dynamics - colisoes no max8

Por: maunissan  

Em: 12/12/2006 11:07

ola, pessoal... estou tentando fazer uma animação de um punhado de moedas caindo num plano... o problema eh q a moeda em um grupo de objetos (as ranhuras e numeros eu fiz a parte com um cilindro e agrupei tudo) e a interface de colisao nao reconhece o grupo nas listas. como faço? sao muitos objetos pra fazer individualmente.... e eles vao se mover separadamente? http://img201.imageshack.us/img201/5589/untitled1qu5.jpg agradeço qualquer dica... tks,
Nissan
Olá maunissan, tudo bem? Se a sua moeda é formada por vários objetos, e você deseja simular apenas um destes objetos, para que não precise configurar todos, basta linkar estes objetos no objeto central. Dessa forma, todas as partes da moeda seguiram o mesmo movimento da parte central da moeda. Agora é só simular com a parte central de cada moeda, ou seja, você terá que configurar cada parte central separadamente. Agora, se as colisões não ficarem boas, como por exemplo, uma moeda entrar dentro da parte de outra moeda que não esteja envolvida na simulação (porque apenas a parte central está envolvida na simulação), aí você terá que usar de artímanhas, como por exemplo: realizar toda a simulação com cilindor de tamanho compatível com toda a moeda, depois linkar as partes de cada moeda a seu respectivo cilindro e na renderização ocultar os cilindros para não serem renderizados. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estamos aí.
Sergio Feitosa
ajudou sim cara... muito obrigado...
Nissan
Oi Maunissan, tudo bem? Simulação dinâmica depende de oconomia de faces, não pode exagerar. A última opção que o Feitosa disse é a mais indicada. Se você tem um objeto compost e cheio de detalhes, não é boa idéia usar esse mesmo objeto para fazer a simulação. É melhor fazer cilindro do tamanho da moeda e simular apenas eles. Depois, basta linkar cada moeda num destes cilidros e dar Hide no cilindro, assim, as moedas vão se movimentar no lugar dos cilindros usados na simulação. A chance de dar erro é muito menor e o tempo de simulação é muito melhor. Abraços
puxa..valeu... e olha..eu acabei por me render e usar um cilindro simples com mapa...rs olha soh... eu to usando o reactor q eh mais facil...mas sempre dah erro na hora do render... erro de memória... se liga na configuração da cena sao 400 moedas... (400 cilindros) despejados sobre um box simples... a simulacao do reactor nem funciona... nem adianta querer... eu mandei gerar a animacao direto... soh q so renderiza uns 30 frames... deposi da erro de memoria... soh q se liga na configuração da maquina aqui do trampo: Dell pentuim D - dual 64 bits 3.2 2 GB RAM hd sata 160 GB video - quadro fx 4500 - 512MB eh foda q essa maquina peida para usar o max, naum? nao sei se a dell caga na configuração ou o q... ou se foi o helpdesk q instalou o windows 32bits... mas a maquina ta com um desempenho nojento no max... sera q a placa de video tah zicada? de vez qem qdo dah umas travadas,umas zebradas... bem, valeu as dicas...
Nissan
Olá maunissan, tudo bem? Eu acho que ao invés de render com o Reactor é simular com o Reactor que você quiz dizer. Bom, sobre a sua máquina, ela realmente é boa, porém simular colisões de 400 cilindros normais não é moleza. Tenta diminuir o número de segmentos dos cilindros que irá realizar a simulação mais facilmente, como por exemplo: - Height Segments: 1 - Sides: 8
Sergio Feitosa
é...foi isso mesmo... mas sabe, ela ta sofrendo pra outras coisas tbem... existe algum outra configuração q eu deva setar no max ou na maquina? jah coloquei a aceleração em software pq poen gl ou directx nao ia... aplaca de video tah setada pro 3dmax... meu, nao entendo pq essa maquina ta h zoada assim? alguma dica? tks,
Nissan
Olá maunissan, tudo bem?^ Isso é muito estranho, porque eu tenho um P4 3.0 HT com 1Gb de Ram que é bem inferior a sua máquina. Fiz um teste com 400 cilindros no Reactor e funcionou muito bem, mais rápido do que eu esperava. Sobre a questão do Placa de Vídeo, ela não interfere no processamento dos Cálculos executados pelo Reactor. Isso é serviço apenas do Processador. Deve ter alguma coisa configurada errada na sua máquina para que o desempenho dela esteja tão baixo.
Sergio Feitosa
Oi Maunissan, tudo bem? Realmente, com uma máquina igual a sua dava para mim fazer Star Wars aqui em casa. :) :) Se realmente está tendo estes problemas de desempenho tão nítidos, tem alguma coisa de errado ai. Pode ser o sistema operacional que você está usando, por exemplo, se esses processadores forem HT, ao todo o windows vai achar que tem 4 processadores na máquina, mas o XP não consegue gerenciar 4 processadores, ele vai se perder e dar um monte de problema. Aconteceu isso comigo numa máquina Dual Xeon HT, o XP ficava doidinho na hora do Render, as vezes apareciam dois buckets, as vezes apareciam 8 buckets e dava muito pau. Quando troque pelo Windows 2003 Server Enterprise, nunca mais tive problemas. O XP é o pior windows NT de todos, só não é pior do que os windows caseiros antigos, como 95, 98 e ME. Mas da linha NT, é disparadamente o pior. Use o Windows 2000 Workstation ou o 2003 Server. O XP só vai bem em máquina bem caseira mesmo, com um processador, dois no máximo e sem HT. Veja também a qualidade da sua memória, é muito importante colocar memória boa em máquinas Dual e principalmente em máquinas 64 bits, porque são muito mais rápidas e a memória tem que acompanhar. Não vale a pena colocar memória genérica nessas máquinas, vale mais a pena gastar um pouco a mais ou até colocar menos memória, mas a que colocar tem que ser de marca. Tem que ser Corsair ou Kingston. A sua placa de vídeo é uma nave interestelar, se colocar aqui no meu micro, a casa toda cai para meia força quando ligar a máquina. :) É realmente uma das melhores placas para usar com o Max, se não for a melhor de todas. Mas placa de vídeo só tem influência no desempenho das Viewports. Se colocar plug-ins como o RedViewer, poderá ver direto nas viewports sombras RayTrace, reflexos RayTrace e a propagação da iluminação perfeitamente como se fosse no render, é demais trabalhar assim!! A Dell só faz máquina boa, é muito estranho a sua estar assim, eu formataria e instalaria tudo de novo. Só que eu não manjo nada de hardware, então, tudo que estou falando é por pura prática e experiência, não estudei nada disso. Era bom perguntar para quem manja mais dessa parte, posta sua pergunta no fórum de hardware aqui na Três D1, lá participam pessoas mais adequadas para responder isso. Abração
pois eh... esse processador pentium D eh nucleo duplo mas não eh HT... inclusive a lerdeza nao se dá soh no render mas tbem nas viewports... manja aquela cabeça da Jolie q eu tava fazendo? ela travava toda hora.. manja... qdo vc arrasta e os poly somem? muuuito lento..eu fico inconformado... o pior..eu nao posso instalar nem desisntalar nada... soh o help desk mexe na maquina e aqui soh trabalham com XP... te juro q essa maquina peida pra fazer qulaquer coisa... existe a possibilidade da placa de vídeo estar "com defeito"? aquecimento nao eh pq a maquina tem um cooler enorme... e silencioso... mas enfim... nao existe memso uma configuração via software (max ou windows xp) q eu possa alterar, neh? mas tks...
Nissan

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 475

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.