Qual a melhor opção para substituir o uso de RPC's?

Por: Juliano Azeredo  

Em: 17/01/2007 14:14

Olá a todos Gostaria de saber quais são as melhores opções para substituir o uso de RPC? Claro que existem muitas situações diferentes, e cada caso têm suas peculiaridades. Mas as principais (e mais comuns) situações são no uso de Pessoas, Vegetação, Veículos. Em casos mais específicos entram Vestuário, Objetos (como produtos de lojas ou supermercados), e por aí vai. Que opções hoje temos para substituição dos RPC's? Opacity? Modelagem LowPoly? Abraços a todos.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Olá Juliano Azeredo, tudo bem? A modelagem em Low Poly com uma boa textura ficará bem melhor, porém consome muito tempo de preparação e um excelente conhecimento de Photoshop para criar as texturas para os canais diffuse, bump, displacement, entre outros. Dependendo da situação, usar imagens em um plane com o canal Opacity seja a melhor situação, por ser rápido de preparar. Mas só fica bom em imagens still. Para animação teria que usar alguns truques com vários planes juntos, mas nem sempre fica bom.
Sergio Feitosa
Ola! Juliano Azeredo Vi outro dia uma reportagem na interativa WEB Tv, onde o Fabio Policarpio...fala sobre normal map...etc..... http://www.interativawebtv.com.br/cgmax/novembro/16/cgmax.php da uma olhadinha na entrevista toda pois la tem um exemplo de shader onde simula a tridimencionalidade( tem uma exemplo de uma cavalo).......na verdade tem o redirecionamento para esse pluguin aqui na 3D. http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&start=120 é a reportagem que tem umas "correntes trançadas" Na verdade sou novato aqui...posso ter acabado de falar a maior MERRRcadoria, mas quem sabe eu compreendi corretamente a função dos mapas dele...... abraço OBS. Feitosa outro dia vi uma pergunta sau nesse programa..hehehe...acho que era vmo né...pois era um Feitosa....abraço pro C tbem
Olá ricardo pavani, tudo bem? Fui eu mesmo que fiz perguntas por Fabio Policarpio no programa CGMAX TV. Esse esquema do Normal Map é muito legal, ele cria um Bump muito interessante.
Sergio Feitosa
Feitosa... Ricardo Muito obrigado pelas dicas. O vídeo é mto bom msmo... tks!! Abraços!
Oi Juliano, tudo bem? Eu também acho que usar Planes com mapas de opacidade é a melhor opção. Se fizer o recorte direito no PhotoShop e fizer um mapa decente de opacidade, fica muito bom. E na verdade fica muito melhor do que RPC em qualquer Render, menos no Scanline e no Mental Ray. Porque os RPCs ficam desbotados e destacados da cena quando renderiza com V-Ray, Brazil Render ou Final Render. Pois os RPCs não foram feitos para estes renderizadores, foram feitos para o Scanline. Só ficam perfeitos no Mental Ray porque a Archivision fez um Shader para ele. Para ficar perfeito nestes outros renderizadores, a Archivision teria que fazer uma adptação no plug-in para reconhecer melhor os recursos destes renderizadores. Assim, a imagem deles não ficaria tão diferente da imagem renderizada em 3D. Usando Planes com mapas de opacidade isso não acontece e fica bom em qualquer render. Só não serve para animação, mas para Still, é disparadamente a melhor opção na minha opnião. E mesmo em animação, se for uma árvore, dá para enganar bem, porque pode aplicar um controlador LookAt em todas as árvores para elas ficarem "olhando" sempre para a câmera. Assim, não vai acontecer de ver que na verdade é um Plane, porque eles sempre estarão virados para a câmera. Com pessoas não fica bom, porque parece que a pessoa está virando, mas em árvores, principalmente de fundo, não dá para perceber. O uso do Relief Mapping do Fábio Policarpo para fazer isso é sem dúvida a forma mais realista com Planes. Mas e para fazer o Normal Map e o Heigh Map que o plug-in precisa? De uma foto de árvore não dá, vai ficar ruim. Tem que ser de um objeto 3D para ficar 100%, então, teria que modelar a árvore para tirar o Normal Map e o Heigh Map. Só que árvores modeladas não ficam tão reais e bonitas como árvores de verdade fotografada. Então, é uma situação complicada ainda, acho que vale mais a pena usar mapas de opacidade normalmente mesmo. Abraços
Pô André!! Vlws pela aula!! Quanto vai me custar???? hehe!! Abraços velho!!
Olá Juliano! Como o André escreveu, tenho conseguido results bem legais com o uso de planes e opacity pois trabalho apenas co imagens still (ainda hehe). Fiz tbm testes com vegetações em 3d usando proxy e acho que dependendo da situação dá pra usar essas duas técnicas (fora as outras acima citadas). O ideal seria vc postar a sua necessidade sendo mais específico. Afinal, cada caso deve ser visto isoladamente. Espero ter ajudado! abrs!
Bom Eduardoqf Onde pretendo usar será em um Closet de uma Suíte. Seria para representar algumas roupas nos cabides. Modelagem está completamente fora de minhas habilidades. E usar models (ainda teria que ir atrás de uns bons) iria pesar demais. Daí minha duvida... Como já utilizei o Opacyti para as roupas nos cabides, em um 3D do Projeto que fiz de uma Surfshop, quis saber se era este mesmo o caminho correto. Claro que não será nem próximo ao 3D que o Zulmar Jr. fez (link abaixo)... mas que sabe um dia chego próximo. http://www.tresd1.com.br/galeria.php?t=17185 É essa minha dúvida. E obrigado pela atenção.
Pois é juliano! Essa loja que o Zulmar fez ficou show né? Até as luzes tem glow e cores diferentes. Quanto às roupas, acho melhor modelagem e pra não ficar pesado, usar proxy funcionaria mesmo num micro bem fraquinho. O uso de planes fica melhor em objetos são representados de frente. Geralmente as roupas ficam de lado nos cabites e algumas têm espessura como os ternos etc...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 835

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.