Oi Alejandro, tudo bem?
Eu não sei como está a distribuição do Bucket de Render no V-Ray atual, mas nas primeiras versões nem funcionava.
Então, é um recurso em desenvolvimento ainda, é comum apresentar problemas.
Mas eu tenho certeza que dá para renderizar em rede com ganho no tempo de render, porque o Hawf me disse que ele estava usando isso direto em Dubai. Ele não iria usar se desperdiçasse tempo de render.
Agora, como faz para burlar todos os problemas e sair legal, não tenho a menor idéia.
O V-Ray é cheio de ajustes para isso, tem vários métodos de renderização, é cheio de coisa, precisa escolher o método correto para renderização pelo Bucket de Render, é o método que renderiza o Irradiance dentro de cada Bucket em vez de renderizar na imagem toda.
Já a divisão em linhas pelo Backburner, eu acho que não teria vantagem mesmo, porque o V-Ray não vai identificar isso e vai renderizar o irradiance completo em cada máquina.
A divisão em linhas pelo Backburner só serve para renderizar imagem grande pelo Scaline, sem ter cálculos de radiosity e tal, caso contrário, vai calcular várias vezes o mesmo mapa também.
Uma coisa muito importante nisso é a qualidade da rede, tem que ser uma boa rede.
O Backburner é para renderizar animação, o lance do Split Lines é recente, porque ele foi feito mesmo para distribuir cada frame da animação para uma máquina renderizar.
Para renderizar em grande formato tem que usar o Bucket Render mesmo.
No caso do Mental Ray, que você citou não ter encontrado informações.
É super simples, basta colocar os IPs das máquinas clicando no botão ADD do menu Distribuited Bucket Render, dentro da ficha Processing na janela Render Scene.
Só isso, depois pode mandar renderizar em todas as máquinas selecionando-as na lista deste mesmo menu.
Clicou em Render já vai entrar em ação todas as máquinas, cada uma pegando um Bucket de Render. Mas o Max precisa estar registrado em todas as máquinas, o que não é necessário renderizando apenas com o Backburner.
A máquina que acabar primeiro já pega o próximo bucket e assim vai até o final.
Com o Backburner vai funcionar da mesma forma que no Scaline, o Mental Ray vai renderizar um frame em cada máquina normalmente e só a máquina principal precisa ter o Max registrado.
Se habilitar o Split Lines, terá as mesmas desvantagens que teria no V-Ray ou no Render padrão com Radiosity. Vai dividir a imagem em linhas, mas vai demorar mais, porque terá que calcular o mesmo mapa várias vezes.
Mas se precisa renderizar em grande formato para impressão, o Mental Ray oferece um recurso exclusivo para isso, permitindo renderizar partes da imagem e depois compor automaticamente tudo numa imagem só.
Ele não vai distribuir essas partes para renderizar uma em cada máquina, mas você pode abrir a cena em todas as máquinas e renderizar uma parte em cada uma se quiser.
No final ele salva essas partes num arquivo especial e depois monta numa imagem só com o tamanho igual a soma de todas as partes sem apresentar emendas.
Abraços