autocad pro max

Por: leo873  

Em: 16/01/2007 15:08

galera é o seguinte fiz uma cena simples 3d no autocad 2007 e levei pro max 5 para aprender a renderizar a cena no max, ai ja vem os problemas quando clico em importa no max e seleciono o arquivo dwg o max me faz uma pergunta abri uma caixa (dwg import) e aparece duas opçoes pra mim clicar quais dela devo clicar ? e depois que parametros escolher depois que seliciono uma das duas perguntas ? segunda pergunta depois de importado pro max eu fui em material selecionei um slot e apliquei neste slot um diffuse checker e mandei renderizar ai apareceu uma caixa (missing map coordinates) e nao acontece nada com o chao, ele nao fica com checker o que estou fazendo errado galera ?
Boa Noite Leo873 Vou tentar te explicar sem imagens, mas não é difícel. Você estando no ( MAX ) 1º Click no menu file, no menu file procure File Link Managem(isto faz criar um link entre o Cad e o Max e tem suas vantagens, que outra vez te explico); Quando você clicar vai aparecer uma caixa de dialogo,vamos chamar de (Caixa 1 ), na (Caixa 1) vai ter três menus, click em File e abrira outra caixa, nesta você vai procurar a pasta ou o arquivo que você quer; Seleccione o arquivo e manda abrir. Vai voltar a ( Caixa 1 ). 2º De volta a (Caixa 1) vai aparecer o caminho do arq. que você quer importar, OBS: Se o objeto que você vai importar, tem canto arredondados ou mesmo uma curva etc..., click no menu ( Caixa 1) Presets, vai aparecer outra caixa de dialogo, nesta PROCURE Surface deviation for 3D solids, que dependendo da escala que você estiver usando no max? no meu está em metros e aparece no quadradinho (0.025m.), MUDE para (0.001), pra que você entenda melhor isso, no CAD a gente Aumenta, já no 3D Max temos que diminuir quando importamos do CAD. 3º Depois que tiver feito tudo no item(2º obs:), click em Salve e mais uma vez de volta a (Caixa 1), tem mais uma opção que é RESCALE, nesta você vai colocar a escala que deseja: mm, centímetro, metro etc... e por fim é só clicar em Attach this fille, esperar carregar e pronto. Em relação a mapas e texturas realmente é um pouco mais complicado e vou tentar também te explicar, porque já passei por isto. 1º passo importante é separar tudo em layout para facilitar quando for colocar texturas. 2º passo é que quando importamos do CAD, o MAX lê como se fosse NURBS ou outra coisa, não sei te dizer ao certo, mas muitas faces vem invertidas e na maioria das vezes vem em forma triangular, então quando estiver desenhando no AutCad e pretende depois transportar para o Max, procure não usar Thickness ou mesmo um Extrude simples, procure sempre que puder transformar em Sólid, para que o MAX aceite melhor. 3º Quanto a mensagem que aparece é justamente isto, está dizendo que o material ou a textura que você quer aplicar não está de acordo com a face ( NO PRÓPRIO MAT EDITOR DO MAX TEM COMO MUDAR PARA APLICAR CORRETAMENTE ) e mais um lembrete , dependendo do objeto que você quer texturizar é bom aplicar um UVW MAP que fica no painel lateral ( Modifique ). 4º tem muita coisa que eu fazia no CAD, que é melhor deixar para o MAX fazer. Só um detalhe trabalho com o CAD 2005 é muito mais rápido para o tipo de serviço que faço ( const. civil ) o AutCad 2007 tem muita coisa e fica mais lento e o que ele faz o 3D MAX tem muito mais e faz 10.000 vezes melhor. Espero poder ter te ajudado e que alguém me corrija se estiver errado (Agradeço), tenho pouco tempo de MAX e muito de CAD e estou aqui também pra aprender.
Oi Leo, tudo bem? O Acacio te deu uma ótima dica e explicou detalhadamente a mais poderosa forma de integração entre o AutoCAD e o 3ds max. Só que você usa uma versão muito antiga, não tem as coisas que ele disse. O Max 5 é ótimo, eu adorei ele e usei durante toda a época do Max 6, que é uma das piores versões do Max. Esperei sair o Max 7 e migrei direto para ele, só usei o 6 para estudar o Mental Ray. Mas agora está muito antigo o Max 5, você precisa de uma versão mais nova. Ou o 7 ou o 8 com SP3, ambos são ótimos e tem o File Link Manager, que o Acacio te explicou. O AutoCAD 2007 é mais novo que o Max 5, fica ruim de fazer esse tipo de integração. É melhor que o Max seja mais recente que a versão do AutoCAD. O que você pode fazer para melhorar, é salvar em versões mais antigas no AutoCAD, pois ele permite isso. O AutoCAD 2007 é melhor usar com o Max 9, que é a versão mais compatível com ele. Mas respondendo a sua pergunta. Veja só, nenhum objeto vem com mapeamento aplicado de outro programa, você tem que mapear as coisas que for aplicar textura, isso é normal no trabalho em 3D. Leia o tutorial "Bitmap e UVW Map" na seção de tutoriais básicos de 3ds max, clicando no botão Tutoriais do menu no topo da página. Nas versões mais novas você pode mandar aplicar mapeamento automático quando importar do AutoCAD. Só que normalmente você vai mudar o mapeamento para ajustar a textura da forma que desejar. Sobre a importação do arquivo no Max sem usar o File Link Manager, tem duas formas nas versões mais novas. Na sua versão só tem uma forma, que é a mais antiga e menos compatível. Pode escolher a primeira opção na pergunta que aparece quando acaba de importar o arquivo. Depois, dá uma olhada nessa FAQ que eu explico as opções nas janelas de importação. FAQ: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 658

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.