Oi gente, tudo bem?
Quem é experiente com animação e vídeo sabe disso, ou porque alguém falou ou porque percebeu trabalhando mesmo, não tem como não perceber.
Eu posso fazer um teste para provar para vocês, assim que deixar as coisas que ficaram enroladas as festas de fim de ano, eu vou fazer um teste simples e colocar aqui.
Mas podem tentar fazer ai mesmo, é bem simples.
Esse é apenas um exemplo da diferença, um que é bem visível.
O TGA tem um lance sobre multiplicar o fundo com a imagem ou não, isso é muito importante em algumas situações, tanto de composição de vídeo, mesmo de imagem no PhotoShop, quanto a criação de imagens e animações em Alpha para entrar em tempo real nas emissoras de tv, como uma tarja por exemplo.
Isso é feito por um equipamento conhecido como Master, não é feito num programa de edição offline como o resto da programação, esse equipamento e soft que "joga" a imagem da TV no ar só vai aceitar TGA. Mesmo que aceitasse outro arquivo, se não tiver sem multiplicar o fundo, vai aparecer um escurecido em todos os efeitos claros e semi transparentes.
Se fizer um facho de luz por exemplo, tem que mandar para composição no Combustion sem multiplicar o fundo, caso contrário, ficará uma borda preta ao redor do facho.
Isso tem que ser feito com TGA.
Pega uma esfera e aplica um material branco transparente nela, renderiza no fundo preto do Max e salva em TGA sem a opção Compress e sem a opção Premultipled.
Abre no PhotoShop, agora volta no Max e salva a mesma imagem com o Premultiped e abre no PhotoShop.
Se for o 7 você vai ver de cara, se for o 8 tem que deletar o Alpha, é uma chatisse, mas deletando o Alpha vocês vão ver a diferença entre as duas esferas, só a que foi gravada sem premultipled que ficou branca mesmo, a outra teve a transparência mesclada com o preto do fundo.
Isso é a coisa mais importante do mundo em composição de vídeo.
Abraços