Problema com Nurbs 3D max dúvidas cruel!

Por: Moldher  

Em: 13/11/2006 16:57

Nurbs - Modelagem Estou modelando um objeto com as ferramentas Nurbs em surface mas estou com um problema sério :( Neste objeto tenho uma área onde tenho duas linhas retas paralelas e duas linhas curvas fechada (como um circulo) onde as linhas paralelas servirão de caminho do primeiro circulo na parte superior indo até segundo circulo na parte inferior. Bom... o problema é o seguinte. Estou usando a ferramenta CREATE 2-RAIL SWEEP da janela NURBS Quando aplico a ferramenta nas partes mencionadas ela cria a malha de forma quase perfeita pronta para o ajuste no subobject SURFACE > 2-RAIL SWEEP SURFACE - Onde tenho que selecionar o CV Curve1 e CV Curve2. Mas o problema é que o START POINT - fica desabilitado para o ajuste. Alguem sabe como faço para abilita-lo, talvez o problema esteja no objeto curva que estou selecionando, não sei... Se algue puder me dar uma explicação do porque fica desabilitado eu agradeço. No meu objeto eu tenho 3 seguimentos com os mesmo itens (spline) mensionado eu consegui aplicar o RAIL SWEEP juntamente com seu ajuste START POINT mas quando vou para o segundo seguimento o START POINT fica desabilitado Agradeço dês de Já pela força. Um abraço Flávio :oops:
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
I cara vou ficar devendo, eu não gosto do sistema de nurbs do max, acho bem fraquinho, prefiro usar o power nurbs, é fabuloso. Ou então o Rhinoceros. Bom o power nurbs é um plugin para o max, o rhino é um software para desenho técnico com um sistema de modelagem nurbs, só que para vc exportar para o max vc precisar de um plugin para que a malhar venha em quads e certinha. Mas quanto a sua dúvida agora eu vou ficar devendo, não tenho nem tempo de dar uma olhada, espero que mais alguém possa ajudar.
Valeu amigo... pela informação! Bom.. Sou novo no assunto 3DMax tenho muito que aprender sobre modelagem, tanto em sólidos como em Formas. Eu fiquei perdido mesmo quando tentei modelar em Nurbs, mas se é uma ferramenta do max com certeza eu serei obrigado a aprender na marra, e tenho certeza que com a ajuda de vocês um dia eu aprenderei e serei um usuário intermediário do 3D Max. Para solucionar o problem... rs tive que fazer tudo de novo. e mesmo assim ainda ficou meia boca rs... Grato pela força, pela colaboração e atenção Um abraço Flávio
Olha falando cinceramente, eu não costumos usar modelagem nurbs no max pra praticamente nada, principalmente se for pra trabalhar com animação pois a malha fica muito pesada. Se vc pretende modelar objetos como carros, sofas ou coisa do gênero, eu te recomendo tentar então o power nurbs mesmo, entra no site deles e da uma olhada nos video tuto, vc vai babar. Mas quanto a modelagem, se vc esta iniciando eu recomendaria começar pelo sistema de modelagem box.
Você esta certo eu preciso aprender a modelar o sólido antes, mas é que eu estou acompanhando alguns tutoriais que usam nurbs, e não achei que fosse complicado. Eu entrei neste site veja http://www.npowersoftware.com/downloading.htm para conhecer este plug in que você esta informando, não tenho certeza se é este mas achei no google. De um jeito ou de outro eu terei que aprender sobre o Nurbs. Converter forma shapers no max para Nurbs começa a complicar na hora de modelar são tantas ferramentinhas que é embaçado decorar rs... mas valeu. Há deixa eu te perguntar... sabe onde eu encontro este plug in, na faixa rs... é embaçado comprar sem saber usar.
Tem uma versão free no site deles pra baixar.
Puts... cara eu nem vi., Baixei uma versão pra 30 Dias, mas vou dar uma olhada. Me diz um acoisa, quanto tempo se leva pra dominar uma técnica de modelagem em Nurbs? É complicado aprender? Eu tenho dedicado uma hora por dia no 3DS Max, mas sem noção de quanto tempo se leva pra dominar o programa, tem hora que eu acho que estou viciado. Eu só penso em 3DS Max. É embaçado... Se eu tivesse condições $$$ eu faria um curso, mas infelizmente tenho que aprender na unha mesmo. Dá uma dia ae ...
