opa, obrigado gente pela paciência.
Então eu posso pedir ressarciamento da impressão que a gráfica imprimiu para mim. Por que eu na teoria, já sabia alguma coisa sobre impressão a 300 e 72 DPI. Também sei que a impressão a 72DPI tem bem menos qualidade que a impressão a 300. A dúvida que surgiu foi por que a imagem que eu mandei imprimir na gráfica, estava a 72DPI, eu pedi que imprimisse a 72DPI, assim a imagem apenas teria menos qualidade que uma impressão a 300DPI, mas pelo menos sairia no tamanho real de uma folha A4. Ai a moça da gráfica disse que ela não faz nada, ela não regula a impressora para imprimir a 72 ou 300, ela imprime sozinha de acordo com a resolução da imagem. Como ela mesma afirmou depois para mim, ela teve que aumentar a minha imagem para que ficasse no tamanho de uma folha A4, significa que certamente, ela estava trabalhando com um DPI mais alto. Ai é como o seu desenho, para que uma imagem de 72 dpi fique com 300 dpi, o programa vai pegar os pixels que estão ao redor da polegada quadrada, para encher os espaços, consequentemente, a imagem fica menor. Então é isso que eu acredito que houve nessa minha impressão, eu pedi que imprimisse a 72, mas provavelmente ela imprimiu a 300, o que deixou minha imagem menor, fazendo com que ela aumentasse para que a minha imagem alcançasse a proporção de uma folha A4.
A dúvida que eu tenho é se pode regular a impressora para imprimir a 72 ou 300 DPI. Segundo ela, a impressão sai na qualidade que a foto veio, então deveria sair a 72.
É que eu preciso ter certeza disso para voltar lá e exigir o ressarciamento.
Pelo o que eu entendi nas leituras que eu fiz e com a grande ajuda de vocês, se a minha imagem está a 72 DPI, no tamanho de 21 por 29.7, se ela for impressa a 72 DPI não vai ter problema nenhum, ela vai ter uma qualidade baixa, mas pelo menos, vai estar no tamanho de uma folha A4. Se isso estiver certo, então posso voltar a gráfica, e pedir que imprimam novamente a mesma imagem, mas que certifiquem-se que está sendo impressa a 72DPI. Assim, a imagem vai ficar com um menor número de pontos por polegada, mas não vai ficar chapada, não vai precisar ser aumentada.
Por que uma coisa é quase certa, muito provavelmente a gráfica imprimiu a 300DPI, por que apesar da imagem ficar sem detalhes, por que ficou chapada, como se aumentasse muito o zoom dela, a impressão dela, o cobrimento da tinta ficoi muito boa, parece uma foto de verdade, o que reforça que provavelmente eles imprimiram a 300 DPI uma imagem de 72. Mas eu falei que a imagem era de 72 e que era para imprir a 72DPI. Mas o problema é deles, eles vão ter que imprimir novamente para mim a 72DPi. Eu posso fassar fazer a montagem toda novamente a 300DPI, mas ai acho que eles não iriam fazer o ressarciamento por que imprimir a 72 DPI vai menos tinta que a 300.
bom gente, muito obrigado pela atenção, inclusive ai do GILL que fez até umas imagens, obrigadão mesmo...
all the best