render para folha A4 ficou chapado.

Por: Bisewski  

Em: 19/10/2006 16:23

opa, obrigado gente pela paciência. Então eu posso pedir ressarciamento da impressão que a gráfica imprimiu para mim. Por que eu na teoria, já sabia alguma coisa sobre impressão a 300 e 72 DPI. Também sei que a impressão a 72DPI tem bem menos qualidade que a impressão a 300. A dúvida que surgiu foi por que a imagem que eu mandei imprimir na gráfica, estava a 72DPI, eu pedi que imprimisse a 72DPI, assim a imagem apenas teria menos qualidade que uma impressão a 300DPI, mas pelo menos sairia no tamanho real de uma folha A4. Ai a moça da gráfica disse que ela não faz nada, ela não regula a impressora para imprimir a 72 ou 300, ela imprime sozinha de acordo com a resolução da imagem. Como ela mesma afirmou depois para mim, ela teve que aumentar a minha imagem para que ficasse no tamanho de uma folha A4, significa que certamente, ela estava trabalhando com um DPI mais alto. Ai é como o seu desenho, para que uma imagem de 72 dpi fique com 300 dpi, o programa vai pegar os pixels que estão ao redor da polegada quadrada, para encher os espaços, consequentemente, a imagem fica menor. Então é isso que eu acredito que houve nessa minha impressão, eu pedi que imprimisse a 72, mas provavelmente ela imprimiu a 300, o que deixou minha imagem menor, fazendo com que ela aumentasse para que a minha imagem alcançasse a proporção de uma folha A4. A dúvida que eu tenho é se pode regular a impressora para imprimir a 72 ou 300 DPI. Segundo ela, a impressão sai na qualidade que a foto veio, então deveria sair a 72. É que eu preciso ter certeza disso para voltar lá e exigir o ressarciamento. Pelo o que eu entendi nas leituras que eu fiz e com a grande ajuda de vocês, se a minha imagem está a 72 DPI, no tamanho de 21 por 29.7, se ela for impressa a 72 DPI não vai ter problema nenhum, ela vai ter uma qualidade baixa, mas pelo menos, vai estar no tamanho de uma folha A4. Se isso estiver certo, então posso voltar a gráfica, e pedir que imprimam novamente a mesma imagem, mas que certifiquem-se que está sendo impressa a 72DPI. Assim, a imagem vai ficar com um menor número de pontos por polegada, mas não vai ficar chapada, não vai precisar ser aumentada. Por que uma coisa é quase certa, muito provavelmente a gráfica imprimiu a 300DPI, por que apesar da imagem ficar sem detalhes, por que ficou chapada, como se aumentasse muito o zoom dela, a impressão dela, o cobrimento da tinta ficoi muito boa, parece uma foto de verdade, o que reforça que provavelmente eles imprimiram a 300 DPI uma imagem de 72. Mas eu falei que a imagem era de 72 e que era para imprir a 72DPI. Mas o problema é deles, eles vão ter que imprimir novamente para mim a 72DPi. Eu posso fassar fazer a montagem toda novamente a 300DPI, mas ai acho que eles não iriam fazer o ressarciamento por que imprimir a 72 DPI vai menos tinta que a 300. bom gente, muito obrigado pela atenção, inclusive ai do GILL que fez até umas imagens, obrigadão mesmo... all the best
Oi Bisewski, tudo bem? Não tem como passar uma imagem de 72 para 300 DPI como você disse que iria fazer. Se tem 72 DPI, não tem como colocar 300, porque só existem 72 pontos em cada polegada quadrada, não tem como o computador saber quais são as cores dos outros 228 pontos que vão faltar em cada polegada quadrada. Se for para passar a imagem para 300 DPI, então, obrigatóriamente ela deve ficar quase 4 vezes menor na impressão. Nunca em hipótese alguma pode se ampliar uma imagem raster, apenas vetores podem ser ampliados. Portanto, se ampliar a sua imagem para fica no tamanho adequado na folha A4 com 300 DPI, vai ficar ainda pior a impressão, porque além de não estar na resolução certa, você estourou os Pixels ampliando a imagem. Não existe ampliação de imagem raster, ou está no tamanho certo ou vai ficar uma porcaria na impressão. Imagem raster só pode ser diminuida, não pode ser ampliada nunca. Impressão com qualidade é a 300 DPI, se quer imprimir sem qualidade, pode fazer na impressora da usa casa mesmo, não precisa levar em gráfica. A pessoa da gráfica fez certo, imprimiu com 300 DPI, porque qualquer impressora para tamanho A4 vai imprimir a 300 DPI, pois é o padrão para obter uma impressão de qualidade. Só usa menos DPI para impressões imensas que serão vistas de longe, como um outdoor, neste caso não será impresso numa impressora comum para folha A4. Se for para imprimir com 72 DPI numa folha A4, pode fazer na sua jato de tinta caseira que vai ficar tão ruim quanto a que foi impressa na gráfica, já que dá na mesma ampliar uma imagem de 72 DPI para sair com 300 DPI numa folha A4. É a mesma coisa que imprimir com 72 DPI na folha A4, as duas vão ficar uma porcaria, vão ficar idênticas, porque o erro será o mesmo, a ampliação da imagem raster, coisa que nunca se deve fazer. Imagem a 72 DPI não é para impressão, é para tela, não serve para impressão de qualidade, qualquer opção que fizer, vai ficar ruim. Imagem para impressão em A4 tem que ter 300 DPI. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717362.

Total de membros registrados: 143154

Últimos membros registrados: MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd.

Usuário(s) on-line na última hora: 319

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.