Faculdade

Por: Deathhacker9  

Em: 10/12/2006 13:50

Ola pessoal da 3d1 blz!! Eu to escrevendo essa msg pq eu preciso me decidir ,q facul fz ,pois bem eu gostaria de saber quais cursos superior existe na area da computacao grafica e qual o enfoque e mercado de cada um ,c for possivel ajudar soh pra mim c decidir blz !!!Valeu pela atencao um abração!!!fui.
Deathhacker9 Também estou nessa! Mas concerteza não vai encontrar uma faculdade que foque somente o CG, pois como todos dizem, essa area para o Brasil, ainda é muito nova. O que pode fazer é o seguinte, é pesquisar as materias que vão ser aprendidas durante o curso, os 2 cursos principais que provavelmente iram trabalhar ou podem ser trabalhados em um futuro distante com programas 3D seria Desenho Industrial o no caso aprenderia um pouco de AutoCAD, e Arquiterura, pesquise.
Bom eu não sei muito sobre o resto mais eu aconselho você a dar uma olhada no curso de Design de games eu vou começar ele em 2008 =D ele parece ser bem legal mas tem muitas outras opções então o jeito é você entrar em vários sites de faculdades para obter mais detalhes http://www.anhembi.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=187&sid=44 (curso na Anhembi Morumbi em SP)
Olha só vamos esclarecer algumas coisas. CG quer dizer Computação Gráfica, ok, bom então podemos chamar de CG tudo que trabalhe com a parte visual e que use um computador para isso, resumindo vc pode chamar de cg o trabalho do cara que cria por ex a interface de um software. O termo CG é algo muito amplo, um jornalista por ex trabalha com CG pq ele precisa diagramar a página de uma revista ou de um jornal. Agora se o que vc quer é trabalhar com algo que envolva a criação de peças gráficas (entenda isso como material impresso, cartaz, folder...) sites, animações em 3d ou coisas desse gênero ai podemos limitar esse universo. Em um curso de publicidade e propaganda por ex. vc vai trabalhar mais com a parte literária da coisa, vc irá trabalhar com a elaborção dos conceitos, ou seja vc não vai colocar muito a mão na massa, mas... dependendo do emprego que vc arrumar vc pode até vir a trabalhar com isso. Por ex aqui na produtora tem um publicitário que trabalha com edição e com 3d. Mas o curso não é voltado pra isso. Se o que vc quer é realmente por a mão na massa e trabalhar com a criação a concepção de um material então a melhor opção é um curso de Design Gráfico ou como algumas universidades ainda chamam Desenho industrial (os 2 são a mesma coisa). Bom acho que isso é informação suficiente para vc entrar no site da universidade que vc quer e olhar a grade curricular do curso, ou até ir até lá e conversar com o coordenador do curso para que ele possa exclarecer dúvidas mais específicas que vc possa ter. Agora uma coisa que eu já te digo de cara o computador é apenas uma ferramenta como qualquer outra, ou seja um meio para vc atingir um determinado resultado. Só que vc tem que saber solucionar as coisas mesmo sem o uso dele, se vc tiver somente um lápis e uma folha de papel vc vai ter que conseguir solucionar tb. VC consegue entender isso? Pq caso não consiga então eu já te recomendo economizar tempo e dinheiro, e ir fazer um cursinho de corel e photoshop no senac.
Eu faço desenho industrial aqui no interior de SP, quando entrei na facul achava que ia aprender 3dmax, corel, PS tudo a fundo que ia ser o cara ai que fui ver que estava totalmente inganado, na facul aqui aprendemos mais são teorias , metodologia, e temos aulas na oficina aonde fazemos os produtos que criamos, seja na madeira, resina, metal, etc.....mas as aulas de computação que temos os prof ensinam o básico dos soft, eles pegam mais mesmo e no processo de criação, a parte de desenvolvimento , então a parte de soft os alunos que correm atrás para aprender e ter um bom resultado na criação final.... falows
Carlos Sanches

