sombra

Por: moxzart  

Em: 24/10/2006 13:06

Olá pessoal Estou fazendo um trabalho para faculdade, precisava de uma imagem de algumas garrafas de cerveja com uma luz de fundo gerando uma sombra bem inclinada. Modelei-as, fiz a iluminação mas teve um problema, a sombra das garrfas ficou com umas falhas muito visiveis, é uma mistura de serrilhado com distorção. Ja tentei regular a sombra de todas as formas posiveis (que eu coneheço) e não resolve, só fica um poco melhor quando diminuo a opacidade e a difusão, quando faço isso a sombra fica mais dispersa, mas mesmo assim não adianta. Ja olhei os tutoriais de sombras do 3d1 mas não seu o que aconteçe. Tambem tentei almentar o nº de poligonos nas garrafas e no copo que fiz, melhorou um pouco mas o problema continua. Eu não tenho a imagem pra mostrar no momento mas assim que eu tiver vou dar um jeito de mostrar. Mesmo assim eu acho que é algo facil de resolver, eu é que não estou encontrando a maneira correta. Mas se alguem tiver alguma dica, por vafor poste. Obrigado.
Só informando - estou usando o 3dsmax 7
Olá moxzart, tudo bem? Qual tipo de sombra você está utilizando? Tenta usar a sombra Ray Traced Shadow. Dá uma olhada nesse tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012
Sergio Feitosa
É eu vou tentar ;) . acho que ja fiz isso mas nao custa tentar de novo.... ...mas segue o ultimo teste que fiz pra ver se a sombra melhorava... alguem ja viu uma sombra assim antes :( ??
Olá! Quantos pontos de luz está usando nesta cena? Apenas um?
Olá moxzart, tudo bem? Dá uma olhada nessa imagem, talvez te ajude: Estas sombras estão com as configurações padrão de cada uma. Esta imagem sua parece que está com a sombra Área Shadow.
Sergio Feitosa
Pessoal obrigado pelas respostas :D . Nesta cena estou usando só um ponto de luz. Ja fiz teste com mais de um e inclusive ja alterei o tipo da luz mas não adianta , eu estou achado muito estranho isso. Fiz um teste criando uma nova cena em um ambiente novo do 3DS com uma nova garrafa e o problema se repetiu :? . Eu ja usei as três formas de sombras que vc me clocou como exemplo acima Feitosa, e com varias configurações doferentes, mas não muda. Será que pode ser alguma coisa relacionada a proporção das garrafas :?: :?: . Eu tô achando que sim apesar de ainda não ter testado almentar elas em relação ao plane e a luz. O que acham...?
O teste que postei antes usa sombra Shadow Map mas com difuse e densidade alterados. Se eu deixo com a configuração basica a sombra fica pior ainda.
Oi Mozart, tudo bem? No teste que você postou dá para ver a baixa qualidade da sombra Shadow Map, porque dá para perceber os pixels do mapa, então, certamente você fez com Shadow Map e deixou o size muito pequeno. Aumente o valor do Size bastante ou o Sample Range dentro do menu Shadow Map Parameters. O Size que define a qualidade da sombra Shadow Map, se está pequeno e com poucos Samples, fica assim mesmo. Se quer a sombra borrada, então, deve deixar os Size pequeno e aumentar o Sample Range. Se quer a sombra mais definida, pode deixar o Sample Range com 4 e aumentar apenas o Size para algo em torno de 1500, mas depende um pouco do tamanho do seu piso. Eu sugiro que leia o tutorial sobre sombras aqui na Três D1, nele eu explico todos estes macetes e mostro como configurar corretamente a Shadow Map, além de muitas outras dicas importantes sobre este assunto. O link direto é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012 Abraços
Andre Vieira Valeu mesmo pela dica, eu sabia que era facil de resolver, ja tinha até mexido no size, mas não achei que precisava almentar tanto para fazer efeito, o meu estava en tono de 50. Obrigado mesmo, resolveu o problema Segue abaixo outro teste como ficou com a sombra corrigida e com uma texturazinha. Falar em textura, sabe como fazer para adicionar a sombra um efeito de refração da garrafa? Ja tentei adicionar cor a sombra e ums bitmaps, mas não ficou bom... OBRIGADÂO

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 432

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.