Oi gente, tudo bem?
Nurbs é melhor para modelar objetos manufaturados, por exemplo, eletrodomésticos, carros, aparelhos em geral, sapatos, barcos, aviões, essas coisas.
Não é melhor para modelagem orgânica e personagens, pois é mais difícil e até impossível fazer detalhamento da superfície como se faz com polígonos, igual o Z-Brush por exemplo, ou o MudBox, ou o Modo, ou o Silo, são todos em polígono.
Então, sabendo o que vai modelar, pode ser melhor usar um sistema ou outro.
Mas polígono é tão versátil que permite modelar também objetos manufaturados com alta qualidade.
A diferença é que Nurbs permite modelagem de precisão e polígono é impreciso, então, em sistemas de CAD mais avançados, como o Rhinoceros, o SolidThinking, o SolidWorks, o Catia, entre outros, todos usam Nurbs para projetar e modelar.
Outra coisa importante é quanto a animação, dependendo do que for fazer, tem que ser em polígonos. Nurbs é ideal para design, polígonos é ideal para artes e animação.
O Max tem um sistema de Nurbs, mas é muito fraco, antigamente tinha dois tutoriais no site sobre o sistema de Nurbs do Max, mas como eu não atualizei, não coloquei nessa versão da 3D1.
Mas eu vou atualizar o mais rápido possível e coloco aqui para vocês, assim, poderão aprender pelo menos como se modela nesse sistema.
É muito gostoso, mas não no Max, tem que ser pelo menos no Rhinoceros 3D, que é o programa mais básico para trabalhar com Nurbs em Windows.
Ainda tem o plug-in Power Nurbs da NPower, que melhora muito os recursos de modelagem Nurbs no Max, quem sabe a Autodesk não compra ele como comprou o Power Boolean, que é da mesma empresa.
Ai vai melhorar bem, vai começar a ficar gostoso de modelar em Nurbs no Max também.
Esses dias atrás eu postei um link de um vídeo tutorial mostrando como modelar um carro com o Power Nurbs no Max, você pode baixar a versão trial e seguir o tutorial.
Dá uma olhada na seção notícias clicando no botão Notícias no menu do site, deve estar na primeira página ainda.
E hoje eu coloquei outro link explicando como modelar uma câmera fotográfica com o Power Nurbs.
Abraços