Sobre o arquivo .IES

Por: daniele  

Em: 27/10/2006 15:32

Pessoal eu sou muito, muito novata. Estou com muita vontade de aprender sobre esse maravilhoso mundo do 3D. Tem algumas coisas que sozinha não estou conseguindo. Gostaria de saber, quando faço download de arquivo .IES , em qual pasta do programa MAX 3D devo guardá-lo. Muito obrigada!!!
Olá daniele, tudo bem? Seja bem vinda ao fórum 3D1. Para fazer o donwload dos arquivos IES aqui do site, basta escolher o arquivo e clicar em download. Após fazer isso, você poderá colocar o arquivo em qualquer lugar. Eu costumo colocar dentro de uma pasta Iluminação que eu crio dentro da pasta do 3Ds MAX. Abaixo segue o tutorial de Luzes Fotométricas aqui da 3D1: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 Nele tem a explicação de como utilizar os arquivos IES. Estes arquivos IES possuem características de luminárias reais. Através desses arquivos o 3Ds MAX consegue simular fisicamente o efeito desta luminária.
Sergio Feitosa
Muito obrigada pela resposta. Fiz o teste e funcionou direitinho. Obrigada!!!!
Olha só não importa o lugar que vc vvai salvalas contanto que vc indique o caminho certo dentro do max está ok. Eu tenho um costume, eu não gosto de salvar as minhas bibliotecas dentro das pastas do max. Já imaginou se vc pega um virus, ou tenha que formatar o seu pc, vc vai ter que apagar tudo que tiver no c:, e ai pra não perder as suas coisas que estão todas dentro das pastas do max, vc vai er que catar tudo fazer um backup e depois largar lá denovo (trabalheira danada heim), mas e se por acaso o dano for grande e vc não consegueir nem acessar o c: da sua máquina, então ai vc vai perder tudo o que vc tinha. Hoje em dia como os Hds são grandes, normalmente eles são particionados. Eu costumo salvar todos os meus arquivos, de modelos, texturas, ies... Dentro de uma pasta chamada Biblioteca, e dentro dela esta tudo separado por categorias, tais como, modelos, texturas, ies... e por ai vai. Pastas como a "texturas" eu subdividi em outras categorias como, madeira, tijolo... Dessa maneira fica fácil de encontrar qualquer coisa e os meus arquivos estão sempre protegidos, pois essa pasta biblioteca não esta na mesma partição do sistema ou seja no c:, ele deve ficar em uma particição secundária, assim vc nunca precisa mexer nela se tiver que formatar a máquina. But... cada um tem suas preferências, alguns gostam de passar trabalho outros não. :D
Oi Daniele, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso site, espero que goste e que participe bastante aqui com a gente. O pessoal já te explicou muito bem tudo, eu só queria te dar mais uma dica com luzes IES. Se você quer simular projetos de iluminação fisicamente reais, então, você precisa estar com a cena e o modelo configurados na escala real. Isso é um complicador quando a pessoa é iniciante. Se a cena não estiver em escala real, pode ser que fique tudo preto, porque a luz é muito fraca para iluminar uma sala de 5 km por 5 km por exemplo, entende? Mas você tem o Intensity da luz e pode ajustar a intensidade dela, deixando compatível com o tamanho da sua cena sem mudar a forma de emissão. Aumente o valor no Intensity que você ajusta como desejar. Abraços
Pessoal, muito obrigada pelas respostas, e pelos detalhes que vocês usaram para esplicar. Valeu mesmo!!!! ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 450

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.