Dúvida velha de Combustion

Por: Marco Tomaselli  

Em: 22/01/2007 22:15

Fala galera, blz? tenho uma dúvida...vou explicar um pouco antes... tenho um logo...e uma foto.... no photoshop..eu criaria o fundo alpha através do logo...e colocaria a foto por baixo... ou seja...tem informação do logo e da foto e do alpha...q é a mascara do logo...certo? certissimo... outro exemplo...renderizei um logo (dessa vez no 3ds max)...o background é um HDRI..certo? o tga de 32 bits em alpha....vai preservar o logo,e o fundo...e mesmo assim...vc tem acesso ao alpha...deixando só o logo e o fundo preto...certo? agora me falem como eu preservo isso...no combustion... vc tem um logo do zero....com fundo alpha...e uma foto...no combustion ta perfeito...dai vc salva em tga alpha...e qq acontece....??? ele vira uma coisa unica...e o alpha dele....é um chapado....pq por default o combustion é assim né? num sei.. mas da pra mudar? isso é muito útil pra mim... e só no combustion não sei fazer isso...e o combustion tb é muito util pra mim...nos trabalhos... se alguem manjar isso... da um toque, blz? OBS: já testei setar no combustion a layer do logo como foreground ou normal...e a foto como background...e num era isso... outra coisa...eu estou exportando em TGA 32 bits com alpha e etc...tudo quuuase certo né? pq isso de preservar a "mascara" do TGA no photoshop, no combustion eu nunca consegui...seria muito bom saber...e espero q alguem saiba... valeu abraços
Você já verificou se o TGA tem realmente alpha? Pelo o que eu entendi, o Combustion não está reconhecendo o canal alpha do seu TGA é isso mesmo?
n00b
é...é praticamente isso....o TGA é 32 com alpha...mas a informação de alpha...q ele ta criando é um fundo chapado... vc já fez algum teste, oq acontece? valeu abraços
pra simplificar...faz isso pra vc ver... faça uma bola no photoshop...e coloque uma foto na layer de baixo agora nba layer da bola (shape) clique em "control" em cima do "thumb" da bola...selecionou a bola...pq é a unica coisa da layer...pronto crie o alpha... salve isso em TGA 32 bits alpha... abra esse TGA no photoshop.... ele preservou o canal alpha certo? é só ver q ele existe... agora leve esse mesmo TGA no combustion...e salve ele denovo em TGA 32 bits... e abra agora no photoshop.... o canal alpha é um fundo chapado...q bom haha. é especificamente isso...
Oi Marco, tudo bem? Não basta colocar para salvar em TGA de 32 bits, tem que habilitar na janela de Render do Combustion a opção Color+Alpha. Abraços
André, num sei se eu fui claro... tipo...além de tudo isso.... ó deixa eu dar mais um exemplo...agradeceria bastante...se vc pudesse testar... é rapido. um logo 3d... uma foto... dai no combustion...ficou o logo em cima da foto...certinho..pq o logo é alpha...e a foto por baixo;;; dai apartir disso,eu coloquei uns efeitos no negocio todo, e eu quero mais um tga de 32 dessa composição... e q a foto debaixo...ainda eu possa tirar ela...futuramente q nem funciona no photoshop manja? o fundo alpha sempre existe no arquivo tga...mesmo tendo a informação de uma foto em baixo...eu posso tira-la...pq o alpha do photoshop...eu editei o alpha...e sempre o alpha vai ser aquela seleção do logo... resumindo...é como se a foto fosse um background...q nem no 3d max...o environment. (hdri por ex.) q vc tem como tira-la no combustion...e deixar só o 3d...sabe? é isso q eu queria saber como fazer, na composição pronta, ainda deixar a foto de baixo, como background...e não como parte da composição...num sei se eu to explicando bem...até isso pra mim é dificil explicar.. OBS:outra coisa....se eu pegar essa imagem...e deixa-la sem o fundo...eu sei q da...dai o tga fica com o alpha... mas eu perco a foto de baixo.. e no photoshop...da pra vc deixar a foto por baixo..e tira-la quando quiser...sabe? pq o alpha vai sempre ser aquela seleção... ou melhor... vc renderizou um lance 3d....uma esfera...e um background de um jardim... abriu no combustion...e pode tirar esse jardim se quiser... mas se vc salvar com o jardim em tga 32 bits.... vai virar uma coisa unica...o jardim terá se integrado com o 3d..e é isso q eu quero setar pra ser diferente... eu quero q jardim continue fazendo parte da imagem...mas q ele não esteja unido..se eu salvar novamente em tga 32 bits... sabe isso? é exatamente isso.. abraços
outro exemplo... eu escrevi assim com o text "TESTE"...e uma foto por baixo...em outra layer... isso tudo feito no combustion... dai eu quero q essa foto seja q nem o background do 3dsmax. o arquivo tem a letra TESTE como principal...e o fundo alpha é a foto...q eu posso tirar e por...quando quiser... q nem é por default um render do 3dsmax.. sabe?
Oi Marco, tudo bem? Agora eu entendi o que você quer fazer. Dá para fazer numa boa, mas no Combustion você não tem o canal alpha separado da imagem por padrão, como é no PhotoShop, porque o Combustion trabalha com sequência de imagens, então, a forma de pensar é diferente. Você até pode separar em canais e extrair o Alpha, mas tem que pedir para fazer isso, enquanto que no PhotoShop já vem separado facinho na janela Channels. Em composição de vídeo a gente chama isso de Matte, que é a imagem do canal Alpha, sem estar mesclada no arquivo, como fazemos no Max com a imagem no canal Opacity do Material. No Combustion esse recorte é feito com o Set Matte que está no menu Channels. Quando você define um Matte, você está "imprimindo" isso no canal Alpha da imagem. O fundo do Combustion é alpha igual o Max, se o matte recortar a imagem e mostrar o fundo, quando salvar vai recortado para o PhotoShop, como aconteceria no Max. Mas se tem uma imagem de fundo, tampando a cena toda, mesmo que tenha o recorte na frente, ele vai mesclar com o Layer que está logo abaixo e o Alpha não será "impresso" com o Matte. Não é igual ao PhotoShop, mas se tem o Matte não precisa que ele seja guardado na imagem, pois pode salvar a sequencia com o Matte num outro arquivo e usar a qualquer momento para recortar novamente o vídeo original com o Set Matte. Se você precisa do que está em primeiro plano separado e tem imagem no segundo plano, então, faça o Matte, renderize com alpha só o primeiro plano, depois renderize o fundo e poderá usar em qualquer editor ou compositor para juntar facilmente. Na imagem TGA só vai ficar guardado o Matte no canal Alpha se tiver alpha na composição. Se tem um Layer no fundo tampando tudo, não terá alpha, a não ser que recorte esse Layer com um Set Matte. Mas se não tem um Layer de fundo tampando tudo, o Set Matte vai imprimir no canal Alpha e vai aparecer na ficha Channels do PhotoShop. Sacou? Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 937

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.