reactor com eixo fixo

Por: netroger  

Em: 28/11/2006 13:15

olá colegas.... Preciso animar um elemento que esteja fixo em um eixo e que, ao sofrer um impacto (através do reactor, certo?) gire algumas vezes em torno deste eixo, até parar. (posso exemplificar isso como um tambor de revólver sendo preparado para uma roleta russa, he he, não encontrei outro exemplo!!!!) 1- Como faço a fixação deste eixo para que o elemento todo não seja lançado qdo ouver o impacto? e pra completar: 2- Como faço para determinar com exatidão o ponto de parada da rotação? Pode ser link, o que puder ajudar! Obrigado!
Você deve usar constraints nesse caso, eu não to com o Max aqui, mais é isso mesmo, no help do reactor explica oq cada um faz e como funciona, quando montar os constraints terá varios parametros p/ deixar como quizer, mais o eixo será usado o do objeto mesmo se não me engano, é a única maneira q eu conheço de fz isso no reactor. Boa sorte. abraço
Para determinar a exatidão do ponto de parada creio que depois que o reactor criar a animação básica, você terá de editá-la no curve editor. Ou então tentar fazer sair do jeito certo direto do reactor, mais aí será muito dificil, pois terá de calcular várias propriedades físicas, um caso bom p/ provas de vestibular, mais com o atrito no meio fica dificil de saber exatidão.
Oi Netroger, tudo bem? Sinceramente, se o objeto só roda depois do impacto e tem um ponto de parada definido, é muito melhor animar normalmente com Keys mesmo. É mais fácil, é mais rápido e evita problemas. Agora, se for fazer com o Reactor, o eixo fixo basta estar com massa 0, como eu explico no tutorial do Reactor aqui do site, assim ele fica imóvel. Para determinar o ponto de parada na simulação, tem que criar outro objeto animado que atue como freio no objeto em rotação, depois não coloca esse objeto de freio na renderização. Abraços
André, não entendi oq quiz dizer sobre fz um objeto p/ freiar o outro no reactor ( ou pelomenos acho q não entendi ). Seria como colocar um pedaço de madeira no aro de uma bicicleta p/ fazer a roda parar de rodar? é isso? abraço
Olá Caio Lamas, tudo bem? Esse esquema de freio pode ser feito de forma bem simples. Imagine um carro em movimento se colidindo com um carro parado e sem freio. Ambos os carros irão se movimentar para frente, porém a velocidade desse movimento irá diminuir de acordo com o peso do carro da frente. Nesse caso, você criaria um box com um peso suficiente para causar um freio no objeto que está em movimento. Depois é só ocultar esse box na hora de renderizar.
Sergio Feitosa
Oi Caio, tudo bem? É exatamente isso que o Feitosa disse. Você pode usar qualquer objeto para simular um freio e parar o objeto. Se animar com cuidado, fica perfeito. Pode, por exemplo, fazer o eixo aumentar a espessura quando deseja parar o objeto, vai funcionar como uma lona de freio de carro. :) Mas se for drástico, vai dar erro, vai atravessar o objeto e zoar tudo, tem que ser de levinho. Abraços
entendi, é uma boa jogada mesmo, se fosse tentar fazer freiar sozinho ia ter de fz altas contas p/ saber os valores certos de peso, atrito e etc... sakei de qualé ke é. hehe abraço a todos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 571

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.