Render via Rede : Caso encerrado.

Por: Alejandro  

Em: 02/11/2006 02:21

Fala ae galera.. Eu na minha constante busca novata pelo assunto sobre renderizar em rede chegou ao fim e sem solução em termos. Antes de mais nada gostaria de dar umas dicas pra quem ta "viajando" no assunto igual eu também estava. Antes de mais nada cheguei a conclusão que computadores com hardwares muito diferentes não tem ganhos no tempo de renderização via rede. 1- Pelas minhas pesquisas e testes você pode renderizar via rede por algumas maneiras. a)Distribuited Render: É a distribuição via rede utilizada pelo V-ray. Como utiliza-lo foi explicado pelo Malucow no topico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=15182&highlight=rede+vray b)Net Render pelo Backburner: É o metodo de distribuição padrão do Max. Como muitos tem dúvida assim como eu tinha ele tambem permite a renderizaçao com o render V-ray.Lembrando que ele precisa estar devidamente instalado nas 2 maquinas e com VRLServer ativo na principal e Vspawer ativo na escrava a tb. Como utilizar o metodo foi postado por Tiagodmed um tuto no mesmo topico acima. c)Não sei direito mais parece que tem um do mental ...não procurei saber.Então descartei. Os dois métodos foram testados utilizando as seguintes maquinas e configurações: PC1 Manager (O Principal): Athlon 64 3800+ 2gb Ram GF XfX 7300 GT PC2 Server (Escravo): Athlon 2600+ 512 Ram GF FX 5200 As duas maquinas possuiam o 3D Studio Max 8 service pack 3 e V.ray 1.50 Config Vray Irradiance Low Subdiv 20 Samples 20 Mode : Multiframe Incremental (Detecta o calculo de irradiação anterior) Conclusão: Foram feitos vários testes pelo Distribuited Render do V-ray, que estão nesse topico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17026&highlight= Foi constatado que o tempo de render do PC1 sozinho era mais rapido que os dois, pq como o HAWF postou em um topico ae, quando o principal acaba e espera o escravo concluir. Depois resolvi fazer os testes via Backburner. Primeiro queria colocar uma observação que o rendetime que o Render stamp da aba System do v-ray coloca ao final da imagem só eh correto quando não está via netrender. Porque quando está via netrender ele coloca o tempo relacionado a renderização da ultima divisâo da imagem. Fator que me iludiu por alguns momentos.Então resolvi cronometrar através do display de um mp3 player (escutando uma musica óbvio). Fazendo exatamente como no tutorial, e lembrando para os novatos como eu, algumas observações: 1- Quando compartilhar a pasta e for procurar ela na rede para o outputrender você tem que ativar opçao "Permitir que os usuarios sobrescrevam meus arquivos", pq se não ele não vai conseguir salvar na pasta compartilhada. 2- No backburner monitor você apertar em conectar. (Dãh) 0.o 3- Na janela Network Job vc precisa tambem conectar o Subjet mask e assinalar a opção Include maps além da Split scan lines explicado no tuto, pq se não dá erro de textura nas divisões. Com base nisso eu fiz varios testes com varios numeros de divisões e porcentagens.Lembrando que mantendo as mesmas config e posição da imagem. Sem netrender: 5m 35s Netrender 8 divisões: 10m 59s Nerender 4 divisões: 8 m Nerender 2 diviões: 10m 31s (extranho mais que 4 e menos que 8) 0.o Dai fui para o lado da lógica e pensei e se fosse numero impar,O pc1 eh mais rapido e renderiza 2 divis e o mais lerdo 1. Netrender 3 divisões: 9m 16s (mais que 4) Alternei entre porcentagem e pixel e quase a merma coisa. dai pensei se eu pudesse determinar o quanto ia pra cada computador seria perfeito.Mas não foi possivel quando vc altera os pixels ou a pocentagem automaticamente altera a divisão.Dai finalmente resolvi tentar 0 divisão. Estranho que quando vc pota zero e da ok e volta na opção e volta com padrões default mais eh interessante que quando renderiza o que antes ficava com o pc ocioso quando terminava sua parte agora não fica mais. Os dois pcs se mantem ativos até o final da renderização, so que acontece que quando vc coloca 0 divisões ele automaticamente se divide em 10 divisões, lerdando assim o procedimento, pois cada divisão tem um pré-calculo. É eu nem sei se alguem vai ler isso tudo, mas eu procurei agrupar toda as informações sombre render via rede que estavam espalhados nos topicos. Meu caso da ai perdido sem solução, mas quem conhece , quer acrescentar ou corrigir alguma coisa fique a vontande, pois tudo que eu falei foi baseado em testes e algumas pesquisas... Abraço pra galera...e chega de ler e vai dormir..ehehhehe
Mini-Farm Athlon 64 3800+ 2048 160GB 7300GT Athlon 2600+ 512 80GB Fx5200 Vaio Pentium M 1.73 512 100GB 128 Video
