OI gente, tudo bem?
Eu também já tive este problema e até cheguei a falar sobre bug, coisa que eu raramente falo.
Porque tudo na vida tem seus macetes, o Max é um programa cheio de macetes e cada recurso tem seus segredos, é só uma questão de prática e conhecer o programa que trabalha.
Eu cheguei a ficar chateado com o Max 8 por causa disso, pois no Max 7 ia bem nas colisões, mas descobri que eu não sabia usar o recurso direito.
Então, a última coisa que pode falar é a palavra Bug, primeiro tem que ter certeza que sabe usar o recurso.
Se mudar para outros plug-ins de cabelo, eles também vão ter seus macetes e dessa forma nunca vai aprender nenhum deles.
O Hair And Fur depende da quantidade de Segmentos nos cabelos e na malha para funcionar bem nas colisões, só isso.
Depois que eu percebi isso, nunca mais tive problemas com ele em animações, e olha que já usei muito.
Se você economiza muito nos segmentos do cabelo, o render vai rápido só que dá erro nas colisões, porque entre um vértice e outro, o cabelo é reto e penetra na malha, ai ele começa a errar em tudo.
O mesmo vale para o objeto de colisão, se tem poucos polígonos, acaba penetrando e passa a errar em tudo a partir deste ponto.
Abraços