Como usar o UnfoldMapping para gerar imagem planificada

Por: Bisewski  

Em: 11/10/2006 16:08

hello there... Olá gente, estou tendo problemas em mapear um rosto. Na verdade, não sei se o problema está realmente no mapeamento. Eu vi em um tutorial maia, onde ele gera uma foto do rosto, mas o rosto é planificado nessa foto, não é uma foto em trêsD. E eu achei muito interessante, por que ele jogava essa foto no PhotoShop e pintava sobre ela as características do rosto, como a textura da pele, manchas e etc. Só que eu não estou conseguindo fazer isso no max. Eu estou tentando usar o UnWrapMap, ai eu tento usar o UnfoldMapping, mas meus amigos, quando eu clico em ok, depois de uns minutos processamento, eu crio tudo, menos um rosto, é gerado um monte de edges, com um monte de pontas, uma por cima de outras, é meio abstrato mesmo. Quando uso o mesmo procedimento em geometrias mais simples, como um box, um cilindro, a idéia de imagem planificada funciona. A outra dúvida, é como conseguir jogar essa imagem planificada do rosto em um editor de imagens e mais tarde aplicar novamente no rosto, no trêsd max. muito obrigado pela atenção... all the best.
Olá Bisewski, tudo bem? Isso que você deseja pode ser realizado de várias maneiras. Abaixo segue alguns links para tutoriais que você poderá utilizar como referência para esse estudo: 3ds max avançado - Múltiplos mapeamentos http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15255 3ds max leitores - Unwrap UVW http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14615 Sobre a questão do Photoshop, você terá que aprender várias ferramentas para conseguir criar texturas realistas, porém pode ir começando com o tutorial abaixo, que apresenta alguns truques simples com bons resultados: http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Mapeamento/Sumario/Sumario.htm Em alguns tutoriais acima, será citado o plugin TExporter que permite abrir a malha e gerar uma imagem 2D com o mapeamento do objeto 3D. Essa imagem poderá ser salva e aberta em qualquer software de edição de imagem para pintura. Esse plugin TEXporter pode ser encontrado aqui na 3D1, na seção de Plugins Gratuitos.
Sergio Feitosa
Oi Bisewski, tudo bem? É assim mesmo, em geometria fácil, é fácil para o programa separar e deixar tudo em ordem para você. Um Box é super simples, mas pega um Teapot e faz o mesmo processo, a malha não fica certinha logo de cara, precisa arrumar tudo e você que faz isso usando os recursos que a janela do Unwrap oferecem. Você pode soldar os pedaços de malha que ele separou, pode separar de outra forma, pode usar modificadores para deixar a malha mais aberta em locais difíceis, como um nariz ou uma orelha, por exemplo. Não é automático como mágica, pelo contrário, é bem trabalhoso ajustar a malha corretamente, mas depois fica perfeita para pintar e também fica perfeito o mapeamento sobre a superfície, sem deixar esticar a textura nas partes mais críticas. Precisa praticar com objetos simples e depois ir tentando com objetos mais complexos. Você pode mapear por IDs, pode usar mapeamentos padrões do UVW Map para deixar apenas a planificação da malha com o UnWrap, depende de cada caso, tem muitas técnicas que ajudam a mapear. Agora, para exportar a imagem do mapeamento que vai servir de referência na pintura no PhotoShop, você vai no menu Tools do Unwrap e escolhe a opção Render UVW Template. Ele gera a imagem da malha e você pode salvar no formato que quiser. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 449

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.