Oi Juliano, tudo bem?
Eu também acho que usar Planes com mapas de opacidade é a melhor opção.
Se fizer o recorte direito no PhotoShop e fizer um mapa decente de opacidade, fica muito bom.
E na verdade fica muito melhor do que RPC em qualquer Render, menos no Scanline e no Mental Ray.
Porque os RPCs ficam desbotados e destacados da cena quando renderiza com V-Ray, Brazil Render ou Final Render.
Pois os RPCs não foram feitos para estes renderizadores, foram feitos para o Scanline.
Só ficam perfeitos no Mental Ray porque a Archivision fez um Shader para ele.
Para ficar perfeito nestes outros renderizadores, a Archivision teria que fazer uma adptação no plug-in para reconhecer melhor os recursos destes renderizadores.
Assim, a imagem deles não ficaria tão diferente da imagem renderizada em 3D.
Usando Planes com mapas de opacidade isso não acontece e fica bom em qualquer render.
Só não serve para animação, mas para Still, é disparadamente a melhor opção na minha opnião.
E mesmo em animação, se for uma árvore, dá para enganar bem, porque pode aplicar um controlador LookAt em todas as árvores para elas ficarem "olhando" sempre para a câmera.
Assim, não vai acontecer de ver que na verdade é um Plane, porque eles sempre estarão virados para a câmera.
Com pessoas não fica bom, porque parece que a pessoa está virando, mas em árvores, principalmente de fundo, não dá para perceber.
O uso do Relief Mapping do Fábio Policarpo para fazer isso é sem dúvida a forma mais realista com Planes.
Mas e para fazer o Normal Map e o Heigh Map que o plug-in precisa?
De uma foto de árvore não dá, vai ficar ruim.
Tem que ser de um objeto 3D para ficar 100%, então, teria que modelar a árvore para tirar o Normal Map e o Heigh Map.
Só que árvores modeladas não ficam tão reais e bonitas como árvores de verdade fotografada.
Então, é uma situação complicada ainda, acho que vale mais a pena usar mapas de opacidade normalmente mesmo.
Abraços