Dúvida sobre unidades de medida!!!!

Por: Francisco Luccas  

Em: 28/11/2006 14:28

Se eu for modelar algo no MAX, usando unidades genéricas e 1 un = 1 pol. , devo fazer a conversão de polegada para cm ou para m??? Ou apenas devo considerar 1 un genérica = 1cm ou = a 1m. Valeeu!!!!
É aconselhavel você usar unidades genéricas mesmo, por vários motivos discutidos exaustivamente aqui no forum, faça uma busca que irá encontrar mais do q procura. abraço
Oi Francisco, tudo bem? Este é um assunto que gera muita polêmica e tem opniões de todos os tipos. Mas sinceramente, eu não entendo o porque, já que é a coisa mais simples do mundo. A primeira coisa importante é deixar claro para todo mundo quem vem do AutoCAD, que o 3ds max não é um programa técnico e não é para trabalhar com medidas precisas nele. Se tem que modelar com medidas precisas, então, deve modelar num programa de CAD (Cumputer Aided Design). Para arquitetura, se importar a planta 2D feita no AutoCAD, é o suficiente para ter a base que precisa e modelar a maquete completa. Não precisa mudar nada no programa, não precisa mudar nenhuma unidade, proque já vem certinho com as unidades compatíveis perfeitamente. O problema é quando vai lá no Units Setup e muda para metros, apenas para ver o "m" depois dos números dos parâmetros. Não precisa mudar nada no Units Setup, deve deixar como unidades genéricas. Vá no AutoCAD, faça um retângulo de 10 x 10, por exemplo, salve e importe o arquivo no Max. Liga o Snap do Max, vai no menu Tools, escolhe o Measure Distance e clica nos vértices de um lado do retângulo para medir, o valor aparece na parte inferior esquerda da tela. Vai ter exatamente 10 unidades. Ou seja, está perfeitamente em escala da mesma forma que trabalha no AutoCAD, se criar um Box no Max om 10 x 10, terá 10 x 10 metros, basta que você entenda que 10 é 10 metros, 100 será 100 metros e 0.5 será meio metro. Isso só vale nas versões mais novas do AutoCAD e do 3ds max, nas versões antigas, lá pelo CAD R14 e Max 4 ou 5, não era assim. Eu testei isso com o AutoCAD 2004 e no Max 7, já é assim numa boa. Abraços
Eu até concordo com o André, mas tem horas que medidas proporcionais à realidade são necessárias. Por exemplo, quando se está iluminando uma cena com luzes photoméricas e buscando fotorealismo, é muito mais prático deixar tudo com tamanhos precisos (ou próximo disso). Claro que isso também vai de pessoa pra pessoa... Eu penso que, em certos casos, fica mais fácil usar medidas precisas no Max. Abraços
Oi Quist, tudo bem? Então, o que eu disse sobre manter uma relação com as unidades do mundo real, é justamente isso que você disse. Claro que fica mais cômodo trabalhar com medidas que refletem as medidas reais do projeto. Mas não precisa estar escrito o "m" depois do número para a pessoa saber que é metros, basta que defina que é metros e boa. O erro está em trocar as unidades no Setup Units!!! Como eu disse, se fizer um Box com 1 metro de cada lado e importar no Max com unidades genéricas, pode medir que terá 1 unidade em cada lado. Basta que defina que esse 1 é 1 metro, só isso. Assim já estará trabalhando em escala, não precisa mudar nada lá no Setup Units. Isso vai evitar um milhão de problemas e vai trabalhar com medidas "precisas", levando em conta que o 3ds max não oferece facilidades para trabalhar com precisão. Só um monge budista poderia desenhar uma planta de uma casa no Max para fazer em 3D, sempre vai importar do AutoCAD ou outros programas de CAD, porque neles é fácil fazer isso, depois, só "puxa" o 3D no Max com base no desenho preciso. Usando um desenho preciso como base e importando em escala nas unidades genéricas, trabalha com medidas precisas e evita problemas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 476

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.