Como cortar uma malha mesh com o Chamfer no sub-ob Vertex?

Por: Shakironew  

Em: 03/12/2006 17:07

Olá pessoal, eu estou recomeçando o meu hobby no 3d depois de muito tempo parado, trabalhando e estudando. Agora que estou de férias,gostaria de iniciar-me no 3D e praticar bastante. A minha dúvida que tenho, é saber como os modeladores de carros,fazem para "cortar" a malha, fazendo portas, capû para-lamas etc.... Eu tô acopanhando todo o grupo de estudode modelagem desse site, e na parte de VERTEX, diz que o CHAMFER divide a malha, porem não convigo dividi-la cortando entende. Tipo gostaria de dividir na linha que separa cada segmento da malha. Por favor, gostaria que fizessem um passo a passo que domina essa técnica de modelagem. OBS: Como faço para habilitar o MENTAL RAY no MAX 7, e como tirar proveito dele no scanline do max?? Obrigado! Fiquem com Deus! Tchau!
Olá fera. Eu acho que a melhor forma de modelar um carro é usando o sistema poly. Se você estiver usando esse sistema, então você pode modelar o carro, e depois usar a ferramenta CUT, para desenhar os traços da porta, paralama e etc. Aí você vai selecionar as edges que formarão essa divisão,´aí sim você vai usar o chamfer. O chamfer é só para criar uma outra linha paralela as edges selecionadas, Aí você vai gerar duas edges, paralelas. Agora é selecionar os polígonos que estão dentro dessas duas edges, e gerar uma extrusão. Depois você pode selecionar novamente as duas edges que você criou, com o cut e o chamfer, mais as duas edges geradas com a extrusão, e aplicar um chamfro também, bem pequeno, assim quando você aplicar um smooth, você vai ter as quinas bem vivas, e não redondas. Se você quer mesmo é separar, criar um outro objeto, ai você vai modelar o carro, depois você vai selecionar as edges que compõe a porta por exemplo, e vai usar a feramenta Detach, que vai gerar um outro objeto, apartir das edges selecionadas. Mas existem outras formas ainda fera, alias, acredito que tem outras até melhores que eu lhe falei. Abraços.
É que a função do chamfer não é bem cortar... :-P Ele chanfra edges - torna uma aresta, duas. Voce tem uma aresta assim: | | | O chanfro a deixará assim: | | | | | | Pra fazer aquelas "fendas" que separam a porta da carroceria, geralmente eu chanfro a aresta no formato da porta. Os polys que foram criados con o chanfro (vou marca-los com "x") |X| |X| |X| Eu extrudo, uma vez um extrude bem pequeno, a outra maior, e depois deleto as faces. Deste modo, a fissura ja sai chanfrada, bonitinha, e perfeita. Tenta ai. :-P Nao sei se consegui explicar legal... qualquer duvida diz ai.
Valeu Muiito Obrigado pessoal, vou fazer aqui e depois posto algum resultado para confirmar o sucesso com a ajuda de voces. Até mais. Abraços! e obrigado de coração.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 553

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.