Oi Alejandro, tudo bem? Eu não sei como está a distribuição do Bucket de Render no V-Ray atual, mas nas primeiras versões nem funcionava. Então, é um recurso em desenvolvimento ainda, é comum apresentar problemas. Mas eu tenho certeza que dá para renderizar em rede com ganho no tempo de render, porque o Hawf me disse que ele estava usando isso direto em Dubai. Ele não iria usar se desperdiçasse tempo de render. Agora, como faz para burlar todos os problemas e sair legal, não tenho a menor idéia. O V-Ray é cheio de ajustes para isso, tem vários métodos de renderização, é cheio de coisa, precisa escolher o método correto para renderização pelo Bucket de Render, é o método que renderiza o Irradiance dentro de cada Bucket em vez de renderizar na imagem toda. Já a divisão em linhas pelo Backburner, eu acho que não teria vantagem mesmo, porque o V-Ray não vai identificar isso e vai renderizar o irradiance completo em cada máquina. A divisão em linhas pelo Backburner só serve para renderizar imagem grande pelo Scaline, sem ter cálculos de radiosity e tal, caso contrário, vai calcular várias vezes o mesmo mapa também. Uma coisa muito importante nisso é a qualidade da rede, tem que ser uma boa rede. O Backburner é para renderizar animação, o lance do Split Lines é recente, porque ele foi feito mesmo para distribuir cada frame da animação para uma máquina renderizar. Para renderizar em grande formato tem que usar o Bucket Render mesmo. No caso do Mental Ray, que você citou não ter encontrado informações. É super simples, basta colocar os IPs das máquinas clicando no botão ADD do menu Distribuited Bucket Render, dentro da ficha Processing na janela Render Scene. Só isso, depois pode mandar renderizar em todas as máquinas selecionando-as na lista deste mesmo menu. Clicou em Render já vai entrar em ação todas as máquinas, cada uma pegando um Bucket de Render. Mas o Max precisa estar registrado em todas as máquinas, o que não é necessário renderizando apenas com o Backburner. A máquina que acabar primeiro já pega o próximo bucket e assim vai até o final. Com o Backburner vai funcionar da mesma forma que no Scaline, o Mental Ray vai renderizar um frame em cada máquina normalmente e só a máquina principal precisa ter o Max registrado. Se habilitar o Split Lines, terá as mesmas desvantagens que teria no V-Ray ou no Render padrão com Radiosity. Vai dividir a imagem em linhas, mas vai demorar mais, porque terá que calcular o mesmo mapa várias vezes. Mas se precisa renderizar em grande formato para impressão, o Mental Ray oferece um recurso exclusivo para isso, permitindo renderizar partes da imagem e depois compor automaticamente tudo numa imagem só. Ele não vai distribuir essas partes para renderizar uma em cada máquina, mas você pode abrir a cena em todas as máquinas e renderizar uma parte em cada uma se quiser. No final ele salva essas partes num arquivo especial e depois monta numa imagem só com o tamanho igual a soma de todas as partes sem apresentar emendas. Abraços
Oi pessoal, tudo bem? Eu acredito que a grande vantagem do DR do vray está em renderizar imagens de alta resoluçao e com settings de irradiance alto. O DR da versao 1.5 está muito estável e nós aqui usamos direto, inclusive para animações. Talvez o que esteja acontecendo de errado com o tempo vs. DR nesse caso é o Irradiance Map com settings muito baixo e tem de ser em single frame, nao se usa mais bucket mode. Experimente usar em apenas uma maquina o preset High, marque o tempo e depois renderize em DR pra ver a diferença. ;) Abraços
Valew Hawf vou dar uma testada... e olha que depois que André falow que tu usa direto o DR eu pensei em mandar o André te perguntar ...ehehehhe
Mini-Farm Athlon 64 3800+ 2048 160GB 7300GT Athlon 2600+ 512 80GB Fx5200 Vaio Pentium M 1.73 512 100GB 128 Video
Se eu entendi bem no seu caso se os dois Pcs tivessem a mesma configuração talvez houvesse alguma vantagem. eu acho q ja tinha dito algo do tipo em um tópico seu a muito tempo, um pc acaba empacando o outro nesse método. Da forma como o André explicou q o mr faz acho q não teria esse problema. é a vida
Oi gente, tudo bem? Se o Hawf falou está falado, ele é o cara que mais conhece de V-Ray que eu conheço. Eu não sabia do lance que não usa mais o Bucket Mode no render, que agora é o single frame. Mas assim ele renderiza o Irradiance só do Bucket que está em cada máquina? Interessante isso, porque pelo nome a gente imagina que vai render o mapa todo. Eu queria saber se alguém tem informação sobre a distribuição do Bucket no Brazil Render e no Maxwell? Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 597

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.