www.behance.net/carlossanches
www.linkedin.com/pub/carlos-sanches/1a/703/43b
tiagodmed Legal suas dicas! E obrigado por me conrrigir quanto ao CG, embora estamos num forum voltado para 3D, por isso me referi como CG. Agora é minha vez! :-P eheheh Design gráfico e Desenho Industrial não é a mesma coisa, pois outros possam optar por escolher outra especialização, já que no Desenho Industrial geralmente encontra-se 2, Design Gráfico e Projeto de Produto, porém, ainda sim existem outras universidades que tenham mais especializações, como Projeto de Embalagem. Portanto, se seguir Projeto de Produto, o aprendizado será diferente do Design Gráfico, mas tudo bem, mesmo assim está certo que você falou, porque nessa segundo esperamos produzir impressos, websites, folders, etc. caosdesign Qual especialização você escolheu? Pelo que você descreveu quanto a oficina, acho que é Projeto de produto, mas não vai mudar muito se for Design Gráfico, ambos os 2 mais adiante seram aprendidos o AutoCAD, mas como foi dito, não muito aprofundo, apenas a base mesmo. kauelima, Deathhacker9 Me tinha esquecido desta! Essa é outra saída, porém anhembi morumbi é paga(particular), tem essa lance também de universidades federais e estaduais, odeio isso, no mercado de trabalho o cara não quer nem saber se você é esforçado ou um grande pessoa por dentro, ele vai logo pegar o diploma de uma estudal, por isso, sempre escolha de uma dessas... As vezes aquela pessoa que fez uma particular é melhor do que aquela que fez estadual. Agora saindo um pouco do assunto para um exemplo! Quebrei o braço a pouco tempo a tráz, fui no médico o cara fez a melhor universidade que todos comentam por ai, a tal UNICAMP, medicina, ele fez o curso superior e graduação, e pós graduação, mestrado, quem conheçe unicamp sabe que é a coisa é um mostro!, por fim, minha fratura, não foi nada complicado, não sei o que o medico fez, fiquei com o braço roxo e voltava quase toda semana para ver isso, ele dizia que era normal e não precisava se preucupar, teve um dia que eu não aguentei, fui em outro medico, pouco popular, depois de ver o que tava acontecendo, ele me disse, se ficasse mais um semana daquele geito, teria que amputar o braço, enfim, deu um rolo tremendo, tive até que fazer terapia o que não iria precisar. Agora p/ não confundirem o que eu disse, não são todas pessoas que fazem essas federais que são desse geito, é claro, mas tambem são todas que fazem uma particular que vão ser boas quanto uma da federal, mas p/ o mercado de trabalho, não importa nada disso, sempre vai ser melhor aquela que fez federal... Outra dica, optem por cursos de vespertino ou diurno, noturno também é bom, mas entra no mesmo rolo que felei ali em cima, é como se fosse um racismo! eheheh outra coisa... tem outras universidades também, mas tomem cuidado, é preciso analizar, pois achei alguns cursos voltado mais p/ essa area que nós atuamos, porém é curta duração, é somente 2 anos, e o que acontece vai ser novamente o que descrevi mais acima, o mercado de trabalho, em sua grande maioria não será aceito, dificultando sua engressão no mercado. Mais uma dica, verifique se os cursos são reconhecidos e reconhecidos também por tal portaria.
[quote:ca22bfc27e]Qual especialização você escolheu? Pelo que você descreveu quanto a oficina, acho que é Projeto de produto, mas não vai mudar muito se for Design Gráfico, ambos os 2 mais adiante seram aprendidos o AutoCAD, mas como foi dito, não muito aprofundo, apenas a base mesmo. [/quote:ca22bfc27e] sim escolhi Projeto de produto, no caso do autocad no 1º ano aprendemos um pouco de 3d no cad e no 2º ano desenho técnico, cotar, detalhes, normas,etc..... qualquer duvida estamos ae.... falows
Carlos Sanches

www.behance.net/carlossanches
www.linkedin.com/pub/carlos-sanches/1a/703/43b
Me desculpa allan mas eu vou continuar a descordar de vc quanto a Desenho Industrial e Design, o nome do curso era desenho industrial e foi trocado pelo Mec quando foi feita a reforma curricular (não sei qual é a sua idade mas provavelmente vc não pegou essa época), e tanto um como outro se ramificam em várias áreas de especialização. Quando entrei na faculdade, entrei para design de produto com especialização em equipamentos, e no úlitmo semestre consegui transferir o meu curso para a federal, pois fazia em uma particular. O curso na federal ainda se chamava Desenho Industrial com habilitação em programação visual. E quanto ao te corrigir eu escrevi aquilo para o Deathhacker9, só agora que eu fui ler o que vc escreveu. E quanto ao fato de estarmos em um fórum de 3d, isso não tem nada a haver computação gráfica tem o mesmo significado em qualquer lugar.
ok, mas é diferente falar somente DI. Principalmente agora que abriu um leque de caminhos para seguir... Só uma curiosidade, como você transfiriu seu curso? Desculpa qualque coisa ;)
"Allan" disse: ok, mas é diferente falar somente DI. Principalmente agora que abriu um leque de caminhos para seguir... Só uma curiosidade, como você transfiriu seu curso? Desculpa qualque coisa ;)
Que isso não precisa se desculpar de nada, é só para esclarecer mesmo, :-P . Quanto ao fato da transferência da pra dizer que foi muita sorte, pq nesse ano foi feito um remanejamento de vagas, e ai a universidade federal abriu edital para transferências, mas não é tão simples pois tem um série de requisitos que vc tem que estar de acordo com o exigido, coisas como semestres cursados, se já rodou... Varia de curso pra curso, e eles tb priorizam transferências internas. Mas enfim, o cara tem que estar sempre de olho nos editais.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 428

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.