Oi Maunissan, tudo bem?
Realmente, com uma máquina igual a sua dava para mim fazer Star Wars aqui em casa. :) :)
Se realmente está tendo estes problemas de desempenho tão nítidos, tem alguma coisa de errado ai.
Pode ser o sistema operacional que você está usando, por exemplo, se esses processadores forem HT, ao todo o windows vai achar que tem 4 processadores na máquina, mas o XP não consegue gerenciar 4 processadores, ele vai se perder e dar um monte de problema.
Aconteceu isso comigo numa máquina Dual Xeon HT, o XP ficava doidinho na hora do Render, as vezes apareciam dois buckets, as vezes apareciam 8 buckets e dava muito pau.
Quando troque pelo Windows 2003 Server Enterprise, nunca mais tive problemas.
O XP é o pior windows NT de todos, só não é pior do que os windows caseiros antigos, como 95, 98 e ME. Mas da linha NT, é disparadamente o pior.
Use o Windows 2000 Workstation ou o 2003 Server.
O XP só vai bem em máquina bem caseira mesmo, com um processador, dois no máximo e sem HT.
Veja também a qualidade da sua memória, é muito importante colocar memória boa em máquinas Dual e principalmente em máquinas 64 bits, porque são muito mais rápidas e a memória tem que acompanhar.
Não vale a pena colocar memória genérica nessas máquinas, vale mais a pena gastar um pouco a mais ou até colocar menos memória, mas a que colocar tem que ser de marca.
Tem que ser Corsair ou Kingston.
A sua placa de vídeo é uma nave interestelar, se colocar aqui no meu micro, a casa toda cai para meia força quando ligar a máquina. :)
É realmente uma das melhores placas para usar com o Max, se não for a melhor de todas.
Mas placa de vídeo só tem influência no desempenho das Viewports.
Se colocar plug-ins como o RedViewer, poderá ver direto nas viewports sombras RayTrace, reflexos RayTrace e a propagação da iluminação perfeitamente como se fosse no render, é demais trabalhar assim!!
A Dell só faz máquina boa, é muito estranho a sua estar assim, eu formataria e instalaria tudo de novo.
Só que eu não manjo nada de hardware, então, tudo que estou falando é por pura prática e experiência, não estudei nada disso.
Era bom perguntar para quem manja mais dessa parte, posta sua pergunta no fórum de hardware aqui na Três D1, lá participam pessoas mais adequadas para responder isso.
Abração