o campo mapeado e posteriormente codificado, eles podem em tempo real calcular distancia, velocidade, inserir objetos e fazer o tira-teima! quase como num jogo de computador!!! No caso do programa da eleição, acho tb que usaram objetos 3d em real time, pois se observa que são bem simples, e tb seria impossível fazer vídeos específicos, pois eles não poderiam prever os dados antecipadamente!!! Bom, acho que é só, hehhehe Flw!!!
OI gente, tudo bem? Ótimo link ricardo, coloquei lá na página principal para todo mundo ver também. Este assunto é muito legal, a Globo é poderosa, admiro eles por isso, pela competência e pelo investimento em tecnologia, tudo que é de mais novo os caras têm. Somando isso com profissionais super competentes, é uma das melhores televisões do mundo. Minha vida com 3D se deve muito as coisas do Hans Donner, porque sempre adorei as CGs que sairam da cabeça dele e me influenciou muito. Sobre a discussão propriamente dita, eu até entendo o esquema e acho que o soft que controla isso tudo é o Frost, importando as coisas do Max e mesclando com o vídeo em tempo real de acordo com o movimento de câmera. Nem precisa medir tudo, dá para tracker igual fazemos normalmente com vídeo gravado, mas a única diferença é que o soft controla a câmera em tempo real, ou seja, trackeia em tempo real. Mas isso tudo foi num ambiente controlado, num estúdio, ou mesmo num campo, é a equipe da Globo que está fazendo. Eu não entendo como dá para colocar aquelas placas 3D na transmissão da F1. Porque as imagens são geradas por outra emissora, eles só recebem o vídeo. Se for o mesmo esquema, então, tem que dar em qualquer vídeo, sem informação nenhuma da gravação. Entendem o que eu quero dizer? E na F1 a câmera se move também, buscando os carros, enquanto isso a placa fica parada, pode até ter alguns defeitinhos, mas é muito legal. Abraços
no futebol a camera se move tb... parece um movimento preprohramado, mas se move tb... nos jogos europeus isso é ainda mais legal....mas como ele tira os jogadores e coloca a projeção no fundo em tempo real q eu acho bacana....
Acho que o da F1 é feito da mesma forma, eu já li isso e to igual um louco atras do material. A Camera usada nas transmições é a mesma, e envia digitalmente o sinal pras esmissoras, e ai é só iserir o que quiser. Observem que não são todas as cameras que eles usam esse recurso! O mesmo artigo, falava que fica impossivel fazer tracker com marcas, pois elas se perdem muito facil, principalmente quando dá zoom! Flw!!!
Bom dia!!! Sobre esse soft q o Andre mencionou o FROST, qual o fabricante dele? alguem sabe, procurei na net mas não tive muito sucesso não, sera q tem como baixar um trial pra ver como funciona.
Alguns links! http://www.adline.com.br/page.asp?dir=5&to=5&subt=news&id=45 http://www.bbc.co.uk/rd/projects/virtual/piero/index.shtml Esse fala do Xync, mecanismo infravermelho de traking, que calcula os movimentos da câmera e repassa pro software!!! http://www.orad.co.il/page.asp?pagenum=158 Como disse, o segredo ta na câmera!!! Esse é antigo! http://www.4s.com.br/enews/fev05/fev05.htm (Bom pra emissoras de médio porte)
este sistema gráfico Mestro real-time 3D que esta no link do Gill Veloso deve custar uma furna. Sem dúvida a Rede Globo não hesita em qualidade digital.
Para quem não viu.. ta ae o video... Não foi o q passou na noite de domingo q foi com o reporter Marcio Gomes, mas trata-se da mesma animação. No de domingo, os gráficos eram animados e surgiam do "laguinho" no bureau, mas dá pra quem não viu entender do q se trata esse tópico tão comentado. Abraços http://gmc.globo.com/GMC/1,,2465-p-M549952,00.html
Oi gente, tudo bem? Que legal, agora ficou mais fácil de entender, então o lance é na câmera, ai sim, pode ser gravado em qualquer lugar, por qualquer equipe que sempre dará certo. Muito legal isso, eu adorei. Abração
O frost é um dos tantos softs, falhidos da Discreet. Mais se vc procurar no site da Autodesk vocÊ acha o help de todos os programas da Discreet, inclusive dos defuntos e dos novos ex FFI 2007, Smoke 2007
n00b

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 651

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.