Nurbs ou poly?

Por: Rogermax  

Em: 08/01/2007 14:45

E aí galera, uma duvida, sempre que modelei carros sempre usei o metodo e edge modeling, aí olhando um curso que tenho de nurbs com Frank Delise e o da lynda.com parece que o trabalho é mais fácil em nurbs , é só impressão ou é mais fácil mesmo? até mais valeu
Rogermax, o nurbs deixa a malha dos objetos mais suaves, e não é muito dificil de mexer, comece a treinar com ele, e vc vera os resultados maravilhosos da modelagem
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
eu tambem modelo em poly e tambem jah fiz essa pergunta.. eu andei pesquisando um pouco e parece q nurbs eh mais facil... eu quase naum modelo em nurbs, soh testes pra aprender mesmo, mas parece q eh mais facil pq todo q vc faz no poly, detalhe q adiciona, vc tem q mexer na topologia da malha pra aceitar bem suas modificacoes e isso eh mto chato!! pelo q eu entendi d nurbs vc naum precisa fazer isso! se vc modelou redondino o parachoque d um carro e quer colocar os sensores d estacionamento, pode por sem problemas na forma original do parachoque, jah em poly naum
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Aí, vcs tem algum link de tutorial de modelagem em nurbs?
Oi gente, tudo bem? Nurbs é melhor para modelar objetos manufaturados, por exemplo, eletrodomésticos, carros, aparelhos em geral, sapatos, barcos, aviões, essas coisas. Não é melhor para modelagem orgânica e personagens, pois é mais difícil e até impossível fazer detalhamento da superfície como se faz com polígonos, igual o Z-Brush por exemplo, ou o MudBox, ou o Modo, ou o Silo, são todos em polígono. Então, sabendo o que vai modelar, pode ser melhor usar um sistema ou outro. Mas polígono é tão versátil que permite modelar também objetos manufaturados com alta qualidade. A diferença é que Nurbs permite modelagem de precisão e polígono é impreciso, então, em sistemas de CAD mais avançados, como o Rhinoceros, o SolidThinking, o SolidWorks, o Catia, entre outros, todos usam Nurbs para projetar e modelar. Outra coisa importante é quanto a animação, dependendo do que for fazer, tem que ser em polígonos. Nurbs é ideal para design, polígonos é ideal para artes e animação. O Max tem um sistema de Nurbs, mas é muito fraco, antigamente tinha dois tutoriais no site sobre o sistema de Nurbs do Max, mas como eu não atualizei, não coloquei nessa versão da 3D1. Mas eu vou atualizar o mais rápido possível e coloco aqui para vocês, assim, poderão aprender pelo menos como se modela nesse sistema. É muito gostoso, mas não no Max, tem que ser pelo menos no Rhinoceros 3D, que é o programa mais básico para trabalhar com Nurbs em Windows. Ainda tem o plug-in Power Nurbs da NPower, que melhora muito os recursos de modelagem Nurbs no Max, quem sabe a Autodesk não compra ele como comprou o Power Boolean, que é da mesma empresa. Ai vai melhorar bem, vai começar a ficar gostoso de modelar em Nurbs no Max também. Esses dias atrás eu postei um link de um vídeo tutorial mostrando como modelar um carro com o Power Nurbs no Max, você pode baixar a versão trial e seguir o tutorial. Dá uma olhada na seção notícias clicando no botão Notícias no menu do site, deve estar na primeira página ainda. E hoje eu coloquei outro link explicando como modelar uma câmera fotográfica com o Power Nurbs. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 332

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.