Vidro Jateado - Mental Ray

Por: EvilWata  

Em: 28/12/2006 17:00

Olá a todos, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a criar vidro jateado usando Mental Ray (não tenho VRay), desses que o desenho (normalmente o logo da empresa ou local) é transparente e a outra parte que é jateada. Desde já, agradeço qualquer ajuda. Abraço a todos!!!
Olá meu amigo Evilwata.Boa tarde pra vc. Pra tu criar um vidro jateado que é normalmente transparente em um lado e jateado(fosco)no outro vc pode criá-lo com um simples box se a forma do seu vidro for quadrada.Agora o macete pra que um lado fique transparente e o outro fique fosco(que é a parte jateado)vc pode fazer com o editable mesh>face.Vc seleciona uma face dod box e aplica um material que seja vidro transparente e seleciona a outra face do box e seleciona um vidro que seja jateado.Mas para isso vc precisa já ter criado esses materiais. Se quiser criar um material vidro coloque preto no Ambient e uma cor cinza clara no diffuse.No opacity vc coloca 0 ou um valor bem baixo,algo em torno de 10 se o vidro for um pouco transparente e no mapa reflect vc coloca o canal raytrace ok? Espero ter ajudado um pouco ok??o resto é com vc...abraços! "O 3ds Max é um "Big Ban" pessoal, ou seja, cada artista pode fazer seu próprio universo!"
Caro amigo danilo_icf, até eu imagino como seria feito, o que eu gostaria de saber seria as configurações para a parte fosca (jateado), pois eu já consigo me virar com vidro normal :D , repare na imagem abaixo, é algo assim que eu quero fazer. Bom, a parte branca é onde eu queria que ficasse com a aparência jateada, e onde está preto, é onde vai ficar transparente. Eu imagino que possa ser feito usando um box, convertendo ele pra Editable Poly, mapeando as faces e configurando um material Multi/Sub-Object com as configurações dos dois tipos de vidros, o problema é que eu não imagino como configurar o vidro jateado :? , já o transparente eu consigo :D , e não sei se tenho que desenhar no box, cortando e criando faces ou se tem alguma maneira mais fácil pra isso. Em todo o caso, agradeço ter tentado me ajudar ;) Bom, se vc puder me ajudar nisso, ou se alguém puder me ajudar com isso, ficarei muito grato e até postarei os resultados aqui :D Um abraço!!!
cara veja se esse rola...eu sou iniciante tambem...mas so to querendo ajudar...se servir esse ai eu te digo como eu fiz ok abraços
Caro viniciusmelllo, é quase isso cara, mas, creio que se ajustar as configurações deixando mais opaco ficaria do jeito que eu queria, como eu disse, eu nem imagino como que se faz vidro jateado, se você puder me passar as configurações, eu ajusto aqui para ver se consigo chegar ao resultado que eu quero. :)
Olá meu amigo Evilwata! tudo bem?Bom dia... Olha,agora sim entendi direito o que vc queria...hehehe!pelas dificuldades de se fazer e até mesmo se configurar um vidro jateado eu estou lhe enviando uma imagem em jpg que eu achei na net de vidro jateado.A resolução não está lá essas coisas mas vc pode usar um modificador UVW map pra alterar as configurações da textura do vidro jateado...Bem aqui está a imagem do vidro jateado que eu pegei pra vc ok?? Espero que o tenha ajudado dessa vez tá?abraço pra vc e manda o teu trabalho aqui pra gente ver depois ok??posta ela lá na Sessão de Imagens ok??Um abraço pra vc e tenha uma ótima Sexta...abraços ;) "O 3ds Max é um "Big Ban" pessoal, ou seja, cada artista pode fazer seu próprio universo!"
Caro danilo_icf, bom dia pra vc, tudo blz? Bom, vou tentar fazer dessa maneira que vc sugeriu, qqr coisa eu posto aqui de novo se der certo ou não, mas, caso fique do jeito que eu estava imaginando, eu posto a imagem na seção de imagens sim pra vc e os outros usuários poderem comentar :D . Flw cara, um abraço!!!
bom cara...eu acho q a partir desse vc faz um... eu usei um material raytrace...coloquei uma cor cinza bem clarinho...ai coloquei no bump aquele NOISE e aumentei os valores de tiling para 100 no y,x e z...acredito que foi ai q eu errei...tem q colocar mais alto ainda...pra nem aprecer o bump...so dar uma embaçadinha...ai vc coloca a transparencia de acordo com o que vc quer...tudo nas opçoes do material raytrace mesmo...AH...é importante vc mudar o valor do BUMP para 16(padrao do max é 30)...se vc der uma boa fuçada em cima disso vc chega lá...até pq o vidro jateado é só um branquinho meio embaçado...ai vc misturando com uma boa textura de vidro transparente acho q vai ficar bom....espero q ajude... misture as informações de todos q te responderam e faça um seu.... esse jpeg do danilo pode ser colocado em cima do meu material na parte evironment do ray trace...ai vc controla o quanto vc quer q apareça...pelo parametro reflect abraço cara Vinicius
Caro amigo! Fiz uns testes aqui em casa e cheguei a esse resultado. Usei um box, com o multi sub/objet para fazer a diferença entre os vidros, e em cada um eu coloquei o Glass (lume) no canal reflection do material editor. a diferença foi a configuração do Glass. Posso estar errado, mas deu certo. Quanto a usar uma imagem igual a sua ainda estou tentando, logo posto o resultado. Espero ter ajudado.
Desculpe , mas é no canal refraction, e não no reflection como eu disse anteriormente.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 473

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.