Oi Flávio, tudo bem? O Max oferece 3 sistemas de modelagem, o principal é o sistema poligonal, neste ponto que o 3ds max é forte, quase tudo nele foi feito para trabalhar com polígonos. O sistema de modelagem Nurbs foi inserido no Max 2.5 e não recebeu muitas melhorias desde então, a forma como o Max trabalha com Nurbs é muito chata, trabalhosa e problemática, é uma pena. De qualquer forma, Nurbs não é bom para animação, é um sistema mais adequado para projetos de design, para projetar mesmo. Neste caso é melhor usar um programa de CAD e não um programa artístico. Um ótimo programa para isso é o Rhinoceros 3D, que é próprio para modelagem Nurbs. O Max ainda oferece outra forma de modelagem, que é por Patch, uma superfície poligonal mas controlada por curvas Bezier, no final pode transformar em polígonos e trabalhar normalmente, mesmo assim, é um sistema mais trabalhoso e com menos opções. O melhor sistema de modelagem no Max é o poligonal, se aprender a modelar com polígonos, Box modeling como muitos chamam, você faz tudo que quiser, com ótima qualidade, com controle total sobre tudo e com muitas outras facilidades, porque quase tudo no Max é para polígonos. No caso de realmente querer modelar em Nurbs no Max, o plugin Power Nurbs é a melhor opção que existe. Quando você quiser ver sobre algum plug-in que alguém citou e o nome dele aparecer em azul na mensagem, pode clicar direto no nome que abre uma janela com as informações, nela tem um descritivo do plug-in e o link para o site do fabricante. Isso acontece sempre que o plug-in citado estiver listado na seção Plug-ins>Plugins gratuitos ou Plugins Comerciais. Sobre a facilidade de aprender Nurbs, eu acho que é um dos sistemas mais fáceis, é 20 anos mais novo que polígonos, tem certas facilidades, mas não é bom para modelar um personagem, por exemplo, só que é ótimo para modelar um carro, por exemplo. Entende? Mas se quer aprender Max como disse na última mensagem, estude modelagem poligonal, você nem vai precisar de Nurbs para nada, não vai precisar de Patch também. Sobre o estudo do Max, você está começando pelo caminho certo, que é modelagem, é a parte mais fácil, isso deve levar uns 6 meses para você começar a se sentir a vontade com o sistema, mas pode levar mais de anos para ficar realmente bom e modelar tudo que quiser com facilidade, velocidade e perfeição. Tudo na vida depende de prática, até para andar, no começo você caia direto!! Agora, o Max por completo, modelagem, texturização, iluminação, animação, render e animação de personagens, leva de 4 a 7 anos. Tem que seguir uma linha de estudo adequada e ir com calma, mas o melhor é que você nem sente o aprendizado, porque se você realmente gosta, será uma diversão, o Max é um brinquedo de adulto para quem gosta de 3D. Você até pode fazer curso, mas só um autodidata chega no topo do programa e se mantém nele por várias versões. Quem só aprende em curso leva muita desvantagem nessa área. Uma hora por dia está meio pouco, se puder estudar mais, em torno de 2 ou 3, será melhor. Abraços
Obrigado pela dica eu estava precisando muito que alguem como você comentasse sobre o Max comigo, pois não conheço ninguem no real que estude ou trabalhe com o max. Eu não saio deste portal, sempre lendo e observando cada atualização. Sabe, eu vi o curso do Max em algumas escolas aqui proximo da cidade, e só pra você ter uma idéia o curso é caro, pois se cobra a hora vip, é de 2 ou 3 horas semanais e no total são 120 horas, e dizem que o curso é completo, eu não acreditei, pois no final de semana eu fico fuçando no programa durante 5 a 6 horas quando posso e já acho complicado imagine o que eu aprenderia em 120 horas, bom mas fico feliz pois agora creio que para modelar e aprender o max leva muito tempo. Mais uma vez quero lhe agradecer pela força e pela atenção, você é o cara... : - ) valeu... :lol: .
Oi Flávio, tudo bem? Se você começar a estudar modelagem poligonal agora, dentro de 6 meses você estará modelando bem. Vai conseguir modelar tudo que quiser, com um pouco de dificuldade no início, mas com muita facilidade e velocidade depois de um tempo. Modelagem é a parte mais fácil e a primeira que se deve aprender. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 554

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.